Topo
pesquisar

Exercícios sobre Geomorfologia

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre Geomorfologia abordam a dinâmica de formação e transformação das formas de relevo. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“Os estudos geomorfológicos incluem, além da própria identificação e descrição morfológica do relevo, duas formas principais de abordagem: histórica e funcional. Procura-se responder, no primeiro caso, às indagações sobre onde e quando aconteceram certos eventos erosivos e deposicionais que modificaram o relevo e, no segundo, busca-se a explicação mecânica das transformações do relevo, ou seja, como transcorre a evolução sobre um determinado lugar e num certo período de tempo (...)”.

NETTO, A. L. C. A geomorfologia frente aos problemas ambientais. Anu. Inst. Geocienc. vol.15, 1992, p.157 (adaptado).

A geomorfologia, conforme a abordagem acima apresentada, pode ser representativa de um dos estudos de caso abaixo exemplificados. Assinale-o:

a) a composição estrutural e química do núcleo terrestre.

b) o papel exercido pelas formas de relevo sobre a dinâmica climática.

c) a influência do tectonismo na gênese das cadeias montanhosas.

d) a origem do movimento das células convectivas magmáticas.

e) o processo histórico de origem e transformação dos oceanos.

questão 2

O forte terremoto que atingiu o Nepal reduziu os Himalaias em cerca de 1 metro, disseram cientistas. Eles alertam, no entanto, que a mudança ainda tem que ser confirmada por pesquisas na área, dados aéreos ou dados de GPS.

— O trecho principal que teve sua altura reduzida é um trecho de 80-100 km do Langtang Himal (a noroeste da capital, Katmandu) — disse Richard Briggs, geólogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Khadka, N. S. Himalaias "encolhem" após terremoto no Nepal. Zero Hora, maio de 2015. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br>. Acesso em: 07 ago. 2015.

O fenômeno acima descrito representa um processo de alteração do relevo que pode ser classificado como:

a) endógeno, em razão da movimentação das placas litosféricas da Terra.

b) exógeno, por ter sido ocasionado pelos agentes intempéricos geomorfológicos.

c) misto, por representar uma combinação entre a ação climática e geológica.

d) exógeno, por ter ocorrido como consequência do intenso regime de chuvas da região.

e) endógeno, por ser uma resultante direta dos processos erosivos sobre a crosta.

questão 3

Uma cratera em um terreno no Bairro Cidade Jardim em Uberlândia preocupa os moradores da região. O problema é causado por uma erosão que ameaça a estrutura de algumas casas na Rua dos Jasmins e é agravado com a proximidade do Córrego do Óleo (...). A Prefeitura de Uberlândia informou que um estudo foi feito para solucionar o problema.

G1, Triângulo Mineiro, 28 maio 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro>. Acesso em: 07 ago. 2015 (adaptado).

A causa provável do problema ambiental apresentado, conforme as informações disponíveis na reportagem, está associada a uma combinação entre:

a) ocupação de encostas e saturação do solo

b) intemperismo superficial e intensidade das chuvas

c) urbanização de reservas ambientais e ação erosiva dos ventos

d) remoção da cobertura vegetal e erosão fluvial

e) assoreamento do córrego e acúmulo de poluentes

questão 4

(Enem 2014)

Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.

GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).

O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:

a) Facilita as trocas comerciais.

b) Soluciona os conflitos fundiários.

c) Restringe a diversidade biológica.

d) Fomenta a atividade de pastoreio.

e) Evita a expansão da desertificação.

respostas
Questão 1

A geomorfologia, enquanto ciência que estuda a dinâmica do relevo sob uma perspectiva histórica e também a partir de sua funcionalidade, invariavelmente será responsável por analisar a origem e a dinâmica de transformação das formas superficiais da Terra, o que não inclui estudos sobre processos estritamente endógenos, como a composição do núcleo e a movimentação do magma (papel da Geologia, principalmente), nem sobre a influência do relevo sobre o clima (papel da Climatologia). A origem e composição oceânica estão mais relacionadas com a Oceanografia do que com a Geomorfologia, cabendo a esta, entre os exemplos citados, o estudo da formação das cadeias montanhosas a partir da influência do tectonismo.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

O terremoto que provocou alterações bruscas na morfologia do Himalaia, segundo a pesquisa destacada na reportagem, é um processo resultante dos agentes endógenos ou internos de transformação do relevo, mais especificamente o movimento e a acomodação das placas tectônicas.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 3

A reportagem destaca um problema relacionado com uma erosão em área urbanizada, o que costuma estar associado à remoção da vegetação e desproteção do solo. O fato de o problema ser agravado pela proximidade de um córrego indica a ocorrência ou possibilidade de erosão fluvial.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

A desertificação é um dos principais problemas ambientais do Sahel africano, em razão de a área apresentar problemas na fertilidade dos solos e um índice de evaporação superior às médias anuais de precipitação. Por isso, o projeto “A Grande Muralha Verde” objetiva conter o avanço desse processo a partir da irrigação e utilização sustentável dos solos ainda agricultáveis.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola