Topo
pesquisar

Exercícios sobre fatores de formação dos solos

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre fatores de formação dos solos, você pode testar seus conhecimentos sobre o papel de cada um dos condicionantes envolvidos nesse processo. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Leia o fragmento a seguir e responda à questão:

PEDOGÊNESE

Entende-se por pedogênese (pedo: solo + gênese: origem) o processo de origem ou formação dos solos. Trata-se de um processo lento que demora centenas ou até milhares de anos para completar-se, dependendo quase que totalmente de fatores externos [...].

PENA, Rodolfo F. Alves. "Pedogênese". Brasil Escola.

A alternativa a seguir contém fatores de formação do solo, exceto:

a) o relevo

b) os organismos vivos

c) o material de origem

d) as águas subterrâneas

e) o clima

questão 2

Entre os principais fatores de formação do solo, o principal é o:

a) relevo

b) tempo

c) seres vivos

d) clima

e) material original

questão 3

Sobre o relevo como fator de formação do solo, assinale a alternativa correta:

a) Nas áreas planas, a formação do solo é influenciada pelo menor acúmulo de água, o que ocasiona a redução da ação do intemperismo.

b) A drenagem da água nos solos de relevo inclinado é dificultada, o que ocasiona a redução de ferro e o acúmulo de matéria orgânica.

c) Nas áreas em que o relevo apresenta maior declividade, a infiltração da água é menor, o que provoca uma menor ação do intemperismo sobre a rocha-mãe.

d) A formação de solos rasos é uma característica das áreas planas, uma vez que há uma remoção maior dos sedimentos na superfície do que nos solos de terreno mais acidentado.

e) Os solos originados em relevo com maior inclinação ou em relevo plano recebem de forma idêntica a radiação solar, não havendo nesse quesito distinção em relação à formação do solo.

questão 4

O material de origem corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem aos solos, fornecendo a ele suas principais características. No Brasil, um tipo de solo muito fértil que é formado a partir de rochas de origem vulcânica – como o basalto – e, portanto, ricas em enxofre tornou-se importante para a agricultura do país.

A que tipo de solo a descrição acima se refere?

a) loess

b) podzólico

c) laterito

d) terra preta de índio

e) terra roxa

respostas
Questão 1

Letra D

Com exceção da alternativa d), acima estão listados os fatores que interferem diretamente na gênese e formação dos solos. As águas subterrâneas não condicionam a formação dos solos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Os agentes intempéricos de formação do solo têm, em sua maioria, relação com processos meteorológicos e climatológicos, como as chuvas, os ventos e a temperatura. O tipo de clima e suas variações ao longo do tempo condicionam a formação dos solos e o ritmo do desgaste do material original.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Solos originados em:

Relevo mais inclinado:

  • a infiltração da água é menor, o que provoca uma menor ação do intemperismo sobre a rocha-mãe;

  • há uma remoção maior dos sedimentos na superfície, formando solos mais rasos.

Relevo mais plano – áreas mais baixas:

  • o acúmulo de água é maior, provocando uma maior ação intempérica;

  • dificuldade de drenagem, o que ocasiona a redução do ferro e solos mais orgânicos.

O grau de inclinação do relevo torna o solo menos ou mais exposto ao calor e à radiação solar, o que também afeta a sua composição e textura.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

O latossolo roxo, também conhecido por terra roxa, é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e alta fertilidade, em virtude do intenso processo de intemperização de rochas de origem basáltica. No Brasil, esse tipo de solo pode ser encontrado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola