Topo
pesquisar

Exercícios sobre rochas metamórficas

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre rochas metamórficas, você pode testar seus conhecimentos sobre essas rochas formadas pela transformação de outras rochas. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

O processo de metamorfismo que origina as rochas metamórficas ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:

a) o intemperismo e a erosão.

b) o local e a estrutura do lugar onde se encontra a rocha.

c) a ação humana e as condições climáticas.

d) o vulcanismo e os processos tectônicos.

e) a temperatura e a pressão do ambiente.

questão 2

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

a) gnaisse, ardósia e mármore.

b) ouro, hulha e carvão mineral.

c) cobre, prata, estanho e xisto betuminoso.

d) bauxita, hulha e gnaisse.

e) estanho

questão 3

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é aquela a partir da qual, por processos geológicos variados, formou-se uma nova rocha. Que nome é dado na Geologia a essa rocha original?

a) gnaisse

b) quartzo

c) protólito

d) hulha

e) ardósia

questão 4

O mármore é um tipo de rocha metamórfica que possui alto valor econômico. Assinale a alternativa que melhor explica a origem dessa rocha.

I) Com o passar dos milhões de anos, os sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos e exercem um “peso” cada vez maior. Essa pressão compacta os sedimentos, que se transformam em rochas metamórficas, como o mármore.

II) O mármore foi originado do calcário e submetido a condições específicas de temperatura e pressão durante um dado período geológico.

III) É um tipo de rocha encontrado especialmente nas bacias sedimentares e origina-se da decomposição da matéria orgânica, que, com o decorrer do tempo e das condições de temperatura e pressão, solidifica-se e transforma-se no que conhecemos hoje como mármore.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e III.

c) Apenas a alternativa I.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

respostas
Questão 1

Letra E

Os dois principais fatores que determinam o processo de metamorfismo das rochas são a temperatura e a pressão, além de alguns outros elementos, como a composição da rocha original, a presença de fluidos e o tempo de duração do processo em si.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Os principais exemplos de rochas metamórficas são gnaisse, ardósia e mármore. Essas rochas são muito utilizadas na construção civil e na produção de objetos e peças para ornamentação e decoração. Em todas as outras alternativas, há ao menos um tipo de material fóssil, que é de origem sedimentar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Protólito é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados, houve a formação de uma nova rocha metamórfica. O protólito de uma ardósia são sedimentos argilosos, argilitos ou folhelhos. Já protólito do mármore é o calcário.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados, forma-se uma nova rocha. O mármore é formado a partir do calcário, que é submetido à alta temperatura e pressão.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola