Topo
pesquisar

Exercícios sobre fatores climáticos

Exercícios de Geografia

Elementos e fatores climáticos, quando combinados, propiciam a existência de inúmeros tipos de clima em todo o mundo. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe as manchetes abaixo e assinale a alternativa correta:

Umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Goiás

(dm.com.br, 28/08/2012).

Umidade do ar chega a 90% no Acre e previsão é de chuvas esta semana
(g1.globo.com, 18/11/2013).

Com base em seus conhecimentos sobre clima e elementos climáticos, podemos dizer que:

a) em Goiás a amplitude térmica tende a ser maior que no Acre.

b) no Acre as chuvas deverão ser mais curtas e brandas, enquanto em Goiás elas serão fatalmente mais fortes e intensas.

c) as temperaturas provavelmente serão semelhantes nos dois estados, pois eles encontram-se nas mesmas latitudes.

d) as secas no Centro-Oeste e as chuvas no Norte do país não são comuns nos períodos noticiados e são resultantes do aquecimento global.

e) as chuvas no Acre são causadas pelo mesmo fator que propicia a seca em Goiás: a distância ou proximidade em relação ao mar.

questão 2

Por que Santa Cruz do Sul e cidades próximas “submergiram” nesta quinta-feira? Conforme a MetSul Meteorologia, o que causou o verdadeiro dilúvio foi o encontro de ar mais seco e frio vindo de Sul e Oeste, que encontrou a atmosfera quente e saturada de umidade sobre o vale.

Conforme a meteorologista Estael Sias, o ar mais frio condensou a grande quantidade de umidade que havia na região e as nuvens despejaram enorme volume de água [...].

Gaz (21/11/2013). Meteorologia explica o que causou forte chuva. Disponível em: http://www.gaz.com.br/

De acordo com a explicação realizada pelo meteorologista, o fenômeno climático mencionado pelo texto está relacionado:

a) com a formação de duas frentes frias na região

b) com o encontro entre duas massas de ar distintas

c) com o choque entre duas frentes quentes.

d) com a formação de duas frentes de ar de características distintas em uma mesma região

e) com a precipitação espontânea resultante do acúmulo de água na atmosfera.

questão 3

(UNIOESTE – adaptada)

Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas I e IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

questão 4

Observe a imagem abaixo:

Esquema da corrente marítima de Humboldt
Esquema da corrente marítima de Humboldt*

* Fonte: SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. Volume 01. São Paulo: Scipione, 2007. p.128.

O esquema acima demonstra os efeitos da corrente marítima de Humboldt sobre a formação do Deserto do Atacama, no Chile. Sobre esse fenômeno, julgue as afirmativas a seguir:

I. A corrente de Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator climático.

II. As precipitações nas regiões oceânicas são causadas pela queda das temperaturas provocada pela corrente marítima.

III. A massar de ar seco faz com que o Atacama quase nunca presencie chuvas.

IV. A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama, contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.

São corretas as afirmativas:

a) I e II

b) III e IV

c) II e IV

d) I, II e III

e) I, II, III e IV

questão 5

(PUC-MG - adaptada)

Os invernos e os verões, no hemisfério norte, costumam ser, em média, mais intensos do que no sul. Sobre esse fenômeno, NÃO se pode afirmar que:

a) as amplitudes térmicas são maiores no Hemisfério Norte, porque a concentração de terras nesse hemisfério as acentua.

b) as amplitudes térmicas são mais baixas no Hemisfério Sul em função da predominância de oceanos, condicionando maior retenção de energia pela água.

c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.

d) as amplitudes térmicas não são derivadas diretamente da exposição à insolação.

respostas
Questão 1

As duas manchetes informam diferentes condições de umidade relativa do ar nos estados de Goiás e Acre, respectivamente. No primeiro, as umidades são baixas e, no segundo, as umidades são elevadas. A umidade do ar é importante por definir o regime de chuvas e controlar as variações de temperatura, caracterizando a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura em um determinado período).

Em regiões em que há uma menor quantidade de água na atmosfera, a amplitude tende a ser maior, em razão de a água reter e conservar a temperatura por mais tempo do que a superfície. Portanto, quanto maior a umidade, menores as variações de temperatura.

Dessa forma, a alternativa correta é a letra A, pois ela informa corretamente a relação entre umidade e amplitude térmica.

Voltar a questão
Questão 2

Quando o meteorologista explica que as fortes chuvas na cidade de Santa Cruz do Sul foram ocasionadas pelo encontro entre um ar seco e frio com uma atmosfera quente e úmida, ele está se referindo ao encontro entre duas massas de ar, que possuem características distintas. Esse encontro provoca a ocorrência de precipitações na região em que se manifesta e transforma o clima de outras localidades, dependendo da direção tomada pelas frentes formadas pelo choque dessas massas.

Portanto, letra B.

Voltar a questão
Questão 3

I. Correto – As regiões com altas latitudes (próximas à Linha do Equador) costumam ser mais quentes, e as regiões polares, com menor latitude, costumam ser mais frias.

II. Correto – Em regiões mais altas, a quantidade de ar é menor e a pressão diminui. Em regiões mais quentes, o ar aquece-se e dispersa-se, diminuindo da mesma forma a pressão atmosférica.

III. Incorreto – O planeta não é aquecido uniformemente, e sim de maneira desigual, pois os raios incidem de maneira mais forte nas regiões equatoriais e de maneira mais fraca em regiões polares.

IV. Correto – As precipitações estão diretamente relacionadas com a saturação do ar em termos de quantidade de água nele existente (umidade) e manifestam-se em forma de chuva, granizo ou neve.

V. Correto – Quanto mais distante dos oceanos (continentalidade), maiores sãos as variações de temperatura, ou seja, a amplitude térmica.

Portanto, a alternativa a ser assinalada é a letra D.

Voltar a questão
Questão 4

As correntes marinhas comportam-se como um importante fator climático (frase I). No caso da corrente de Humboldt, as suas baixas temperaturas – que permanecem em até 8º abaixo da média dos oceanos — fazem com que as massas de ar advindas do pacífico esfriem-se, o que favorece a sua precipitação antes de alcançar o continente (frase II). Ao chegar no litoral, essas massas de ar já se encontram praticamente sem umidade, configurando a seca que assola o deserto do Atacama, uma das regiões mais áridas do mundo (frase III). Para agravar o problema, a Cordilheira dos Andes impede que eventuais ventos do leste alcancem a região, funcionando como uma barreira natural (frase IV).

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, letra E.

Voltar a questão
Questão 5

a) Correto – As amplitudes térmicas são maiores em áreas continentais, que são mais abundantes no hemisfério norte.

b) Correto – As amplitudes térmicas são menores em áreas próximas aos oceanos, que, proporcionalmente, são mais presentes no hemisfério sul.

c) Incorreto – Em razão das oscilações provenientes da maritimidade e da continentalidade, não é possível dizer que as amplitudes térmicas são sempre iguais em regiões oceânicas e continentais.

d) Correto – As variações de calor provenientes da radiação solar sobre a Terra não interferem diretamente nas amplitudes térmicas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola