Topo
pesquisar

Exercícios sobre Mercosul

Exercícios de Geografia

O Mercosul foi criado em 1991 pelo Tratado de Assunção e é um dos mais importantes blocos econômicos do mundo. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“O advento do Mercosul ampliou bastante as relações comerciais e financeiras do Brasil com seus vizinhos do sul e sudoeste. Até os anos 1980, esses países sul-americanos não eram parceiros comerciais importantes, principalmente em relação a investimentos, porém, nos anos 1990, passou a figurar notadamente a Argentina entre os mais importantes para o comércio exterior brasileiro. Um crescente número de empresas do Brasil já abriu filiais na Argentina (e vice-versa), e muitas indústrias estrangeiras se instalaram em um desses países a fim de produzir para todo o mercado consumidor do Mercosul”.

                                                                         VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.333.

Sobre os países que compõem o Mercosul e suas relações comerciais, assinale a alternativa incorreta:

a) O Mercosul foi criado com o objetivo de ampliar o comércio entre os países-membros através da redução ou eliminação de tarifas alfandegárias.

b) Os membros associados ao Mercosul são: Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname.  

c) Em 2004, o México ingressou no bloco como membro observador.

d) O Mercosul, ainda hoje, não é considerado um bloco econômico constituído por uma União Aduaneira. 

questão 2

(UFRRJ – com adaptações)

A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre esse bloco econômico, é correto afirmar que:

a) integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.

b) estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.

c) permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias.

d) restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.

questão 3

(UNIFOR – com adaptações)

Observe o gráfico:

A leitura do gráfico permite concluir que:

a) a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.

b) o ingresso da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.

c) dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.

d) apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.

e) o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco. 

questão 4

No ano de 2012, o presidente Fernando Lugo sofreu um processo de impeachment em seu país, dando lugar a Federico Franco, que assumiu o país interinamente até a realização de novas eleições, que ocorreram em abril de 2013. No entanto, muitos analistas políticos consideraram essa questão como um Golpe de Estado por não se embasar em fundamentações práticas consistentes e por não dar o direito de defesa ao presidente deposto. Considerando essas argumentações, o Mercosul decidiu pela exclusão provisória do país do bloco, entendendo a atitude antidemocrática tomada em seu contexto político.

O país a que o texto se refere é:

a) Argentina

b) Paraguai

c) Uruguai

d) Bolívia

e) Equador

questão 5

Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa um dos critérios estabelecidos pelo Mercosul para a adesão de um país como membro efetivo do bloco.

a) Fazer parte da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração).

b) Apresentar uma economia em estágio avançado de desenvolvimento.

c) Possuir um regime político interno democrático.

d) Aprovação de sua entrada por unanimidade pelos membros efetivos.

e) Associar-se primeiramente como membro associado até que todas as exigências sejam cumpridas. 

respostas
Questão 1

a) Correta – A criação do Mercosul em 1991 seguiu uma tendência então em voga e fundou um mercado comum no continente sul-americano, estabelecendo a redução e, em alguns casos, até a eliminação de tarifas alfandegárias para facilitar a circulação de produtos entre eles.

b) Correta – Além dos membros efetivos, o Mercosul conta com membros associados, que são: Chile, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Guiana e Suriname.

c) Correta – O México, desde 2004, é um país observador do Mercosul, ou seja, um país que não é membro, mas que pode sê-lo em breve.

d) Incorreta – Desde 1995 que o Mercosul comporta-se como uma União Aduaneira, ou seja, possui livre comércio e TEC (Tarifa Externa Comum). Porém, esse bloco é considerado como uma “união aduaneira imperfeita” por ainda haver algumas restrições para entrada de produtos entre os países do bloco. 

Voltar a questão
Questão 2

a) Correta – Os países do Mercosul integram uma zona um tanto quanto heterogênea, uma vez que apresentam características econômicas distintas. O Brasil, por exemplo, é o mais industrializado dentre os países, enquanto os demais ainda passam pelos processos de industrialização.

b) Incorreta – No Mercosul ainda não é possível a livre circulação de pessoas.

c) Incorreta – Ainda existem restrições e barreiras alfandegárias entre os países do bloco, no entanto elas são menores em relação aos demais países.

d) Incorreta – Não há nenhum tipo de restrição migratória entre os países do bloco que seja diferente das adotadas por esses países em relação à qualquer outra região do mundo. 

Voltar a questão
Questão 3

Através da leitura do gráfico, percebe-se o desequilíbrio entre as economias dos países-membros do Mercosul, que dificilmente será alterado após a entrada de novos membros ou após o aumento da participação desse bloco na OMC. Portanto, o gráfico permite-nos dizer que os países do Mercosul formam um bloco bastante heterogêneo.

Letra A. 

Voltar a questão
Questão 4

O processo de transição que culminou no impeachment do então presidente Fernando Lugo, arquitetado pela ala conservadora local, ocorreu no Paraguai e reverberou em restrições à participação do país nas reuniões e tomadas de decisão do bloco sul-americano.

Resposta: Letra B

Voltar a questão
Questão 5

Para fazer parte do Mercosul, um país deverá assinar um protocolo de adesão com os pré-requisitos que deverão ser cumpridos. A maior parte desses termos surge no decorrer das negociações, mas existem alguns deles que são padronizados para todos os membros, a saber: fazer parte da ALADI, possuir um regime interno democrático e ser aprovado por todos os membros efetivos por unanimidade. Até que o país consiga atender a todas as exigências apresentadas, fica provisoriamente vinculado ao Mercosul na condição de membro associado.

Não há, no entanto, nenhum tipo de exigência econômica preestabelecida com relação ao grau de desenvolvimento do país candidato.

Resposta: Letra B

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola