Topo
pesquisar

Exercícios sobre Geopolítica

Exercícios de Geografia

Exercícios de Geopolítica para testar os seus conhecimentos e prepará-lo para o vestibular. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Diferencie as concepções de Estado, Governo e Nação.

questão 2

Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:

I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;

II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.

III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.

Sobre as afirmações acima, assinale:

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Todas estão incorretas.

e) Todas estão corretas.

questão 3

O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:

a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).

b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.

c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.

d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.

questão 4

(UEPB)

Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética;

II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países;

III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética;

IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.

Estão corretas APENAS as proposições:

a) II e IV

b) I, III e IV

c) II, III e IV

d) I e III

e) I, II e IV

questão 5

Explique, através de exemplos, o que é a Primavera Árabe.

respostas
Questão 1

Estado é o conjunto de elementos que formam um determinado território político. É composto por várias instituições que se caracterizam por serem públicas, ou seja, mantidas através da arrecadação de impostos e de usufruto de toda população (governo, hospitais, escolas etc.).

Governo é aquele responsável por administrar o Estado. O governo é apenas uma parte do Estado, é o órgão responsável por geri-lo e administrar todo o seu território, bem como zelar pelos interesses das populações desse território.

Nação é um conjunto de pessoas provenientes de um mesmo tronco linguístico e/ou étnico. Uma nação pode estar associada a um Estado, mas podem existir Estados com várias nações e nações sem estado, a exemplo dos curdos, que ocupam o território de vários países, e dos bascos, que ocupam a região de fronteira entre a Espanha e a França.

Voltar a questão
Questão 2

Não existe um consenso sobre a verdadeira ordem mundial, muitos analistas apontam para a multipolaridade, outros apontam para a unipolaridade norte-americana e, numa terceira via mais consensual, surgem aqueles que defendem a unimultipolaridade. Portanto, todas as alternativas devem ser consideradas corretas.

Letra E.

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreto – a alternativa só está errada porque fala que os países do Norte são pobres e os do Sul são ricos, quando na verdade é o contrário.

b) Incorreto – os países do Norte também possuem desigualdades, porém elas não são superiores às condições dos países subdesenvolvidos.

c) Incorreto – a divisão Norte-Sul não obedece às coordenadas geográficas e nem à divisão da Terra em hemisférios a partir da Linha do Equador, trata-se de uma regionalização feita a partir de critérios econômicos.

d) Correto – os países do eixo do Norte desenvolvido possuem maior PIB e renda per capita com uma população bem menor, flagrante da concentração de riqueza no mundo.

e) Incorreto – Existe sim a possibilidade de alterações nessa divisão. Um exemplo é a China que, caso continue a registrar os índices de crescimento econômico e de melhorias sociais, em breve poderá fazer parte dos países do Norte desenvolvido.

Resposta: A questão a ser assinalada é a letra d.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

I. Falso – durante a Guerra Fria não houve confronto direto entre EUA e URSS.

II. Verdadeiro – os Estados Unidos incentivaram a ocorrência de ditaduras em toda a América Latina para afastar a influência socialista sobre a região. O maior exemplo foi o caso do Chile, em que o presidente socialista eleito, Salvador Allende, morreu durante um golpe militar liderado por Augusto Pinochet e apoiado pelos EUA na década de 1970.

III – Verdadeiro – Não houve conflitos diretos durante a Guerra Fria, mas intervenções de EUA e URSS em vários conflitos do mundo. A Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia e outros conflitos, como a guerra entre URSS e Afeganistão, são exemplos dessa disputa indireta.

IV – Verdadeiro – Um exemplo muito claro disso foi a ditadura implantada no Brasil a partir de 1964, apoiada pelos Estados Unidos.

Voltar a questão
Questão 5

Primavera Árabe é uma onda de protestos e revoluções em países Árabes dominados por longas ditaduras, a maioria delas oriunda do período da Guerra Fria. Iniciou-se no final de 2010 na Tunísia e alcançou, meses depois, em 2011, o Egito. Posteriormente também houve a queda da ditadura na Líbia e, na Síria, a tentativa de instalação de uma democracia ainda se encontra em curso.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola