Topo
pesquisar

Exercícios sobre os oceanos

Exercícios de Geografia

Os oceanos carregam consigo importantes características, possuindo relação com os continentes, com os climas e com as atividades humanas. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

As pessoas sempre conviveram com a ideia de que o mundo era constituído por cinco oceanos. No entanto, conforme as classificações mais recentes, existem apenas três oceanos no mundo. Assinale a alternativa que indica corretamente os seus respectivos nomes:

a) Glacial Ártico, Índico e Pacífico

b) Glacial Antártico, Atlântico e Índico

c) Pacífico, Atlântico e Índico

d) Glacial Ártico, Glacial Antártico e Atlântico

e) Pacífico, Antártico e Boreal

questão 2

Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a Terra ou para os seres vivos:

a) Dentre os elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar os climas do planeta.

b) Os oceanos funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e climáticas.

c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.

d) Os oceanos são os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo.

questão 3

A circulação dos oceanos tem uma influência direta sobre a vida na Terra. Sem os oceanos, extensas áreas do nosso planeta seriam excessivamente quentes ou frias.

Assim, para melhor compreender o sistema climático do planeta, devemos estudar a circulação oceânica, analisando os efeitos simultâneos da distribuição da temperatura em toda a superfície do globo terrestre conjuntamente com a distribuição dos ventos marítimos.

No início, os navios foram os únicos meios de transporte usados para estudar as correntes oceânicas. Seu levantamento limitava-se a alguns meses de observações quase sempre regionais. Com o uso dos satélites foi possível desenvolver novas e mais completas e preciosas técnicas de observação da circulação global das correntes marítimas a partir do espaço, por intermédio do estudo topográfico da superfície marítima. […].

MOURÃO, R. R. F. Os Oceanos e o Clima. Revista ECO-21, ed. 41. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>. Acesso em: 22/11/2013.

A importância e influência dos oceanos sobre os climas devem-se à:

I. capacidade de transportar o calor das zonas equatoriais e tropicais para os polos, ajudando a reduzir as diferenças térmicas entre as diferentes regiões do planeta;

II. manutenção das baixas temperaturas durante todo o ano nas regiões costeiras em função da ação de suas águas gélidas sobre o litoral;

III. habilidade em conter a amplitude térmica nas regiões litorâneas em razão do aumento da umidade do ar por eles proporcionada.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):

a) I

b) II

c) I e II

d) I e III

e) II e III

questão 4

Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”.

Retirado de: www.brasilescola.com

O nome do oceano que preenche a lacuna conforme as características citadas é o:

a) Índico

b) Pacífico

c) Atlântico

d) Glacial Ártico

e) Glacial Antártico

questão 5

Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos oceanos.

Coluna 01

(1) Oceano Pacífico

(2) Oceano Índico

(3) Oceano Atlântico

Coluna 02

I. ( ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos.

II. ( ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções.

III. ( ) Maciça presença de terremotos e tsunamis.

IV. ( ) Origina os fenômenos “El Niño” e “La Niña”.

V. ( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas.

respostas
Questão 1

Os três oceanos do mundo, conforme as mais recentes classificações, são: Pacífico, Índico e Atlântico. Os então oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico deixaram de ser considerados oceanos e passaram a ser classificados como mares, ou seja, partes integrantes de outros oceanos.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Voltar a questão
Questão 2

Os oceanos, conforme suas oscilações de temperatura, interferem de forma decisiva nos climas do mundo. Além disso, eles indicam, através de suas variações térmicas e químicas, a qualidade do ar, das águas e das condições atmosféricas e terrestres. Eles também abrigam as espécies responsáveis pela absorção do CO2 do planeta.

No entanto, a água dos oceanos não é útil para o consumo humano em razão de sua composição mineralógica.

Letra D.

Voltar a questão
Questão 3

I. Verdadeiro – os oceanos ajudam a transportar as águas aquecidas das zonas equatoriais pela radiação solar para os polos, ajudando a diminuir as diferenças térmicas entre essas zonas.

II. Falso – as águas oceânicas não necessariamente mantêm as temperaturas oceânicas em níveis baixos, podendo, por vezes, conservar também o calor.

III. Verdadeiro – a amplitude térmica reduzida em áreas sobre a influência dos oceanos é uma das características daquilo que se denomina por maritimidade.

A alternativa a ser assinalada é a letra D.

Voltar a questão
Questão 4

O maior oceano do planeta, local que abriga a fossa das Marianas, é o Pacífico.

Letra B.

Voltar a questão
Questão 5

I. (1) o Pacífico possui a maior profundida média: 4.049m.

II. (2) As monções ocorrem graças às elevadas variações do Índico e atingem, principalmente, o sul da Ásia.

III. (2) No Índico existem alguns encontros entre placas tectônicas que provocam inúmeras ocorrências de terremotos e tsunamis ao longo de sua extensão.

IV. (1) As anomalias climáticas El Niño e La Niña originam-se no Pacífico, mais precisamente no litoral do Peru.

V. (3) O Atlântico recebe as águas dos maiores rios do mundo: o Amazonas e o Nilo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola