Topo
pesquisar

Exercícios sobre a importância da mulher na sociedade

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre a importância da mulher na sociedade, você poderá testar seus conhecimentos sobre o tema. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Enem 2014

Maria da Penha

Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa

Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto

[…]

Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde

[…]

Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”

ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.

b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.

c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.

d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.

e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.

questão 2

A respeito da relação entre o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) O salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na atualidade, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.

b) O número de mulheres que ocupam cargos de nível superior e chefia nas empresas supera o de homens, que se tornaram minoria nesses níveis hierárquicos privilegiados.

c) Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros.

d) A mulher ainda procura conciliar as responsabilidades relacionadas com a sua atividade profissional e as tarefas familiares e domésticas.

e) Esteriótipos que distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional, são frequentemente usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados cargos e promoção para níveis hierárquicos superiores.

questão 3

Nos cargos políticos, as mulheres ainda são minoria, entretanto, alguns países latino-americanos já tiveram mulheres nos cargos de Presidente da República. Assinale a alternativa que não possua o nome de um país latino-americano e sua referida presidente:

a) Jamaica – Portia Simpson-Miller

b) Brasil – Dilma Rousseff

c) Uruguai - Tabaré Vázquez

d) Argentina – Cristina Kirchner

e) Chile – Michelle Bachelet

questão 4

(UFG 2014) Leia o texto e analise a figura a seguir.

Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.

PROBST, Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>. Acesso em: 4 abr. 2014

Tendo em vista o texto e o implícito no discurso iconográfico, percebe-se

a) as diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social.

b) a queda da taxa de fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de beleza vigentes.

c) a alteração do perfil das trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das mulheres no movimento feminista.

d) a classificação do trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de modelos familiares tradicionais.

e) as diferenças da jornada de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de corpo feminino.

respostas
Questão 1

Letra C

A violência contra a mulher não está relacionada somente com a posição de classe, condição financeira ou profissional, mas essencialmente às relações de gênero construídas ao longo da história em nossa sociedade. É para combater esse tipo de violência material e simbólica que a lei “Maria da Penha” foi promulgada.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O número de mulheres ocupando cargos de chefia e de nível hierárquico superior nas empresas ainda é menor que o de homens, embora elas sejam mais escolarizadas e possuam mais tempo de estudo que os homens.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

O Uruguai, como muitos países, ainda não teve nenhuma mulher ocupando o posto de Presidente da República. Tabaré Vázquez foi eleito presidente por duas vezes e é o atual (2015-2020) chefe do executivo no Uruguai.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

O texto e a imagem buscam evidenciar que, apesar das conquistas já alcançadas para diminuir a distância entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na sociedade, ainda é necessário considerar que muito ainda precisa ser feito para que a mulher alcance o mesmo patamar de valorização social e profissional que os homens possuem.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola