Topo
pesquisar

Exercícios sobre problemas ambientais urbanos

Exercícios de Geografia

Nestes exercícios sobre problemas ambientais urbanos, as questões valorizam a relação entre o meio natural e a produção do espaço das cidades. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

A relação intrínseca que existe entre os assentamentos urbanos e o seu suporte físico sempre provocou impactos, negativos ou positivos. As mudanças nos padrões produtivos e nas dinâmicas populacionais alteram a natureza desses impactos e, consequentemente, as condições socioambientais das aglomerações urbanas.”

(SILVA, L. S.; TRAVASSOS, L. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas integradas. Cadernos metrópole, 19, 2008. p. 28).

Assinale a alternativa que indica uma mudança nos padrões produtivos que contribuiu para a intensificação dos problemas ambientais urbanos:

a) Desenvolvimento das sociedades agrícolas

b) Revolução Industrial

c) Intensificação da prática do turismo

d) Flexibilização do trabalho

e) Promoção de políticas assistencialistas

questão 2

A neblina que atingiu Manaus na madrugada desta sexta-feira (27) chamou a atenção dos manauenses. Motoristas tiveram dificuldade com a visibilidade de semáforos e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, foi fechado por três horas e meia (…). Segundo o chefe de meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas, Veríssimo Farias, o nevoeiro na madrugada e no início da manhã é uma reação da inversão térmica. O fenômeno é considerado normal e está relacionado com a mudança de temperatura repentina e encontro de massas de ar com pressão atmosférica diferente”.

(G1, 27/04/2012. Disponível em: http://g1.globo.com/am).

O fenômeno citado pelo texto é considerado um processo natural e só se torna um problema ambiental no espaço das cidades quando se associa:

a) à poluição dor ar

b) às ilhas de calor

c) à impermeabilização dos solos

d) ao efeito estufa

e) à chuva ácida

questão 3

Gráfico ilustrando o ambiente urbano
Gráfico ilustrando o ambiente urbano

Na imagem acima, temos a caracterização:

a) da inversão térmica

b) da poluição do ar

c) das ilhas de calor

d) do acúmulo de resíduos tóxicos

e) do efeito estufa

questão 4

(ENEM/2011) O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

respostas
Questão 1

Um dos eventos históricos que mais contribuiu para o aumento dos problemas ambientais urbanos foi a Revolução Industrial, pois a construção das fábricas elevou a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão
Questão 2

A inversão térmica é um fenômeno atmosférico natural. Porém, ela torna-se um problema quando associada à poluição do ar, pois impede ou dificulta a dispersão dos poluentes emitidos no espaço das cidades, intensificando a presença de resíduos tóxicos no ambiente e causando problemas respiratórios à população.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão
Questão 3

No gráfico apresentado, observa-se uma maior média de temperaturas nas áreas centrais e mais densamente urbanizadas, enquanto as zonas periféricas, mais arborizadas e rurais, apresentam temperaturas menores. Esse é o retrato das ilhas de calor, muito comuns em zonas com menor presença de vegetação e maior concentração predial.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 4

São causas para a formação de ilhas de calor:

- remoção da vegetação;

- concentração de edifícios que impede a circulação do ar;

- impermeabilização dos solos com concreto e asfalto (aumento da absorção de calor);

- uso de espelhos e vidros que refletem a luz próximo ao solo.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola