Topo
pesquisar

Exercícios sobre metrópoles e megalópoles

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre metrópoles e megalópoles abordam as principais composições estruturais do espaço urbano nacional e mundial. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“Sabemos que a periferia das grandes metrópoles brasileiras tem crescido mais do que suas áreas centrais, embora exista ainda uma pressão sobre as mesmas, tendência que aponta para a constituição de um espaço urbano cada vez mais espraiado, implicando crescentes custos e problemas logísticos para a provisão de serviços públicos de infraestrutura essenciais à vida em cidade. Ao mesmo tempo, boa parte das pessoas que migraram do núcleo para a periferia na segunda metade dos anos 1990 trabalhava no núcleo em 2000, sugerindo um movimento que aumenta a população residente na periferia mas não atenua a pressão por mercado de trabalho que afeta as áreas centrais”.

RIBEIRO, L. C. Q., et. al. Metrópoles brasileiras: diversificação, concentração e dispersão. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n.120, p.177-207, jan./jun. 2011. p.201.

O panorama apresentado pelo trecho acima se apresenta como causador ou intensificador de outra problemática relativa às metrópoles brasileiras:

a) a segregação socioespacial

b) a ausência de mobilidade urbana

c) o desemprego estrutural

d) a subordinação centro-periferia

e) o recrudescimento das áreas centrais

questão 2

As metrópoles e suas regiões metropolitanas, em linhas gerais, consolidam-se a partir de uma cidade-núcleo principal e as cidades-satélites a ela interligadas econômica, estrutural e socialmente. Quando essa interligação é observada sob o aspecto da contiguidade espacial geográfica, dá-se o nome de:

a) continuidade urbana

b) urbanização

c) metropolização

d) conurbação

e) integração territorial

questão 3

No mapa abaixo, podemos observar a representação de um dos maiores eixos econômicos e populacionais do mundo, chamado de “Bos-Wash”, que aglomera estruturalmente importantes centros urbanos dos Estados Unidos, incluindo várias Cidades Globais.

Eixo Bos-Wahs, Estados Unidos *
Eixo Bos-Wahs, Estados Unidos * Título: Bos-Wash

* Créditos da imagem: Bill Rankin / Wikimedia Commons

Na referida representação cartográfica, temos um dos principais exemplos internacionais de:

a) megalópole

b) região metropolitana

c) conjunto metropolitano

d) macrometrópole

e) metápole

questão 4

(UFMG)

Após a década de 50, verifica-se, no processo de urbanização de algumas regiões do mundo, a formação de megalópoles. Sobre esse tipo de região urbana, é incorreto afirmar que:

a) está associado às características do processo de urbanização típicas dos países desenvolvidos, sem condições de ocorrência nos países subdesenvolvidos.

b) apresenta uma grande área de conurbação, cuja constituição é orientada pelos eixos de crescimento das principais cidades da região.

c) ocorre em espaços onde se verificam fluxos intensos, decorrentes do dinamismo das atividades produtivas e de distribuição, entre outras.

d) foi identificado, primeiramente, nos EUA, mas, atualmente, é encontrado em outras áreas do mundo, notadamente em países da Europa e no Japão.

respostas
Questão 1

A expansão da população para as zonas periféricas, com a concentração econômica e de geração de empregos nas áreas centrais, eleva a necessidade de deslocamento no interior das metrópoles. Essa questão, associada a outros fatores, intensifica a busca por transporte e eleva o problema da mobilidade urbana, sobrecarregando os meios de transporte de massa e as vias de acesso aos principais pontos das cidades.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 2

A interligação física do espaço urbano entre duas cidades, incluindo a metrópole com suas cidades-satélites, é chamada de conurbação.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 3

O eixo “Bos-Wash” representa uma longa mancha urbana com alta polarização econômica em seu entorno, atingindo enquadramentos internacionais. Essa caracterização corresponde à definição do conceito de megalópole.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

As megalópoles formaram-se, inicialmente, nas grandes cidades do leste norte-americano e reproduziram-se em todo o mundo, calcadas em interligação de áreas metropolitanas diversas e intensificando a conurbação. Nessas áreas, há intensas trocas e fluxos econômicos e especulativos. Elas são mais comuns no mundo desenvolvido, mas também ocorrem em países emergentes ou subdesenvolvidos, a exemplo da megalópole brasileira que engloba o eixo Rio-São Paulo.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola