Topo
pesquisar

Exercícios sobre Multinacionais

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Multinacionais e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, algumas empresas de países desenvolvidos passaram a atuar em diferentes nações. Esse processo se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1945), sendo denominadas empresas multinacionais. Caracterize essas empresas e cite exemplos de multinacionais. 

Ver Resposta
questão 2

Explique o motivo pelo qual o termo empresas multinacionais está sendo gradativamente substituído por “empresas transnacionais”?

 

Ver Resposta
questão 3

Qual a importância do processo de globalização para a atuação das empresas multinacionais?

Ver Resposta
questão 4

Sobre as características das empresas multinacionais marque V paras as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

a) A grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em países emergentes, e montam suas filiais nos países desenvolvidos, principalmente na Europa.

b) Entre os principais benefícios oferecidos pelos países emergentes às empresas multinacionais estão a doação de terrenos e isenção e/ou redução de impostos.

c) As empresas multinacionais têm sua origem nos países desenvolvidos, como o Japão, Estados Unidos, Canadá e as nações da União Europeia, visto que os países emergentes não possuem aparato tecnológico para realizar atividades em outras nações.

d) Devido ao fato de as empresas multinacionais destinarem a grande maioria dos lucros obtidos nos países emergentes para suas matrizes, a grande maioria dos países emergentes se opõem a instalação dessas empresas.

e) A instalação de empresas multinacionais em países emergentes é impulsionada pela mão de obra barata e pelos benefícios do governo local.
 

Ver Resposta
questão 5

(UFPI)

No que diz respeito ao processo de globalização hoje dominante no espaço mundial, analise as seguintes afirmações.

I. A expansão das multinacionais vem provocando a descentralização das atividades produtivas, das aplicações de capitais e a interligação dos mercados em escala mundial.

II. O desenvolvimento científico-tecnológico constitui-se um dos principais fatores para a retração do capitalismo globalizado.

III. As cidades globais ou metrópoles mundiais são os centros de decisões do capital, as sedes das principais empresas financeiras, pólos de pesquisa tecnológica e de comando da economia mundial.


De acordo com as afirmações acima, é correto afirmar que:

a) I e II são verdadeiras.

b) I e III são verdadeiras.

c) I, II e III são verdadeiras.

d) apenas I é verdadeira.

e) apenas II é verdadeira.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações. Elas selecionam os países onde há mão de obra barata, energia em abundância, matéria prima em grandes quantidades e mercado consumidor em expansão, além de auxílios governamentais (doação de terrenos e incentivos fiscais).
São exemplos de empresas multinacionais: Motorola, Nokia, Vivo, Motorola, Coca Cola, Pepsi, Unilever, Carrefour, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, Ford, Petrobras, entre outras.

Voltar a questão
Questão 2

O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.

Voltar a questão
Questão 3

O processo de globalização é de fundamental importância para o funcionamento eficaz das multinacionais, pois proporciona todo o aparato tecnológico para realização das atividades comerciais a longas distâncias geográficas, como, por exemplo, telecomuniucação (internet, telefonia, etc.), transporte, investimentos, etc.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – A maioria das empresas multinacionais é de origem dos países desenvolvidos (Estados Unidos, Japão, países da União Europeia), sendo que suas filiais são instaladas, principalmente, em países emergentes.  

b) Verdadeiro – Os países emergentes utilizam a doação de terrenos e a isenção e/ou redução de impostos como recurso para atrair as empresas multinacionais.

c) Falso – A grande maioria das empresas multinacionais são de países desenvolvidos, no entanto, existem empresas multinacionais cuja origem é de países emergentes, como, por exemplo, a Petrobras (Brasil).

d) Falso – Os países emergentes, em sua maioria, tentam atrair ao máximo as empresas multinacionais, e até proporcionam benefícios para a instalação dessas empresas, visando o aumento de empregos e industrialização da cidade.

e) Verdadeiro – Os países escolhidos para os investimentos dessas empresas são aqueles que oferecem maiores vantagens: mão de obra barata, doação de terrenos, incentivos fiscais, mercado consumidor promissor, matéria prima em abundância, entre outros. 

Voltar a questão
Questão 5

I. Verdadeiro – As multinacionais, ao instalarem filiais em diferentes países, promovem a descentralização das atividades produtivas, pois realizam atividades produtivas e investimentos financeiros em diferentes partes do globo. 

II. Falso – O desenvolvimento científico-tecnológico é o principal responsável pela expansão do capitalismo, proporcionando condições para uma rede comercial e de informações em escala global.

III. Verdadeiro – As cidades globais são as responsáveis pela concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas multinacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

Portanto, a alternativa correta é a letra B.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola