Topo
pesquisar

Exercícios sobre setor secundário

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre setor secundário abordam a área da economia relativa à produção industrial, calcada na transformação de matérias-primas e produtos de base. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Maioria das multinacionais brasileiras é do setor secundário

De acordo com uma pesquisa da ESPM divulgada nesta quarta-feira, a maioria (69%) das empresas brasileiras que têm atividades no exterior pertence ao setor manufatureiro, principalmente aos ramos de peças automotivas e têxtil. Companhias do setor terciário ficam em segundo lugar (26%), seguidas pelas do primário (5%).

(Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br).

O panorama apresentado pela notícia acima se justifica:

a) pelos incentivos fiscais e mão de obra barata oferecidos às indústrias no Brasil.

b) pelas baixas taxas de desemprego no país, o que atrai mais investidores.

c) pela menor presença de indústrias no Brasil, com menor concorrência.

d) pelo fato de o Brasil ser um país desindustrializado.

e) pelos históricos investimentos brasileiros em sistemas alternativos de transporte.

questão 2

Nas antigas sociedades agrárias, a ocupação agrícola chegou a representar quatro em cada cinco postos de trabalho. Com a passagem para a sociedade urbana e industrial, a partir do século 19, o emprego da mão de obra no setor secundário das economias (construção civil e manufatura) chegou a alcançar quase dois quintos do total da ocupação, especialmente nos países de industrialização madura.

E desde a segunda metade do século passado a nova transição da sociedade industrial aponta para a concentração dos postos de trabalho no setor terciário (serviços e comércio). Nas economias desenvolvidas, o setor de serviços responde por 83% do emprego da mão de obra [...].

(POCHMANN, M. O desafio do emprego no novo mundo dos serviços. Rede Brasil Atual, 15/08/2014. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br)

O esvaziamento progressivo da mão de obra do setor secundário mencionado pelo texto deve-se principalmente:

a) ao processo de constituição da revolução verde.

b) ao caráter especulativo do capital financeiro.

c) à queda da qualidade dos serviços manufatureiros.

d) à ampliação do desemprego estrutural nas indústrias.

e) à retração das leis trabalhistas nas fábricas.

questão 3

Tirinha sobre a linha de produção industrial
Tirinha sobre a linha de produção industrial

Na tirinha acima, faz-se referência a um modelo industrial que predominou por muito tempo no setor secundário da economia. Tal modelo representa:

a) a procura por conhecimento pelos trabalhadores

b) a produção em massa com trabalho alienado

c) a necessidade de conter os gastos nas fábricas

d) o estímulo à curiosidade nas linhas de montagem

e) a aglutinação dos trabalhadores em ideais revolucionários

questão 4

(UFSJ) Observe a imagem abaixo.

Carro da montadora Ford
Carro da montadora Ford

A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de- carro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012

Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport.

a) Estreita relação entre pesquisa e tecnologia e desconcentração industrial na produção de produtos globais.

b) Rígida padronização (estandartização) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes.

c) Produção baseada no modelo Jus in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fábricas.

d) Linha de produção fordista, com eliminação da terceirização na produção e na incorporação de mão de obra pouco qualificada de países em desenvolvimento.

respostas
Questão 1

O Brasil, assim como muitos países emergentes, apresenta uma grande carga de investimentos de empresas ligadas ao setor secundário, ou seja, às indústrias. Essa procura se deve ao fato de o país oferecer uma ampla e barata mão de obra, além de inúmeros incentivos fiscais, traduzidos, quase sempre, em isenções de impostos.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 2

A transição da concentração da população economicamente ativa do setor secundário para o terciário deve-se, principalmente, à substituição de parte dos empregados por maquinários mais eficientes, estimulando o chamado “desemprego estrutural”. Com isso, a consequência foi o processo de terciarização da economia, com mais empregos no setor de comércio e serviços.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 3

Na tirinha, há uma referência ao modelo de produção fordista, com a esteira guiando a linha de montagem, esta calcada na produção em massa e na alienação dos trabalhadores no que se refere à complexidade do processo de montagem e fabricação dos produtos.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 4

No texto, há evidências a respeito da descentralização industrial, em que um produto é produzido em fábricas localizadas em diferentes partes do mundo, o que só é possível graças aos avanços tecnológicos e à relação global de produção e consumo.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola