Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Região Centro-Oeste

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Região Centro-Oeste e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Destaque as macrorregiões do território brasileiro.

Ver Resposta
questão 2

Quais os estados que compõem a região Centro-Oeste?

Ver Resposta
questão 3

Caracterize o clima, vegetação e relevo da região Centro-Oeste. 

Ver Resposta
questão 4

Descreva sobre as principais atividades econômicas desenvolvidas no Centro-Oeste.

Ver Resposta
questão 5

Ao longo da história do Brasil várias políticas públicas foram desenvolvidas para o povoamento e desenvolvimento econômico da porção oeste do território nacional. Descreva sobre esse processo e o consequente aumento populacional na região Centro-Oeste.

Ver Resposta
questão 6

PUC-RIO

A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que NÃO apresente um objetivo desses programas e planos regionais.


(A) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.

(B) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.

(C) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.

(D) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.

(E) A ampliação da infraestrutura viária e a construção de hidrelétricas.
 

Ver Resposta
questão 7

(UEPG)

A respeito da Região Centro-Oeste do Brasil, assinale o que for correto.

01) A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também pelo Distrito Federal.

02) O Distrito Federal situa-se no estado de Goiás, que é o menos populoso da Região Centro-Oeste.

04) A Região Centro-Oeste tem o maior rebanho bovino do país e se destaca na agroindústria e no cultivo de algodão e soja.

08) O Distrito Federal, que é composto por Brasília e várias cidades-satélites, tem no setor de serviços o destaque da sua força de trabalho, da qual a maior parte é centrada na administração pública.

16) Na Região Centro-Oeste situam-se quatro grandes chapadas: a Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimarães, a Chapada Diamantina e a Chapada do Araripe.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

1 – Centro-Oeste
2 – Nordeste
3 – Norte
4 – Sudeste
5 – Sul

Voltar a questão
Questão 2

A região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. 

Voltar a questão
Questão 3

Relevo – o relevo da região, localizado no extenso Planalto Central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram os chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.

Clima – o clima da região é tropical semiúmido, com frequentes chuvas de verão.

Vegetação – a vegetação é de cerrado nos planaltos. No Pantanal, os campos cerrados dividem espaço com a floresta, que se torna mais fechada e úmida na região norte de Mato Grosso.

Voltar a questão
Questão 4

A economia baseou-se inicialmente, nos garimpos de ouro e diamante e foi gradativamente substituída pela pecuária e agricultura.
A agroindústria é o setor mais importante da economia do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. A região tem a segunda maior produção de arroz e milho do país e o maior rebanho bovino.
O setor industrial  destaca-se com as indústrias farmacêuticas instaladas em alguns municípios de Goiás. O setor de serviços é elementar na economia do Distrito Federal.
O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, além do Distrito Federal.        

Voltar a questão
Questão 5

Durante muitos anos houve a preocupação em povoar o oeste do território brasileiro, baseado nisso, foi desenvolvido a Marcha para o Oeste. A região Centro-Oeste foi beneficiada com o desenvolvimento de infraestrutura, ampliação da fronteira agrícola, construção da cidade de Goiânia e, principalmente, a construção da nova capital do Brasil, a cidade de Brasília.
A expansão da fronteira agrícola e maiores investimentos em infraestrutura proporcionou o fortalecimento e ampliou ainda mais os fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. Nas últimas décadas, a região sofreu uma série de transformações com impactos consideráveis na estrutura produtiva e ocupacional. Os incentivos governamentais na década de 1970 para a ocupação do Centro-Oeste, refletiram em significativos movimentos migratórios e grandes empreendimentos agropecuários na região. 

Voltar a questão
Questão 6

(A) Falso – A intervenção do Governo Federal foi marcada pela criação de condições favoráveis à atividade econômica. As políticas públicas realizadas visavam à valorização do espaço regional.

(B) Verdadeiro – Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico na região Centro-Oeste, o governo disponibilizou incentivos fiscais para a instalação de grandes projetos agropecuários.

(C) Verdadeiro – Houve a ampliação da fronteira agrícola, disponibilizando grandes terrenos para o desenvolvimento da atividade agrícola na região.

(D) Verdadeiro – O aparato tecnológico (máquinas, insumos agrícolas, etc.) foi de fundamental importância para a maximização da produção agrícola na região, pois, normalmente o solo do Centro-Oeste não é adequado para a agricultura.

(E) Verdadeiro – O governo investiu em infraestrutura com o intuito de promover o povoamento e desenvolvimento econômico na região. A construção de hidrelétricas proporcionou a intensificação da atividade econômica.  

Voltar a questão
Questão 7

01) Verdadeiro – Conforme regionalização realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

02) Falso – O Distrito Federal está localizado no estado de Goiás, no entanto, Goiás é o mais populoso entre os estados do Centro-Oeste.

04) Verdadeiro – O Centro-Oeste brasileiro possui o maior rebanho bovino do Brasil, é o grande produtor de algodão e soja. A economia desse complexo regional tem grande contribuição da agroindústria.

08) O Distrito Federal, que é composto por Brasília e várias cidades-satélites, tem no setor de serviços o destaque da sua força de trabalho, da qual a maior parte  é centrada na administração pública.
Verdadeiro – O setor de serviços é o principal elemento da economia do Distrito Federal

16) Na região Centro-Oeste  situam-se quatro grandes chapadas: a Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimarães, a Chapada Diamantina e a Chapada do Araripe.
Falso – A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás; a Chapada dos Guimarães localiza-se no estado de Mato Grosso; no entanto, a Chapada Diamantina e a Chapada do Araripe não estão localizadas na região Centro-Oeste, sendo as duas, pertencentes à região Nordeste do Brasil.
 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola