Topo
pesquisar

Exercícios sobre Geografia Física

Exercícios de Geografia

Ao resolver estes exercícios sobre Geografia Física, é importante a compreensão dos fenômenos geológicos, climáticos, hidrológicos e demais ocorrências naturais. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A Geografia Física é uma importante área do pensamento geográfico, pois carrega consigo o estudo e a análise de diversos aspectos do espaço da superfície terrestre. Assinale, a seguir, a alternativa que indica o tema que não é estudado pela Geografia Física.

a) Litosfera

b) Biosfera

c) Atmosfera

d) Hidrosfera

e) Magnetosfera

questão 2

Com alguma frequência se compara a crosta, superfície fraturada da Terra, com a casa quebrada de um ovo cozido. Cada porção inteira, na casca fraturada do ovo, seria uma placa. Mas essa analogia, como qualquer outra, tem limitações. As placas tectônicas, comparativamente, quase sempre são blocos maiores que as menores e mais numerosas porções da casca partida de um ovo cozido. Outra analogia que ajuda a compreender a estrutura da Terra é considerar a crosta, superfície sobre a qual vivemos, como a casca de uma maçã em relação à polpa, neste caso, as camadas inferiores”.

(CAPOZZOLI, U. Scientific American Brasil. Ed. 92, jan./2010.)

O movimento das placas tectônicas é um dos principais elementos de formação dos diferentes tipos de relevo da superfície terrestre. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a principal causa desse movimento e uma forma de relevo oriunda de tal processo.

a) Células de convecção interna e as cordilheiras

b) Fissuras do manto terrestre e as bacias sedimentares

c) Aquecimento interno do núcleo terrestre e as ilhas vulcânicas

d) Agentes erosivos e cadeias montanhosas

e) Vulcanismo e fossas oceânicas

questão 3

Observe a imagem a seguir e responda às questões assinalando a alternativa correta:

Erupção vulcânica
Erupção vulcânica

I. As rochas originárias do processo acima ilustrado são do tipo:

a) sedimentar

b) plutônico

c) basáltico

d) granítico

e) metamórfico

II. O processo descrito pela imagem é constitutivo de um tipo de formação rochosa que, quando decomposto ao longo do tempo pelos agentes exógenos do relevo, dá origem aos solos:

a) lateríticos

b) de terra roxa

c) graníticos

d) arenosos

e) argilosos

questão 4

(ENEM - 2013)

Ciclo da água alterado
Ciclo da água alterado

Disponível em <hhtp://ig.com.br>. Acesso em: 23 ago. 2011 (adaptado).

No esquema, o problema atmosférico relacionado com o ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na:

a) redução da flora.

b) elevação das marés.

c) erosão das encostas.

d) laterização dos solos.

e) fragmentação das rochas.

questão 5

(FUVEST)

Observe os mapas:

Médias climatológicas e precipitação no Brasil
Médias climatológicas e precipitação no Brasil

Os períodos do ano que oferecem as melhores condições para a produção de energia hidrelétrica no Sudeste e energia eólica no Nordeste são aqueles em que predominam, nessas regiões, respectivamente,

a) primavera e verão.

b) verão e outono.

c) outono e inverno.

d) verão e inverno.

e) inverno e primavera.

respostas
Questão 1

A Geografia física tem como mérito a compreensão de fenômenos acerca do relevo e seus processos (litosfera), das questões climáticas (atmosfera), das dinâmicas hídricas (hidrosfera) e da distribuição dos seres vivos, com destaque para os tipos de vegetação concernentes aos domínios morfoclimáticos (biosfera). A magnetosfera, apesar de ser eventualmente compreendida, não é alvo direto de estudos dessa área do conhecimento.

Alternativa correta: letra E.

Voltar a questão
Questão 2

O movimento das placas tectônicas é causado pela movimentação cíclica do magma interno, em que a porção mais superficial tende a ficar mais densa e a movimentar-se para baixo, enquanto a porção mais inferior tende a subir. Esse processo, chamado de células de convecção, exerce uma pressão sobre a crosta terrestre e propicia o movimento das placas.

Existem várias formas de relevo oriundas do tectonismo: ilhas vulcânicas, cadeias de montanhas e cordilheiras, fossas oceânicas, entre outras.

A alternativa que contempla, ao mesmo tempo, os dois aspectos apresentados pela questão é a letra A.

Voltar a questão
Questão 3

I. As rochas originárias da solidificação da lava expelida pelos vulcões são as magmáticas vulcânicas, das quais se inclui o basalto. Alternativa correta: c)

II. O basalto, após passar pelo processo de sedimentação, origina solos muito férteis, comumente chamados de “terra roxa”. Alternativa correta: b)

Voltar a questão
Questão 4

O esquema da questão ilustra a relação entre os elementos da hidrosfera, da atmosfera, da litosfera e da biosfera. No caso, a poluição causada sobre um desses elementos atinge toda a cadeia. Tal é o exemplo trazido pela chuva ácida, que atinge os cursos d'água, os solos e, consequentemente, prejudica a vegetação, com a redução da flora.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 5

Ao observarmos o mapa, podemos notar os diferentes efeitos climáticos no que diz respeito ao regime de chuvas e de ventos no Brasil ao longo das estações do ano. É pedido, então, pela questão, que os melhores momentos para produção de hidroeletricidade no Sudeste e de energia eólica no Nordeste sejam identificados.

Sabemos que as hidrelétricas, entre outros requisitos, exigem uma satisfatória presença de água, o que é mais comum nos períodos chuvosos. Já as usinas eólicas funcionam melhor quando o clima favorece a intensidade dos ventos.

Por isso, podemos notar que a estação do ano que mais oferece chuvas ao Sudeste é o verão. Do mesmo modo, a estação que mais oferece ventos ao Nordeste é o inverno.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola