Topo
pesquisar

Exercícios sobre a população Mundial

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a População Mundial e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.

a) África.

b) América.

c) Ásia.

d) Europa.

e) América do Norte.

Ver Resposta
questão 2

Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.

b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.

c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.

d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.

e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.

Ver Resposta
questão 3

(UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Ver Resposta
questão 4

A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do planeta.

a) Estados Unidos.

b) China.

c) Índia.

d) Brasil.

e) Rússia.

Ver Resposta
questão 5

Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

\"\"

a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.

b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.

c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.

d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.

e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Com 1,008 bilhão de habitantes, a África é, atualmente, o segundo continente mais populoso do planeta.

b) Falso – A América possui 925,2 milhões de habitantes, sendo o terceiro continente mais populoso da Terra.

c) Verdadeiro – Com aproximadamente 4,1 bilhões de habitantes, correspondendo a aproximadamente 65% da população mundial, a Ásia é o continente mais habitado do planeta.

d) Falso – A Europa possui 790 milhões de habitantes.

e) Falso – A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, portanto, não pode ser considerado um continente. Sua população está estimada em 457,9 milhões de habitantes.

Voltar a questão
Questão 2

a) Verdadeiro – Atualmente, o continente africano possui a maior taxa de crescimento populacional: 2,3% ao ano. Os países que integram esse continente apresentam as menores médias de expectativa de vida, principalmente os países da África Subsaariana.

b) Falso – O crescimento vegetativo da população da América Latina é considerado alto: 1,2% ao ano. As taxas de mortalidade infantil nessa região têm apresentado melhoras, no entanto, em alguns países, elas continuam altas. Porém, esse fato não compromete de forma significativa o crescimento vegetativo da América Latina.

c) Verdadeiro – Os problemas ambientais são agravados pelo rápido crescimento populacional, visto que o aumento no número de pessoas habitando o planeta ocasiona o aumento da exploração dos recursos naturais e, numa ótica capitalista, intensifica o consumo.

d) Falso – Alguns países europeus têm apresentado taxas de crescimento populacional negativas. A expectativa de vida da população europeia está cada vez maior, entretanto, as taxas de natalidade estão em constante declínio.

e) Verdadeiro – O desenvolvimento de um país interfere diretamente na qualidade de vida de seus habitantes, refletindo na eficácia dos serviços de saúde, acesso a água tratada, rede de esgoto, entre outros fatores.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – O declínio da taxa de natalidade, aliado ao aumento da longevidade, promove uma mudança na pirâmide etária, em que a população adulta passa a se tornar maioria.

b) Falso – O aumento da taxa de natalidade e a redução da expectativa de vida (longevidade) de uma determinada população têm como consequência uma maioria de habitantes jovens.

c) Falso – O crescimento vegetativo e o aumento da taxa de natalidade promovem a formação de uma população de maioria jovem.

d) Falso – O crescimento vegetativo indica que houve uma grande quantidade de nascimentos, havendo, portanto, uma grande quantidade de crianças entre a população.

e) Falso – O declínio da taxa de mortalidade é um dos fatores responsáveis pelo grande número de pessoas idosas. Entretanto, a diminuição da longevidade indica a redução da expectativa de vida.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – Com aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, os Estados Unidos ocupam o 3° lugar no ranking dos países mais populosos.

b) Verdadeiro – A China é a nação que possui a maior concentração populacional do planeta: 1.345.750.973 habitantes.

c) Falso – A Índia é o segundo país mais populoso – 1.198.003.272 habitantes.

d) Falso – Com mais de 193,7 milhões de habitantes, o Brasil é o quinto país mais populoso do planeta.

e) Falso – A Rússia é habitada por mais de 140 milhões de pessoas.

Voltar a questão
Questão 5

a) Falso – A China é o país mais populoso (população total), porém, essa nação não é a mais povoada (população relativa), pois sua densidade demográfica é de 140,5 habitantes por quilômetro quadrado, sendo bem inferior a Mônaco: 16.417 habitantes por quilômetro quadrado.

b) Verdadeiro – O crescimento demográfico do Afeganistão é bem superior ao dos outros países: 3,4% ao ano. A expectativa dessa nação é de apenas 44 anos, sendo a menor entre os países analisados.

c) Verdadeiro – Com população total de 193,7 milhões de habitantes, o Brasil é o terceiro país mais populoso, inferior à China (1,345 bilhão de habitantes) e aos Estados Unidos (314,7 milhões de habitantes). O país também é o menos povoado, visto que sua densidade demográfica é a menor entre as nações da tabela: 22,7 habitantes por quilômetro quadrado.

d) Verdadeiro – Mônaco apresenta a maior expectativa de vida entre os países da tabela (85 anos). A nação também é a mais povoada – 16.417 habitantes por quilômetro quadrado.

e) Falso – Com população total de 314,7 milhões de habitantes, os Estados Unidos são menos populosos que a China (1,345 bilhão de habitantes). Seu crescimento demográfico (0,9%) é superior ao de Mônaco (0,3%). Porém, o país é menos povoado que o Afeganistão, pois sua densidade demográfica é de 33,5 habitantes por quilômetro quadrado; o Afeganistão, por sua vez, apresenta densidade demográfica de 43,2 habitantes por quilômetro quadrado.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola