Topo
pesquisar

Exercícios sobre Industrialização

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre industrialização abordam temas relativos aos impactos, influências e dinâmicas da atividade industrial no espaço geográfico. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:

a) a ruralização das sociedades.

b) a contenção da migração pendular.

c) o recuo na oferta de matérias-primas.

d) o aumento da migração campo-cidade.

e) a descaracterização da hierarquia urbana.

questão 2

Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Entre esses fatores, podemos considerar:

I. Proximidade dos grandes centros administrativos globais;

II. Presença de mão de obra barata;

III. Existência de infraestruturas e meios de transporte;

IV. Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.

Estão corretas as afirmativas

a). I e II

b) I e III

c) II e IV

d) II e III

e) II, III e IV

questão 3

Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros.

Esse processo é chamado de:

a) migração fabril

b) desconcentração industrial

c) redistribuição produtiva

d) secundarização da economia

e) expansão da fronteira industrial.

questão 4

(UFPI)

A partir da Revolução Industrial, cada vez mais, o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Ao longo do século XX, esse processo se caracterizou, principalmente, por:

a) Alianças bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial, para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.

b) Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.

c) Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.

d) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associada ao grande endividamento externo.

e) Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.

respostas
Questão 1

A industrialização quase sempre provoca um efeito de urbanização, sobretudo quando a demanda por emprego eleva-se com o aumento da migração da população rural para as cidades, fenômeno chamado de êxodo rural.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

I. (F) – Atualmente, as indústrias não necessitam estar próximas dos centros administrativos, pois o processo de globalização vem facilitando a sua descentralização produtiva.

II. (V) – A presença de mão de obra farta, barata e qualificada é um dos objetivos das indústrias, que visam à maximização dos lucros.

III. (V) – É necessário, para a instalação de indústrias em uma determinada área, a presença de uma rede de infraestruturas adequada para a produção e o escoamento das mercadorias.

IV. (V) – Geralmente, as empresas buscam por lugares onde os impostos e os custos são menores, recebendo, assim, muitos incentivos nesse sentido por parte dos governos, que visam industrializar suas respectivas regiões.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 3

O fenômeno do deslocamento das indústrias pelo território, causado principalmente pela “guerra fiscal”, é chamado de desconcentração industrial.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 4

Ao longo do século XX, a III Revolução Industrial propiciou uma série de avanços nos sistemas de transporte e telecomunicação, o que permitiu uma maior expansão do capital pelo mundo. Tal fator, segundo as análises mais frequentes, contribuiu para o acirramento da divisão internacional do trabalho, haja vista que os países periféricos industrializaram-se sob forte endividamento e com a presença de indústrias estrangeiras.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola