Topo
pesquisar

Exercícios sobre teorias demográficas

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre teorias demográficas abordam as três principais concepções: o malthusianismo, o neomalthusianismo e a teoria reformista. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Charge sobre o crescimento populacional
Charge sobre o crescimento populacional

Retirado de: <Discurso Retórico>. Acesso em: 10/10/2014.

O conteúdo da charge acima se alinha a que tipo de teoria demográfica?

a) Neomalthusianismo, pois considera a pobreza como fruto da ausência de políticas de distribuição de remédios e de democratização da saúde.

b) Reformista, pois critica as desigualdades sociais em razão do preconceito das classes mais abastadas da sociedade.

c) Malthusianismo, por afirmar que as populações de elevada renda crescem em proporções menores do que as populações de baixa renda.

d) Reformista, por apregoar o direito das camadas mais pobres das estratificações sociais de terem acesso aos medicamentos anticoncepcionais.

e) Neomalthusianismo, por defender que as melhorias sociais manifestam-se a partir do controle do crescimento populacional por meio de métodos contraceptivos.

questão 2

Thomas R. Malthus (1766-1834) defendia a tese de que a população crescia em patamares superiores aos da produção de alimentos, o que causaria graves convulsões sociais em razão do excesso de pessoas no mundo. Como solução para esse problema, Malthus propôs:

a) a difusão de métodos de controle da natalidade, como medicamentos e acessórios que inibissem a natalidade.

b) o controle moral da população de baixa renda, que só deveria ter filhos caso pudesse sustentá-los.

c) a revolução na forma de produzir alimentos, que deveriam aumentar em termos quantitativos e qualitativos.

d) a distribuição de renda, de forma que as populações mais ricas, em minoria, deveriam ceder mais recursos para a maioria pobre.

e) a expansão de infraestruturas sociais, com melhorias também nos campos da saúde, educação e segurança.

questão 3

Crítica social presente na charge de Angeli
Crítica social presente na charge de Angeli

Disponível em: <Jornal GGN>. Acesso em: 10/10/2014.

No charge, de Angeli, temos a evidência da seguinte teoria demográfica:

a) Reformista ou marxista.

b) Neomalthusiana.

c) Ecomalthusiana.

d) Transição demográfica.

e) Malthusiana.

questão 4

(UNIFAL 2008)

“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”

Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.

A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.

I - O autor retrata as ideias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às ideias malthusianas.

II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.

III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.

Marque a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas I e III estão corretas.

respostas
Questão 1

A charge, em seu conteúdo, insinua que a causa de certas famílias viverem abaixo da linha da pobreza é o excesso de filho por mulher, ou seja, a elevada fecundidade. Com isso, o cartum aproxima-se dos ideais neomalthusianos, que admitem o uso de métodos contraceptivos para controle populacional.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão
Questão 2

Malthus, em virtude de sua filiação religiosa, era contrário ao uso de métodos contraceptivos e concebeu a ideia de “controle moral” da população. Segundo essa concepção, aqueles que não possuíssem condições de sustentar filhos não deveriam tê-los.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

Na charge, o autor critica as relações de desigualdade social, algo que, entre as teorias populacionais, apenas a concepção reformista o faz.

Alternativa correta: letra A

Voltar a questão
Questão 4

I – Falso – o autor não defende os ideais neomalthusianos, pois não defende o controle da natalidade como a resolução dos problemas demográficos.

II – Falso – o autor não propõe, em momento algum do texto, o uso de políticas natalistas.

III – Verdadeiro – o autor coloca que a melhoria das condições vida e da distribuição de renda seria o mais indicado para solucionar a questão relativa aos problemas demográficos.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola