Topo
pesquisar

Exercícios sobre SIG

Exercícios de Geografia

O SIG (Sistema de Informações Geográficas) é um tema bastante recorrente em provas e vestibulares em virtude do seu uso cada vez mais frequente. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

(Unifei-SP – adaptada)

O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I.  O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.

II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.

III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.

IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.

b) VVVF.

c) FVVV.

d) VVVV.

questão 2

Explique o que significa a expressão “sensoriamento remoto” e destaque quais são as suas utilidades.

questão 3

A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta:

a) O uso de softwares e equipamentos tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento.

b) A aerofotogrametria pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento.

c) A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites.

d) O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre.

questão 4

Explique a importância das latitudes e das longitudes para os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

questão 5

(UFAM)

http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-Globo-Caminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que estão corretas:

I. O GPS é considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinação da posição de um ponto da superfície terrestre. É um termo em inglês que significa Global Positioning System.

II. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distâncias de um ponto para outro, em linha reta.

III. O GPS é um instrumento de orientação utilizado apenas em automóveis importados.

IV. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins bélicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicação obteve sucesso.

V. GPS é um sistema que se baseia na utilização de mapas e cartas milimetricamente representadas em um gráfico de escalas pequenas.

a) Apenas I e IV são corretas.

b) Apenas II e V são corretas.

c) Apenas I e III são corretas.

d) Apenas II e III são corretas.

e) Apenas IV e V são corretas

questão 6

A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e helicópteros. Essa prática enquadra-se nas características de:

a) Geoprocessamento

b) Sensoriamento Remoto

c) Enquadramento aéreo

d) Cartografia fotográfica

e) Mapeamento por imagens.

respostas
Questão 1

1. Falso – O GPS só permite a localização por aparelhos em pontos que há a cobertura de ondas de rádio transmitidas por torres instaladas em alguns pontos específicos.

2. Verdadeiro – Ao se visualizar um aparelho de GPS, é possível saber a altitude, longitude e a altitude em que a pessoa se encontra.

3. Verdadeiro – Através das imagens de satélite, podem ser fornecidos dados acerca da área de plantio e realizar previsões meteorológicas sobre o clima de uma determinada localidade, facilitando o planejamento na agricultura.

4. Verdadeiro – As imagens de satélite podem fornecer informações através de imagens que registram os índices de queimadas, bem como sobre o clima e áreas devastadas pela seca ou pelas chuvas.

Letra c

Voltar a questão
Questão 2

O sensoriamento remoto é a utilização de imagens digitais, sejam elas captadas por satélites ou por fotografias aéreas, para o estudo da superfície terrestre. Sua utilidade reside no tratamento quantitativo e qualitativo dessas imagens que propiciam a realização de estudos sobre elementos como as florestas, os biomas, o clima, a agricultura, as atividades humanas, entre outros.

Voltar a questão
Questão 3

a) Correta – o Geoprocessamento está diretamente vinculado à aparelhagem tecnológica informacional, de modo que o uso de softwares é extremamente necessário.

b) Correta – a aerofotogrametria consiste na produção de fotografias aéreas que podem ser utilizadas para a produção de mapas e cartas.

c) Incorreta – Também podem ser utilizadas fotografias aéreas e, inclusive, imagens terrestres.

d) Correta – um dos principais usos das ferramentas do Geoprocessamento é o militar.

Voltar a questão
Questão 4

As latitudes e longitudes são coordenadas geográficas utilizadas para a localização dos mais diversos pontos da Terra. Sua importância para os SIGs está na possibilidade de oferecer a localização de qualquer área a ser mapeada, bem como no fornecimento de informações para o GPS, que indica a posição de qualquer ponto e quaisquer coordenadas terrestres.

Voltar a questão
Questão 5

I. Verdadeiro – O GPS permite o monitoramento de qualquer ponto da superfície terrestre, sua sigla significa Global Positioning System que, em português, significa “Sistema de Posicionamento Global”.

II. Falso – O GPS permite o monitoramento de qualquer tipo de deslocamento, independente de sua trajetória ou distância.

III. Falso – O GPS é um acessório que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo ou até mesmo ser usado em mãos.

IV. Verdadeiro – A Guerra do Golfo foi um grande exemplo da dimensão militar dos Sistemas de Informações Geográficas, incluindo o GPS.

V. Falso – O GPS não se utiliza de cartas e mapas, mas de imagens de satélites.

Letra a.

Voltar a questão
Questão 6

Letra b - Sensoriamento Remoto

A aerofotogrametria enquadra-se nas características do Sensoriamento Remoto que consiste na utilização de ferramentas para a captação de imagens e informações da superfície terrestre.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
SIG
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola