Topo
pesquisar

Exercícios sobre rochas sedimentares

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre rochas sedimentares, é importante conhecer não só suas características e tipos, mas também os seus processos formadores. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“A história sedimentar não termina na deposição. Uma vez depositado, o material sedimentar, terrígeno ou carbonático, passa a responder às condições de um novo ambiente, o de soterramento”.

GIANNINI, P. C. F. Depósitos e rochas sedimentares. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.288.

O conjunto de transformações que os depósitos sedimentares sofrem no processo de gênese das rochas sedimentares é chamado de:

a) sedimentação

b) solidificação

c) diagênese

d) estratogênese

e) pressionamento

questão 2

“Calcários são rochas sedimentares formadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A procedência do carbonato pode variar, desde fósseis de carapaças e esqueletos calcários de organismos vivos, que compõem os calcários fossilíferos, até por precipitação química”.

Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/sedimentares/calcarios.html>. Acesso em: 28 ago. 2015 (adaptado).

As rochas calcárias podem ser classificadas como:

a) clásticas

b) orgânicas

c) lutáceas

d) químicas

e) terrígenas

questão 3

Uma rocha sedimentar de origem orgânica muito utilizada como fonte de energia e que foi o principal recurso natural durante a Primeira Revolução Industrial foi:

a) o calcário

b) a bauxita

c) o basalto

d) o carvão mineral

e) o xisto betuminoso

questão 4

As rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de rochas preexistentes e pelo posterior processo de consolidação a partir do aumento da pressão e da alteração das temperaturas.

De acordo com a informação acima e com base em seus conhecimentos sobre a estrutura litosférica da Terra, o tipo de ambiente mais propício para o acúmulo desse tipo de rocha é:

a) áreas de forte tectonismo

b) proximidades de uma dorsal oceânica

c) maiores altitudes de uma cordilheira

d) arredores de grandes vulcões

e) região oceânica petrolífera

respostas
Questão 1

O processo de formação das rochas sedimentares ocorre quando as camadas inferiores de sedimentos sofrem uma grande pressão oriunda das camadas depositadas sobre elas, em um processo chamado de diagênese.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada por processos orgânicos. Ele é muito utilizado para a geração de energia por aquecimento térmico.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

As rochas sedimentares, estruturantes das bacias sedimentares, são mais comuns em regiões onde o acúmulo de sedimentos foi constante ao longo dos períodos geológicos anteriores. Em áreas oceânicas, desde que longe de áreas tectônicas e de dorsais oceânicas, é comum encontrar rochas sedimentares e também petróleo, que só se origina nesse tipo de rocha.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola