Exercícios sobre planeta Terra

Esta lista de exercícios permitirá medir os seus conhecimentos sobre os diferentes aspectos que envolvem a caracterização dos meios físicos e humanos do planeta Terra. Publicado por: Mateus Campos
Questão 1

A Terra é um dos sete planetas que compõem o Sistema Solar. A esfera terrestre está localizada entre os seguintes planetas:

a) Mercúrio e Marte

b) Marte e Júpiter

c) Vênus e Mercúrio

d) Vênus e Marte

e) Marte e Saturno

Ver resposta
Resposta

Letra D

O planeta Terra faz parte dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar. Ele ocupa uma posição intermediária entre os planetas que formam esse sistema, isto é, entre Vênus e Marte.

Questão 2

A esfera terrestre é dividida em três grandes camadas internas. Quais são elas?

a) Crosta terrestre, manto e núcleo

b) Astenosfera, atmosfera e litosfera

c) Biosfera, litosfera e núcleo

d) Magma, núcleo interno e externo

e) Astenosfera, biosfera e litosfera

Ver resposta
Resposta

Letra A

A Terra tem três camadas terrestres divididas conforme as particularidades físicas do planeta. São elas: crosta terrestre, núcleo e manto.

Questão 3

A movimentação do magma tem como consequência o deslocamento dos blocos terrestres. O magma tem origem no

a) núcleo.

b) subsolo.

c) vulcanismo.

d) oceano.

e) manto.

Ver resposta
Resposta

Letra E

O manto é a camada onde está concentrado o magma, formação pastosa e muito volátil e que tem relação direta com a movimentação dos blocos terrestres. O magma está localizado no manto, que realiza movimentações da camada imediatamente superior, a crosta.

Questão 4

A troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera são camadas que formam uma importante estrutura gasosa que envolve toda a esfera terrestre. A grande camada formada por essas estruturas é chamada corretamente de

a) litosfera.

b) litológica.

c) meteorológica.

d) atmosfera.

e) biosfera.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A atmosfera é a camada gasosa do planeta. Ela é fundamental para a proteção dos aspectos físicos planetários assim como para a manutenção da vida. A atmosfera está corretamente dividida em troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Questão 5

A litosfera é a camada mais externa do planeta, formada por diversas rochas e minerais. Ela também é corretamente nomeada de

a) camada vulcânica.

b) crosta terrestre.

c) astenosfera.

d) manto superior.

e) horizonte primário.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A litosfera, também chamada de crosta terrestre, é a camada mais externa do planeta. Ela é formada pelo conjunto de rochas e minerais que, assim como o solo, serve de substrato para o desenvolvimento das atividades humanas.

Questão 6

O conjunto de ecossistemas presentes na Terra é corretamente chamado de

a) hidrosfera.

b) área natural.

c) biosfera.

d) meio natural.

e) atmosfera.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A biosfera remete ao conjunto de ecossistemas terrestres, sendo assim formada por diversos meios, como paisagens florestais e reservas naturais, além de outros sistemas naturais da Terra.

Questão 7

O planeta Terra está em constante movimentação. O movimento de rotação, por exemplo, tem como consequência a

a) erosão de partes do solo e subsolo.

b) sucessão entre os dias e as noites.

c) acentuação dos eclipses lunares.

d) formação da primavera.

e) inclinação do eixo central terrestre.

Ver resposta
Resposta

Letra B

A principal consequência da rotação, por meio da movimentação da esfera terrestre ao redor de si mesma, é a sucessão dos dias e das noites. A rotação dura em média 24 horas.

Questão 8

As estações do ano são uma das principais consequências do movimento terrestre de

a) rotação.

b) mutação.

c) translação.

d) formação.

e) nutação.

Ver resposta
Resposta

Letra C

A translação é o movimento que ocorre ao longo de, aproximadamente, um ano e tem como principal consequência a concretização das estações do ano. Por meio das diferentes formas de insolação do planeta, ocorrem a primavera, o verão, o outono e o inverno.

Questão 9

(Udesc 2018) Eventos e processos astronômicos, geológicos e climáticos são responsáveis pela diferenciação na distribuição histórica e geográfica das espécies pelo planeta.

Sendo assim, assinale a alternativa que justifica a distribuição histórica e geográfica das espécies na Terra.

a) O isolamento geográfico da Austrália não foi suficiente para fazer surgir ali espécies de mamíferos que não são encontrados em outros continentes.

b) As glaciações ocorridas no final do período Cenozoico foram as responsáveis pela extinção dos dinossauros.

c) Na transição do período Mesozoico para o Cenozoico, o impacto de um meteoroide com a superfície terrestre provocou a extinção de animais como a preguiça-gigante, o tigre-dente-de-sabre e o mamute.

d) Animais como o elefante, o leão e a girafa existem na África, mas não no Brasil, pois quando esses animais surgiram, a placa sul-americana já havia se separado da Gondwana.

e) O surgimento do oxigênio na atmosfera não afetou a distribuição das bactérias anaeróbias.

Ver resposta
Resposta

Letra D

A movimentação dos blocos continentais planetários resultou na diversificação das espécies entre continentes distintos. Esse fenômeno explica a localização geográfica de determinadas espécies animais no globo.

Questão 10

(EBMSP 2018) A vida existe no planeta Terra há mais de 3,5 bilhões de anos. Umas poucas ligações primitivas deram origem a organismos superiores. A natureza produziu uma complexa rede de relações e uma multiplicidade de animais, plantas e fungos. A história da evolução é uma epopeia de adaptação, extinção e reinvenção.

GILGES, Susanne; HARF, Rainer; LAAKER, Torsten. A explosão das espécies. GEOBRASIL. São Paulo: escala, n. 19, p. 23.

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre o planeta Terra e sua evolução, pode-se afirmar que, no período terciário,

a) ocorreram grandes dobramentos na crosta terrestre, resultando na formação das cordilheiras do Himalaia e dos Andes.

b) os mamíferos de sangue quente desapareceram e as aves se proliferaram.

c) surgiram os dinossauros com estrutura física dinâmica, as coníferas e os répteis voadores.

d) as diversas placas tectônicas se separaram em função da ocorrência de intensos processos exógenos.

e) os continentes passaram a ser povoados pelo homem, e a agricultura começou a ser praticada.

Ver resposta
Resposta

Letra A

A formação de grandes cadeias de montanhas resultou do período terciário das eras geológicas terrestres. Essas formações de elevada altitude, como o Himalaia, são também denominadas dobramentos terciários ou modernos.

Questão 11

(IF-BA) Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que:

a) O fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a Lua e o Sol exercem sobre as massas de água.

b) Os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados mares abertos, continentais e fechados.

c) As correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, entre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.

d) Toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.

e) Os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.

Ver resposta
Resposta

Letra A

O movimento de rotação da Terra interfere na formação das marés por meio da sua influência nos deslocamentos das correntes marítimas, assim como da gravidade na esfera terrestre.

Questão 12

(IF-BA) O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no geossistema. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

a) a modelagem da superfície terrestre é determinada pela ação natural e isolada da água, que define os processos de intemperismo, erosão e sedimentação hídrica.

b) a radiação solar é a principal fonte de energia do geossistema, propagando-se através de ondas longas de calor diretamente absorvidas pelos gases estufas na atmosfera.

c) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.

d) o campo magnético da Terra origina-se no núcleo terrestre, constituído pelos compostos físico-químicos do silício + alumínio (sial) e sílicio + magnésio (sima).

e) a plataforma continental é a zona de transição entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, apresentando uma espessura pouco variável em decorrência do princípio da isostasia terrestre.

Ver resposta
Resposta

Letra C

O intemperismo é um dos principais mecanismos de modificação do planeta Terra. Ele ocorre de forma física, química e biológica. O intemperismo resulta, por exemplo, na formação dos solos.

Leia o artigo