Topo
pesquisar

Exercícios sobre recursos naturais

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre recursos naturais abordam os elementos disponíveis na natureza, sua importância econômica e a utilização deles de forma predatória pela sociedade. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção.

Assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis.

a) Ampliação das áreas de cultivo do solo.

b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle.

c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras.

d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis.

e) Expansão das áreas de ocupação humana sobre ambientes naturais.

questão 2

Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial.

Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo:

a) madeira e algodão

b) água e petróleo

c) látex e carvão mineral

d) ouro e diamante

e) solo e florestas

questão 3

O processo de devastação do Cerrado é um exemplo de como o uso não controlado dos recursos naturais pode causar profundos impactos naturais, tais como a extinção de espécies vegetais e animais, além de uma menor disponibilidade de recursos e matérias-primas. A principal causa para a destruição de grande parte do Cerrado foi:

a) a expansão das áreas de cultivo agrícola.

b) o crescimento das cidades do Centro-Oeste.

c) a diminuição das políticas de controle de pragas naturais.

d) a maior presença de indústrias em áreas de preservação florestal.

e) a fragilidade do Cerrado diante das transformações climáticas.

questão 4

(UERJ)

O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.

(Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011).

A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:

a) escassez de mão de obra qualificada

b) precariedade das condições de trabalho

c) insuficiência dos sistemas de transporte

d) insalubridade da infraestrutura habitacional

respostas
Questão 1

Os recursos renováveis, tais como a água, o solo e as florestas, são elementos da natureza que se renovam naturalmente. No entanto, se o ser humano utilizar tais recursos de forma muito acelerada ou dificultar a sua capacidade de renovação por meio da destruição de seus ambientes, eles podem esgotar-se.

Por isso, uma alternativa possível para combater a extinção dos recursos é a diminuição do consumo, o que demandaria uma menor necessidade de utilização do meio natural para a produção de matérias-primas e mercadorias. Utilizar técnicas de reaproveitamento de materiais descartados no lixo também contribuiria para uma menor oneração dos elementos disponíveis na natureza.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

Atualmente, dois importantes recursos são considerados como os mais estratégicos do mundo: a água e o petróleo. Isso ocorre porque o primeiro poderá deixar de estar disponível em algumas partes do mundo em breve, enquanto o segundo possui uma ampla utilidade e também um acentuado valor econômico.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

A região do Cerrado, ao longo do século XX, perdeu a maior parte de suas áreas naturais. Isso ocorreu pela expansão da agricultura e das técnicas de cultivo, o que permitiu uma maior ocupação das áreas desse bioma.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

Tal qual mencionado no texto da questão, os seringueiros lutaram e ainda lutam por melhores condições de trabalho e uma maior valorização de suas funções no campo do extrativismo do látex. A precariedade nas condições de trabalho e a luta para mudar esse cenário evidenciaram-se no esforço de Chico Mendes no estado do Acre.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola