Topo
pesquisar

Exercícios sobre o mundo contemporâneo

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre o mundo contemporâneo abordam a conjuntura geopolítica, econômica e geográfica da atualidade. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

 “Não podemos negar que a 'nova ordem' que está se desenhando começou a sua gestação dentro da guerra fria. Durante toda a sua evolução, de 1945-85, a guerra fria envolveu outros aspectos que para a época foram considerados secundários pelos analistas mas que acabaram aflorando à superfície após o colapso do Socialismo no Leste europeu. Talvez, o aspecto mais marcante das relações internacionais nos últimos anos tenha sido o deslocamento da preocupação essencial com a questão militar e a guerra nuclear que foi dando lugar a uma preocupação mais urgente com os movimentos da economia mundial”.

MARTINEZ, A., TANAKA, H. Sobre a Geopolítica Atual. Akrópolis: Rev. de Ciências Humanas da UNIPAR. v.4, n.13, 1996. p.15.

A geopolítica da Nova Ordem Mundial diferenciou-se do cenário configurado no âmbito da ordem da Guerra Fria por:

a) multiplicação dos centros de disputa global

b) alteração dos núcleos de poder

c) proliferação dos conflitos armados de grande porte

d) eliminação das intervenções imperialistas

e) bipartidarização do sistema econômico

questão 2

 “Criado após a Segunda Guerra Mundial, na década de 40, para manter a paz e a segurança no mundo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se tornou obsoleto e distante do que é hoje a geopolítica mundial, na avaliação não só do Brasil, mas de outros países com ambição de ocupar uma vaga permanente, com destaque para Índia, Japão, Alemanha e algumas nações africanas”.

O Globo, 16 mar. 2011. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2015,

A avaliação de que o Conselho de Segurança da ONU tenha se tornado obsoleto deve-se às mudanças que configuraram o atual panorama político mundial, que, no caso, pode ser evidenciado:

a) pela descentralização da política econômica europeia.

b) pelo surgimento de novas potências e países emergentes.

c) pela formação do bloco econômico dos países do sul, o Brics.

d) pelo maior controle da economia no modelo planificado.

e) pela derrocada da perspectiva liberal nas resoluções políticas.

questão 3

A partir da década de 1970, evidenciou-se uma nova configuração do mundo contemporâneo que já se encontrava em gestação há séculos, marcada pelas ininterruptas revoluções tecnológicas e pelo aprimoramento dos meios de comunicação e transporte. Esse fator gerou transformações no cenário comercial, intensificando não só as trocas econômicas entre os países, mas a interligação das redes do capital financeiro e do mercado de ações.

O processo acima descrito está associado ao conceito de:

a) recrudescimento social

b) liberalização comercial

c) financeirização do mercado

d) virada sociocultural

e) globalização econômica

questão 4

(UFPA - adaptada)

O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais.

Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que

a) Há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações.

b) O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades.

c) A dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista.

d) Há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.

 

respostas
Questão 1

A principal característica da transição da Guerra Fria para a Nova Ordem Mundial foi a alteração do sistema bipolar entre EUA e URSS para a multipolaridade entre EUA, os países da União Europeia e os países emergentes, embora o primeiro país citado se encontre em uma posição hegemônica. Houve, portanto, uma multiplicação (no sentido de aumento) dos centros de disputa.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 2

O Conselho de Segurança da ONU é formado por Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido e China. Com exceção desse último país, todos os demais saíram como vencedores da Segunda Guerra Mundial e entraram no período seguinte com uma maior influência política. No entanto, esse panorama encontra-se desatualizado e, embora o poderio econômico esteja concentrado nos EUA, o poder político caminha entre vários outros países que emergiram ou que ressurgiram, tais como a Alemanha, o Japão e alguns países emergentes, incluindo o Brasil.

Alternativa Correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

A maior interligação dos instrumentos técnicos e a formação da rede comercial e financeira são fatores relacionados com o processo de globalização em sua dimensão econômica.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 4

a) Correto – com a globalização e abertura do capital, elevou-se a integração e, consequentemente, a interdependência entre os países. Tal fator intensificou-se com as acelerações provocadas pela evolução do meio técnico.

b) Incorreto – O espaço industrial funciona em redes que estão cada vez mais descentralizadas, não direcionadas somente às grandes cidades.

c) Incorreto – A população do Oriente Médio, ou uma parte dela, enfrenta a padronização cultura ocidental não para promover o consumismo, mas para preservar suas crenças religiosas, morais e manifestações tradicionais.

d) Incorreto – As fusões entre empresas e a expansão das transnacionais não eliminaram as fronteiras territoriais nacionais, embora as tenham colocado em um segundo plano na dimensão econômica. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola