Topo
pesquisar

Exercícios sobre massas de ar

Exercícios de Geografia

As massas de ar são fenômenos atmosféricos relacionados com os movimentos de camadas de vento agrupadas em blocos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

As massas de ar são classificadas como um tipo de fator climático, ou seja, um fenômeno atmosférico que influencia o clima de diferentes lugares da Terra. Além disso, a ocorrência e a movimentação dessas massas de ar estão relacionadas com dois principais elementos climáticos, que são:

a) as frentes de ar e a umidade

b) a temperatura e a pressão atmosférica

c) a umidade e a temperatura

d) as latitudes e o movimento de rotação

e) as zonas térmicas e a pressão atmosférica

questão 2

Os deslocamentos de massas de ar ocorrem na:

a) Estratosfera

b) Troposfera

c) Mesosfera

d) Termosfera

questão 3

Você já deve ter visto no telejornal a famosa frase: “frente fria é responsável por fortes chuvas caídas sobre região tal”. Pois é. Acontece que, quando uma dessas massas se desloca, leva consigo as condições de temperatura, pressão e umidade características de sua área de origem. Com isso, forçosamente, altera as condições climáticas dos lugares que consegue alcançar em sua trajetória.

LINHARES, F. Geografia Contextualizada. 6ª série. Recife: Editora Construir, 2006. p.106.

Sobre o tema das frentes e massas de ar, assinale a alternativa INCORRETA:

a) as massas de ar deslocam-se com base em um determinado padrão global, responsável pela articulação da circulação geral atmosférica.

b) as frentes de ar ocorrem quando há um choque entre massas de ar, geralmente de características diferentes.

c) quando as massas de ar originam-se em regiões oceânicas, costumam ser frias e secas, e quando se originam em regiões continentais, costumam ser quentes e úmidas.

d) as massas de ar polar recebem esse nome porque se originam nos polos do planeta, ou seja, em regiões de elevadas latitudes.

questão 4

(UFAC)

Com base na figura, aponte a alternativa correta:

Esquema da ação das massas de ar

MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2007, p.95. (adaptado).

a) A massa de ar úmido (1), deslocando-se em direção ao continente, aumenta sua temperatura ao passar sobre a corrente de Humboldt, retardando as chuvas.

b) A corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, causa queda da temperatura nas áreas litorâneas (2). Isso provoca condensação e precipitação. Ao chegar ao continente, a massa de ar se torna seca (3).

c) Quando a massa de ar úmido (1) se desloca para o continente, resfria-se ao passar sobre a corrente de Humboldt, atrasando o processo de precipitação e chegando ao continente como massa de ar seco (3).

d) Ao chegar ao continente, as massas de ar estão quentes e úmidas e originam desertos, como o de Atacama (Chile) e o da Califórnia (Estados Unidos).

e) A corrente do Golfo, por ser quente, impede o congelamento do Mar do Norte e ameniza os rigores climáticos do inverno na porção ocidental da Europa. Já a corrente de Humboldt causa queda da temperatura em áreas litorâneas, diminuindo o processo de condensação do ar e de chuvas no oceano.

questão 5

O fenômeno de choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, em que a primeira avança, fazendo a segunda recuar, é responsável pela formação:

a) de frentes frias

b) de frentes quentes

c) de frentes isotérmicas

d) de frentes chuvosas

e) de frentes secas

respostas
Questão 1

O principal elemento climático responsável pela ocorrência das massas de ar são as zonas térmicas, uma vez que a diferença de calor entre as diferentes porções da superfície terrestre ocasiona o surgimento e as características de cada uma dessas massas de ar existentes.

Já o elemento climático responsável pela movimentação das massas de ar é a pressão atmosférica, uma vez que o ar sempre se desloca das zonas de maior pressão para as zonas de menor pressão.

Letra E.

Voltar a questão
Questão 2

O fenômeno das massas de ar, assim como os demais fenômenos meteorológicos, ocorre na Troposfera terrestre, a camada da atmosfera que se encontra mais próxima da superfície terrestre.

Letra B.

Voltar a questão
Questão 3

a) Verdadeiro – a circulação atmosférica ocorre em função do fato de as massas de ar, em geral, organizarem-se em células de deslocamento.

b) Verdadeiro – as frentes de ar surgem do encontro entre duas massas de ar diferentes.

c) Falso – massas de ar oceânicas são mais úmidas e massas de ar continentais são mais secas.

d) Verdadeiro – as regiões polares, que possuem maiores latitudes (ou seja, estão mais afastadas da Linha do Equador), dão origem às massas de ar polares.

Voltar a questão
Questão 4

A imagem demonstra a ação da corrente de Humboldt, uma corrente marinha fria que aumenta a umidade de sua região e provoca a saturação da água presente no ar em forma de vapor, provocando um alto índice de chuva na região. As massas de ar úmido que passam sobre elas passam a ficar mais secas e chegam ao continente nessas condições. Esse fenômeno é um dos principais responsáveis pela existência do Deserto do Atacama, no Chile.

A alternativa que corresponde a essa dinâmica é a letra B.

Voltar a questão
Questão 5

A zona de contato entre duas massas de ar com características diferentes é chamada de frente. Quando a massa de ar frio prevalece sobre a massa de ar quente, conforme apontado pelo enunciado da questão, formam-se as frentes frias.

Letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola