Topo
pesquisar

Exercícios sobre Ilha de Calor

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre ilha de calor, é importante a compreensão das causas, efeitos e características desse fenômeno, bem como de suas formas de combate. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Ilhas de calor afetam cidades médias de SP

(…) Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) constatou que a existência do fenômeno é cada vez mais evidente também em cidades médias paulistas.

Segundo João lima Sant'Anna Neto, professor do Departamento de Geografia do campus de Presidente Prudente (oeste do Estado), um levantamento feito em 14 cidades verificou que houve aumento de 1ºC na temperatura nos últimos 49 anos.

(Folha de S. Paulo – 02/08/2012. Disponível em: www.folha.uol.br)

Os registros da difusão de ilhas de calor nas cidades médias paulistas pode estar vinculado:

a) ao aquecimento global

b) aos danos causados pelo efeito estufa

c) à verticalização dos ambientes urbanos

d) à construção de espelhos d'água

e) à falta de infraestrutura, a exemplo da não pavimentação das ruas

questão 2

Nas cidades, as ilhas de calor são mais frequentemente sentidas em regiões:

a) periféricas

b) centrais

c) próximas a parques ambientais

d) nas margens de rios

e) em prédios e torres altas

questão 3

Suponha que você seja um consultor ambiental de uma importante cidade brasileira que sofre com o fenômeno das ilhas de calor. A diferença de temperatura entre um ambiente e outro nessa cidade chega a atingir os 10ºC. Para resolver ou atenuar esse problema, quais tipos de medidas deveriam ser adotadas entre as abaixo relacionadas?

I. Ampliação da cobertura vegetal, incluindo áreas em coberturas de edifícios.

II. Implantação de espelhos d'água em áreas urbanizadas.

III. Remoção de parques para a construção de edifícios modernos.

IV. Incentivo a meios de transporte que não sejam de massa.

V. Elaboração de políticas de combate à poluição.

a) somente as medidas I e II

b) somente as medidas III e IV

c) somente as medidas IV e V

d) somente as medidas I, II e V

e) todas as medidas citadas

questão 4

(ENEM 2011)

O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

respostas
Questão 1

O fenômeno das ilhas de calor apresenta-se agora em cidades médias porque essas cidades vêm apresentando acelerados processos de crescimento urbano, com a impermeabilização do solo por asfalto e calçadas e pela verticalização através da construção de prédios. Esse fenômeno não se relaciona diretamente com o aquecimento global, efeito estufa ou qualquer outro evento climático de larga escala.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 2

Em geral, as altas temperaturas características das ilhas de calor costumam ser mais duramente sentidas em zonas centrais, que costumam apresentar mais prédios (que bloqueiam os ventos), além de outros elementos, como poluição, concentração de veículos, entre outros.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 3

I. Correto – a ampliação da cobertura vegetal é uma importante medida para controle das ilhas de calor, pois a presença de áreas verdes absorve o calor e libera umidade para o ambiente.

II. Correto – a criação de espelhos d'água também auxilia na diminuição da sensação térmica, em razão do aumento da umidade do ar.

III. Incorreto – a remoção de parques e áreas verdes ajuda a aumentar os efeitos das ilhas de calor, o que se torna um agravante com a construção de edifícios, que diminuem a circulação dos ventos e a dispersão do calor.

IV. Incorreto – entre os meios de transporte que não são de massa, incluem-se carros, motocicletas e outros tipos de veículos individuais que aumentam a poluição das cidades.

V. Correto – combater a poluição das cidades ajudar a melhorar a qualidade do meio ambiente, que é uma maneira de atenuar os efeitos das ilhas de calor.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 4

A impermeabilização dos solos no espaço das cidades amplia a absorção do calor na superfície, tornado o ar imediatamente próximo mais quente, além de contribuir para a remoção ou não implantação de áreas verdes, que ajudariam a amenizar as temperaturas.

Alternativa correta: D.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola