Exercícios sobre Revolução Verde

Esta lista de exercícios sobre Revolução Verde medirá seus conhecimentos sobre os elementos desse processo que modificou intensamente o espaço agropecuário mundial. Publicado por: Mateus Campos
Questão 1

O termo Revolução Verde reúne um conjunto de transformações no meio produtivo mundial. O referido termo indica a

A) etapa de formação da agricultura extensiva.

B) expansão das atividades rurais para as cidades.

C) prática agropecuária tradicional de terraços.

D) elevação do consumo de alimentos orgânicos.

E) modernização das atividades agropecuárias.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

A Revolução Verde é um termo amplo utilizado para designar o período da agropecuária mundial marcado pelas inovações de produção e consumo. As atividades agropecuárias, por meio do advento de diversas tecnologias, apresentaram uma grande modernização.

Questão 2

Indique a alternativa que apresenta uma característica da Revolução Verde:

A) a expansão da mecanização agrícola.

B) a contenção do uso de agroquímicos.

C) a elevação dos preços da cesta básica.

D) o aumento da produção de orgânicos.

E) o cultivo de espécies nativas de frutas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A mecanização é uma das principais características da Revolução Verde. Ela passou a ser adotada como substituta do trabalho braçal e de técnicas arcaicas de produção; logo, contribuiu decisivamente para a diminuição dos custos e o aumento da produção.

Questão 3

O movimento da Revolução Verde foi especialmente forte nos países subdesenvolvimentos, especialmente nos grandes exportadores de bens agropecuários. A Revolução Verde aconteceu de forma intensa por meio da

A) expansão das fronteiras agrícolas.

B) produção concentrada em sítios.

C) cultivação de alimentos orgânicos.

D) elevação do preço dos alimentos.

E) adoção de técnicas de agrofloresta.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A Revolução Verde aconteceu de forma extensa nas zonas de expansão da fronteira agrícola, marcadas pelo crescimento das práticas agropecuárias modernas com o intenso uso de tecnologias e capitais. No Brasil, um exemplo dessas áreas é boa parte da região Centro-Oeste.

Questão 4

Aponte a alternativa que apresenta um efeito positivo da Revolução Verde:

A) a diminuição do impacto ambiental agrícola.

B) a expansão do consumo de comida orgânica.

C) a retração do uso de sementes modificadas.

D) o diminuto impacto na paisagem geográfica.

E) o aumento da produção mundial de alimentos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

A Revolução Verde resultou em importantes ganhos de produção assim como na diminuição dos custos produtivos, resultando diretamente na ampliação do volume dos alimentos produzidos em nível mundial.

Questão 5

A Revolução Verde proporcionou inovações importantes no setor agropecuário. Uma tecnologia criada nesse período foram as

A) técnicas de aproveitamento de água.

B) sementes geneticamente modificadas.

C) represas usadas para abastecimento.

D) construções de terraços nas plantações.

E) estruturas de rotação de cultivações.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

As sementes geneticamente modificadas são um exemplo de tecnologias criadas durante a Revolução Verde. Elas propiciaram o aumento da produtividade por meio da alta resistências às pragas e ao clima, tornando a agricultura mais eficiente.

Questão 6

As condições geográficas sempre foram um empecilho importante para as produções agropecuárias. A Revolução Verde propiciou a

A) elevação de cultivos em regiões com bons índices de chuvas.

B) cultivação de alimentos em zonas climaticamente impróprias.

C) produção de hortaliças na faixa climática tropical do planeta.

D) diminuição do uso do solo para o cultivo de frutas e legumes.

E) retração do consumo de água em grandes lavouras temperadas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A Revolução Verde, por meio da utilização de diversas tecnologias, possibilitou a cultivação de gêneros agrícolas em zonas climaticamente impróprias. O cultivo de soja e trigo no Brasil, por exemplo, é um símbolo do processo de adaptação desses cultivares em climas tropicais.

Questão 7

A Revolução Verde datou o crescimento de determinado tipo de agricultura que marcou a lógica da produção global de alimentos atual. Esse tipo foi a

A) agricultura orgânica.

B) agricultura tropical.

C) agricultura sintrópica.

D) agricultura intensiva.

E) agricultura extensiva.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A agricultura intensiva é aquela marcada pelo intenso uso de tecnologias e capitais. Ela foi uma marca da Revolução Verde, mediante o uso intensivo e o alto investimento em insumos, máquinas e equipamentos diversos.

Questão 8

Assinale uma consequência negativa advinda da Revolução Verde:

A) a elevação dos bolsões de pobreza nas áreas pobres do mundo.

B) a contenção da expansão agropecuária nas reservas indígenas.

C) a destruição de espécies invasoras da biodiversidade mundial.

D) o elevado nível de preservação das regiões florestadas do globo.

E) o aumento da dependência tecnológica dos países desenvolvidos.

Ver resposta
Resposta

Alternativa E

A Revolução Verde aumentou fortemente a dependência dos países ditos subdesenvolvidos em relação às tecnologias agropecuárias. Tradicionalmente, tais inovações são criadas em países mais desenvolvidos, que vendem seus insumos para outros países com produção tecnológica mais dependente.

Questão 9

(UFPR 2017) Sobre a Revolução Verde, assinale a alternativa correta.

A) Foi um movimento impulsionado pelos partidos verdes da Europa na segunda metade do século XX. Apontava ao aprimoramento, via mecanização, da produção agrícola e ao uso generalizado de sementes geneticamente modificadas. Ambas as medidas buscavam acabar com a fome no mundo.

B) Foi um movimento impulsionado em meados dos anos 80 do século XX por alguns países agrícolas, como a Índia, o Brasil e a Rússia, entre os mais importantes. Apontava ao redirecionamento da produção interna de alimentos para os países industrializados, para, assim, melhorar a balança comercial e aumentar o produto interno bruto.

C) Foi uma iniciativa, impulsionada na década de 1960, por alguns países do sul global, entre eles México, Índia e Filipinas. Visava a transformar o cultivo do arroz e do trigo, na base de sementes geneticamente modificadas, que tornavam as safras mais resistentes a catástrofes naturais e pragas.

D) Foi organizada pelos partidos verdes europeus e sua organização global, o Greenpeace. Iniciada no último terço do século XX, visava à transformação dos modos de produção agrícola em cultivos orgânicos que respeitassem o meio ambiente.

E) O maior impacto da revolução verde foi obtido na África, na década de 1960, onde, por haver uma população eminentemente agrária, combinaram-se técnicas industriais e tradições de cultivo, melhorando e diversificando a produção de maneira que os excedentes fossem exportados para o resto do mundo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa C

A Revolução Verde, datada da segunda metade do século XX, foi bastante intensa em países subdesenvolvidos. A sua principal marca foi o desenvolvimento de tecnologias, como as sementes geneticamente modificadas, que propiciaram a cultivação de espécies mais resistentes.

Questão 10

(UEG 2017) O desenvolvimento da agricultura brasileira a partir dos anos de 1960 se deu em conformidade com os ideais apregoados pela Revolução Verde, que objetivava o aumento da produção agrícola. Para se alcançar esse objetivo, uma das principais políticas desenvolvidas pelo governo brasileiro foi

A) a criação de programas de redistribuição das terras (reforma agrária) entre as famílias de camponeses.

B) o financiamento direto aos pequenos produtores com linhas de crédito voltadas à agricultura familiar.

C) a produção e comercialização em larga escala de sementes e espécies geneticamente modificadas.

D) o emprego em larga escala de máquinas agrícolas e insumos químicos na produção do campo.

E) o incentivo à criação de um mercado interno consumidor para absorver a produção do campo.

Ver resposta
Resposta

Alternativa D

A utilização de máquinas agrícolas, assim como de insumos agropecuários diversos, foi uma marca da Revolução Verde. Tais tecnologias foram fundamentais para a expansão da produção agropecuária em nível mundial.

Questão 11

(UEFS) Em 1968, o biólogo americano Paul Ehrlich escreveu, no livro A Bomba Populacional, que milhões de pessoas morreriam de fome nas décadas seguintes. Sua previsão estava parcialmente correta. O que Ehrlich não antecipou foi um fenômeno [...] baseado no desenvolvimento de técnicas modernas para aumentar a produtividade dos campos. A introdução de variedades selecionadas de plantas, irrigação e da química (com nitrogênio, fósforo e potássio adubando o solo) fez a produtividade das lavouras se multiplicarem. (EM 1968...2010, p. 55). O fenômeno que o autor do texto não antecipou veio a ocorrer, surpreendentemente, no espaço agrário dos países subdesenvolvidos, sendo conhecido como

A) surgimento da plantation.

B) Revolução Verde.

C) transformação energética (aumento das proteínas vegetais).

D) reforma agrária.

E) revolução do pequeno produtor.

Ver resposta
Resposta

Alternativa B

A Revolução Verde esteve intimamente ligada à criação de novas tecnologias, amplamente utilizadas para a implementação de técnicas agropecuárias modernas. Por meio dela houve um grande aumento na produção de alimentos.

Questão 12

(IFGO) A partir da segunda metade do século XX, vários países, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de Revolução Verde. Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.

A) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.

B) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.

C) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.

D) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.

E) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.

Ver resposta
Resposta

Alternativa A

A utilização dos chamados agroquímicos foi um dos principais adventos da Revolução Verde. Tais insumos propiciam o crescimento da cultivação de plantas diversas, mediante a maior resistência às pragas e ao clima.

Leia o artigo