Topo
pesquisar

Exercícios sobre a OPEP

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a OPEP e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

O petróleo é uma fonte energética de fundamental importância para a realização de atividades industriais, muitas nações são extremamente dependentes do petróleo para a produção fabril. No entanto, poucos países possuem reservas de petróleo, necessitando importar o produto. Os principais produtores e exportadores mundiais de petróleo integram a Opep – Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Explique como essa organização atua no cenário internacional de vendas do petróleo.

questão 2

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foi criada em 1960, e reúne países de diferentes partes do globo. Qual o principal objetivo da OPEP em relação a produção e exportação de petróleo?

questão 3

(UNESP)

O mapa representa a área que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos.

Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo.

A) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque: Golfo Pérsico.

B) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala: Golfo do México.

C) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo de Bengala.

D) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné.

E) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Aden.
 

questão 4

(UFRS)

Criada em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por 11 países membros na maioria, nações árabes que detêm cerca de 78% das reservas mundiais e fornecem 40% do óleo cru consumido no mundo.
Considere a tabela a seguir.

Com relação ao enunciado e à tabela acima, assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo:

a) Dos países americanos, apenas a Venezuela é membro da Opep.

b) No Oriente Médio, localiza-se a maioria dos países membros da Opep.

c) Fazem parte da Opep os onze maiores produtores de petróleo do mundo.

d) O Catar é o membro da Opep que possui a menor produção de petróleo.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V - V - F - V.

b) V - F - V - F.

c) V - V - V - F.

d) F - V - V - F.

e) F - V - F - V.

questão 5

O mapa a seguir, apresenta os países integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).  

De acordo com o mapa, a região do globo que possui o maior número de países integrantes da Opep é:

a) América do Norte

b) África

c) Europa

d) América do Sul

e) Oriente Médio
 

questão 6

(Mackenzie-SP) 

O mapa apresenta o comércio internacional de:


a) manufaturados.

b) petróleo e derivados.

c) aço e produtos siderúrgicos.

d) matérias-primas agrícolas.

e) minerais metálicos. 

respostas
Questão 1

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estabelece um verdadeiro cartel para a exportação de petróleo. Os países membros da organização realizam reuniões para estipularem a produção de petróleo, visando diminuir a oferta para obter melhores preços no mercado mundial, ou seja, controla a produção e venda do produto visando maior lucratividade. 

Voltar a questão
Questão 2

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foi criada por nações exportadoras de petróleo para administrar de forma centralizada a política petroleira dos países integrantes. Ela manipula a produção do petróleo, estabelecendo cotas de produção, reduzindo a disponibilidade do produto no mercado mundial, consequentemente, há a elevação dos preços.  

Voltar a questão
Questão 3

A) Verdadeiro – O Golfo Pérsico é a região que possui as maiores reservas mundiais de petróleo, essa área engloba o Catar, o Kuwait, a Arábia Saudita, o Irã e o Iraque. Essas cinco nações são de maioria islâmica, como citado no enunciado. Outro fator a ser analisado na questão é a identificação da cidade de Bagdá, capital do Iraque.

B) Falso – No mapa está destacada a cidade de Bagdá, capital do Iraque. O texto indica a existência de cinco países islâmicos, e, México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala são países de maioria cristã.

C) Falso – A Índia é um país de maioria hindu; essa região não possui a maioria das reservas mundiais de petróleo e dos países citados, apenas a Índia está próxima ao Golfo de Bengala.

D) Falso – Esses países não formam o Golfo da Guiné, visto que o Golfo da Guiné está localizado na costa oeste da África, portanto, não inclui os países do Oriente Médio (Iraque e Kuwait).

E) Falso – O mapa apresenta a cidade de Bagdá, capital do Iraque, portanto, o item não cita o Iraque, fato que já o torna incorreto.  

Voltar a questão
Questão 4

a) Verdadeiro – A Venezuela é o único país americano que integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. O Equador também já participou da organização, porém se desligou do grupo em 1973. Apesar dos países da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México) ser grandes produtores de petróleo, eles não integram a Opep.

b) Verdadeiro – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é formada por 11 nações: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela, Catar, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria e Angola. Dos 11 integrantes, 6 estão localizados no Oriente Médio (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos), portanto, essa é a região mundial que mais possui membros na Opep.

c) Falso – Entre os 11 maiores produtores mundiais de petróleo estão países que não integram a Opep, entre eles esses grandes produtores que não fazem parte da Opep estão: Estados Unidos, Federação Russa, México, China e Canadá.  

d) Verdadeiro – Conforme a dados fornecidos pela tabela, o Catar é o membro da Opep que menos produz petróleo – 500 mil barris por dia, em 2000.

Portanto, a alternativa correta é letra A.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – A América do Norte não possui nenhum país na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

b) Falso – O continente africano possui quatro (Angola, Argélia, Líbia e Nigéria) dos onze países membros da Opep, portanto, não é o continente com o maior número de integrantes na organização.

c) Falso – A Europa não apresenta nenhuma nação entre os integrantes da Opep.

d) Falso – Apenas a Venezuela representa a América do Sul na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

e) Verdadeiro – O Oriente Médio possui a maioria dos países membros da Opep, são seis no total ((Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos), correspondendo a mais da metade das nações que integram a organização.

 

Portanto,a alternativa correta é a letra E.

Voltar a questão
Questão 6

a) Falso – Os produtos manufaturados se caracterizam por um processo de produção em série padronizada, sendo fabricados muitos produtos idênticos através de máquinas. No Oriente Médio, não é comum esse tipo de atividade.

b) Verdadeiro – O Oriente Médio é a região que mais produz petróleo no mundo, a América do Norte também apresenta altos índices de produção. Outro elemento a ser explorado no mapa, se refere ao consumo, onde fica evidente o alto consumo da Europa, América do Norte e Japão.

c) Falso – O aço e os produtos siderúrgicos não são produzidos de forma significativa no Oriente Médio.

d) Falso – As matérias-primas agrícolas não apresentam altos índices de produção na América do Norte nem no Oriente Médio.

e) Falso – O Oriente Médio não se destaca na produção de minerais metálicos.

Portanto, alternativa correta é a letra B.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola