Topo
pesquisar

Exercícios sobre hidrosfera

Exercícios de Geografia

Para responder a estes exercícios sobre hidrosfera, é preciso ter em mente as funções, os processos e a dinâmica da água na superfície terrestre. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Sobre a presença da água no sistema terrestre, julgue as afirmativas a seguir:

I. A disponibilidade de água no planeta é cada vez menor, o que vem gerando profundas preocupações para a humanidade.

II. A maior parte das águas no mundo concentra-se nos oceanos.

III. A água doce do mundo está em maior parte presente em seu estado sólido.

IV. Os rios sempre surgem da formação de nascentes do solo, que nada mais são do que afloramentos do lençol freático.

V. Graças ao ciclo da água, podemos dizer que as águas potáveis são um recurso natural renovável e de uso contínuo.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e IV

b) II e III

c) I, II e IV

d) II, III e V

e) I, III, IV e V

questão 2

 “A bacia Amazônica, considerada a maior bacia hidrográfica do mundo, irriga uma área superior à metade do território brasileiro (6,5 milhões de km²), abrangendo outros seis países sul-americanos. De toda a água fluvial lançada nos oceanos, 20% vêm da foz do rio Amazonas”.

(LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.547).

Conforme podemos notar na descrição acima da Bacia Amazônica, uma bacia hidrográfica é:

a) a área ocupada por um rio e suas margens, a exemplo da área acima citada referente ao rio Amazonas.

b) a área drenada por um rio e seus afluentes. No caso, a área da Bacia Amazônica é drenada pelo rio Amazonas e sua rede hidrográfica.

c) o conjunto de rios e afluentes, tal qual ocorre com o Rio Amazonas e os rios que o abastecem.

d) uma área onde as águas das chuvas são drenadas para um rio principal, tal qual o rio Amazonas que deságua no oceano Atlântico.

questão 3

Sobre a hidrosfera terrestre, assinale a alternativa incorreta:

a) a hidrosfera forma um sistema biológico e geográfico amplo, dinâmico, rico em espécies e autônomo.

b) as águas presentes na Terra atuam sobre os demais sistemas terrestres, como na modelagem do relevo e na distribuição dos seres vivos.

c) a água presente na atmosfera em forma de vapor interfere no clima por meio das chuvas e da umidade.

d) a hidrosfera terrestre encontra-se em uma relação de equilíbrio com a atmosfera, a litosfera e a biosfera.

questão 4

(PUC-MG)

O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida. Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

a) A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;

b) As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;

c) A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;

d) A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.

respostas
Questão 1

I. Incorreta – A disponibilidade de água no planeta, como um todo, não se altera, pois ela está sempre presente da mesma forma, porém em estados físicos ou químicos diferentes ao longo do tempo conforme a sua utilização.

II. Correta – Cerca de 97% da água da Terra encontra-se nos mares e oceanos.

III. Correta – A maior parte da água doce do mundo encontra-se nas geleiras e no alto das montanhas em formato sólido, ou seja, congelada.

IV. Incorreta – Além das nascentes terrestres, existem outras formas de origem dos rios, a exemplo do derretimento da neve no topo das montanhas.

V. Incorreta – As águas potáveis – ou seja, aquelas próprias para consumo humano – não são renováveis, fato que se comprova pela poluição ou extinção de rios e reservas hídricas.

Voltar a questão
Questão 2

Uma bacia hidrográfica representa toda a área em que a água das chuvas é drenada para o leito de um rio, chamado de “enxutório”, e também os seus afluentes e subafluentes. A Bacia Amazônica é toda área onde a água superficial deságua direta ou indiretamente sobre o Rio Amazonas.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 3

a) Incorreta – a hidrosfera forma um complexo sistema natural que, além de ser rico e amplo, é altamente dinâmico, mas que não pode ser visto de forma autônoma dos demais elementos que compõem o planeta.

b) Correta – a água é um importante agente erosivo, intempérico e atmosférico, sendo importante em todas as esferas do funcionamento do planeta.

c) Correta – a água é um agente climático, interferindo em fenômenos atmosféricos diversos, como a pluviosidade e as temperaturas.

d) Correta – hidrosfera, atmosfera, biosfera e litosfera formam o sistema terrestre, que existe em uma relação de equilíbrio e mútua transformação entre esses elementos.

Voltar a questão
Questão 4

a) Correta – a água em sua forma própria para consumo está cada vez mais indisponível em virtude do seu mau uso e conservação.

b) Incorreta – a dinâmica das águas subterrâneas não impede o escoamento superficial, haja vista que nem toda a água que está na superfície infiltra totalmente no solo.

c) Correta – a poluição hídrica é um dos principais fatores para a escassez de água, pois torna os recursos hídricos próprios para consumo como inutilizáveis.

d) Correta – a disseminação de elementos tóxicos prejudica a qualidade das águas, o que resulta em graves consequências ambientais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola