Topo
pesquisar

Exercícios sobre irrigação e economia de água

Exercícios de Geografia

Ao resolver estes exercícios sobre irrigação e economia de água, é possível avaliar os conhecimentos sobre esse tema que é preocupação de ambientalistas e necessidade da produção agrícola. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

À medida que a população, o consumo, a produção industrial e as cidades crescem, aumenta-se também a demanda pela água, que é necessária no uso doméstico, nas indústrias, na produção agropecuária etc. No que diz respeito ao consumo de recursos hídricos, assinale a alternativa que expõe onde a água é requerida em maior quantidade.

a) Na criação de animais, para o consumo e para a higienização dos criatórios.

b) Na agricultura, em especial para a irrigação de lavouras.

c) Nas residências, para higiene pessoal, limpeza doméstica e lazer.

d) Na atividade industrial, em especial para controlar temperatura de motores a combustão.

e) No setor de serviços, para irrigar campos de golfe, futebol e manter parques aquáticos.

questão 2

(Unesp)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover

a) a indústria pesada.

b) o setor terciário.

c) a irrigação de lavouras.

d) a zona urbana.

e) o complexo industrial.

questão 3

Umas das formas de reduzir o gasto de água na agricultura é a adoção de métodos de irrigação com foco na economia de recursos hídricos. Uma dessas técnicas é a irrigação por gotejamento. Sobre ela, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) A irrigação por gotejamento tem por objetivo o atendimento das necessidades hídricas da plantação sem que haja desperdício ou excessos.

b) O impacto sobre os solos é mínimo, pois não há escoamento superficial da água nem impacto da queda no chão.

c) Com o uso do sistema de irrigação por gotejamento, a água corre por meio de tubos de polietileno sob pressão e, gota a gota, de maneira controlada, atinge a raiz da planta.

d) O nível de aproveitamento da água no sistema de gotejamento é quase total. A evaporação e o desperdício de água são mínimos.

e) Nesse tipo de método de irrigação, há comprometimento maior da fertilização do solo, uma vez que a água depositada na raiz carrega os nutrientes para camadas profundas do subsolo.

questão 4

Enem – 2012

A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.

MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como

a) redução do custo de produção.

b) agravamento da poluição hídrica.

c) compactação do material do solo.

d) aceleração da fertilização natural.

e) redirecionamento dos cursos fluviais.

respostas
Questão 1

Letra B

No Brasil, assim como na maior parte dos países, a maior parte da demanda por recursos hídricos está concentrada em apenas uma atividade econômica. Mais de 2/3 de todo o consumo de água potável são realizados por sistemas de irrigação na agricultura.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Os rios Amu Darya e Syr Darya foram indiscriminadamente desviados para irrigar lavouras, sobretudo de algodão, o que culminou na drástica redução do volume das águas do mar de Aral, já que os rios citados são importantes cursos de abastecimento de água desse mar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A quantidade e o ritmo em que as gotas são depositadas na raiz das plantas não costumam ser suficientes para transportar nutrientes para camadas profundas do subsolo; ao contrário, a irrigação por gotejamento, em muitos casos, é utilizada para aliar a fertilização – nutrientes diluídos na água – ao processo de irrigação.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A opção da irrigação com utilização de pivôs e por aspersão obriga a retirada de um volume de água muito grande dos rios e córregos que circundam as grandes lavouras. A escassez hídrica ocasionada por técnicas de irrigação que utilizam água em demasia é uma realidade em diversas localidades brasileiras.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola