Topo
pesquisar

Exercícios sobre Terceira Revolução Industrial

Exercícios de Geografia

A Terceira revolução industrial envolve a transformação e modernização das produções industriais, científicas e tecnológicas. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Com um piscar de olhos. Será assim que os donos dos óculos inteligentes do Google, o Glass, poderão tirar fotos a partir de agora. A empresa de internet lançou nesta terça-feira (17) uma atualização do sistema operacional do aparelho, o XE12, que passa a permitir a captação de imagens com um simples piscar de olhos.

Segundo o Google, a nova função é mais rápida do que registrar fotos com os óculos acionando o botão ao lado da haste dos óculos ou por controle de voz (basta falar 'ok glass, take a picture')”.

G1, 17/12/2013. Atualização faz Google Glass passar a tirar foto com piscar de olhos. Disponível em: <g1.globo.com>. Acesso em 20/12/2013.

O texto acima revela uma das faces da III Revolução Industrial, dentre as quais, podemos considerar:

I. O desenvolvimento dos meios eletrônicos como sistemas de transformação socioespacial;

II. A evolução dos meios de comunicação alastra-se de maneira igualitária por todo o mundo;

III. O vínculo intensificado entre Ciência, Tecnologia e mercado consumidor.

Dentre as alternativas acima, estão corretas:

a) I e II

b) II e III

c) I e III

d) I, II e III

questão 2

A partir das últimas décadas do século XX, uma nova etapa vem se consolidando na escalada dos donos dos meios de produção em direção à acumulação de capital. Trata-se da introdução dos recursos tecnológicos da informática no processo produtivo. […] Softwares computacionais desenvolvidos por empresas especializadas comandam máquinas de alta precisão e robôs, para que executem de maneira automática as tarefas antes realizadas por dezenas ou até mesmo centenas de operários, processo denominado de automação da produção industrial”.

Adaptado de BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2010. p.151.

O processo citado pelo autor do texto reverbera em uma série de consequências tanto no processo de produção industrial quanto na dinâmica socioeconômica e espacial, dentre as quais, NÃO podemos citar:

a) o processo de terciarização da economia, resultante da substituição dos trabalhadores por maquinários nos setores primário e secundário.

b) o processo de mecanização do campo, que contribuiu para a intensificação do êxodo rural e o crescimento acelerado das cidades.

c) a inserção do meio informacional na economia capitalista financeira através de novas descobertas científicas no campo dos transportes e da comunicação.

d) o aumento da alienação do trabalho graças à consolidação do sistema fordista de produção, favorecido pela proliferação de maquinários no campo produtivo.

questão 3

(UFC)

A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica fez surgir novos processos de produção e grandes mudanças nas relações de trabalho dentro das empresas capitalistas. A esse respeito, marque a alternativa correta.

a) As novas tecnologias favoreceram a informatização do processo produtivo e a ampliação do emprego de modo geral.

b) Surgiu o fordismo: conjunto de métodos para a produção em série, com os quais o operário produz mais em menos tempo.

c) O sistema de trabalho repetitivo foi ampliado e a especialização do operário torna-se fundamental.

d) Um método mais ágil e flexível foi desenvolvido e adaptado ao mercado que prioriza o controle de qualidade, conhecido por just-in-time.

e) A habilidade do trabalhador está restrita a uma única tarefa, favorecendo o aumento da produtividade, método conhecido como "taylorismo".

questão 4

(UEL-PR)

Essa união entre técnica e ciência vai dar-se sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência e à técnica, torna-se um mercado global. A ideia de ciência, a ideia de tecnologia e a ideia de mercado global devem ser encaradas conjuntamente e desse modo podem oferecer uma nova interpretação à questão ecológica, já que as mudanças que ocorrem na natureza também se subordinam a essa lógica.”

(SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 190.)

Sobre o assunto, é correto afirmar:

a) As mudanças que ocorrem na natureza independem do mercado, cuja influência se limita às produções humanas.

b) As transformações das diferentes paisagens do globo terrestre independem da ciência, da tecnologia e do mercado global.

c) Grande parte dos impactos ambientais está subordinada às relações existentes entre ciência, tecnologia e mercado global.

d) Para a exploração da natureza numa economia de mercado global, ciência e tecnologia são dispensáveis.

e) As mudanças que ocorrem no mercado global devem ser interpretadas pela subordinação deste à lógica da ecologia

respostas
Questão 1

I. Verdadeira – o texto enuncia o desenvolvimento de um tipo de tecnologia – os óculos digitais – elaborado como forma de alterar a dinâmica socioespacial.

II. Falso – os meios de comunicação e suas ferramentas de desenvolvimento não se alastram de forma igualitária por todo o mundo, atingindo primeiro alguns locais (países desenvolvidos) para depois chegar a outros.

III. Verdadeira – o caso exposto na notícia é um exemplo da relação entre pesquisas científicas que envolvem avanços tecnológicos e as transformações no mercado consumidor.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 2

a) Verdadeira – com a mecanização presente nos ramos industrial (secundário) e agropecuário extrativista (primário), há em curso um processo de transferência da mão de obra para o setor terciário da economia.

b) Verdadeira – a mecanização do campo, somada à industrialização das sociedades, contribui para a intensificação do processo de êxodo rural, que significa a migração em massa da população do campo para as cidades.

c) Verdadeira – a informatização da economia de mercado é algo recorrente, muito relacionada com o desenvolvimento da III Revolução Industrial, haja vista que a maior parte do dinheiro no mundo atual encontra-se na forma de bits de computador.

d) Falso – o sistema fordista, com os avanços da tecnologia da produção industrial, perdeu espaço para o Toyotismo, que visa à flexibilização do trabalho.

Voltar a questão
Questão 3

A III Revolução Industrial instituiu no mundo do trabalho uma mecanização mais acentuada, com a atuação do processo de automação, isto é, do funcionamento automático do sistema produtivo. Com isso, reduziu-se a oferta de emprego, diminuíram-se o espaço de atuação do fordismo e o seu sistema de trabalho repetitivo, além de ter sido elevada a flexibilização do trabalho com a implantação de medidas de adequação da produção à demanda do mercado por meio do sistema just in time.

Alternativa correta: letra D.

Voltar a questão
Questão 4

a) Falso – As mudanças manifestadas na natureza, de acordo com o texto, sofrem sim certa influência das relações de mercado.

b) Falso – As produções científicas, tecnológicas e mercadológicas exercem profundas transformações nas paisagens, como a exploração dos recursos naturais e o crescimento do campo e das cidades.

c) Verdadeiro – O crescimento desordenado dos sistemas de produção podem exercer interferências sobre a dinâmica ambiental.

d) Falso – As revoluções tecnológicas e os consequentes avanços em Ciência e Tecnologia podem exercer um importante papel na transformação do modo como o homem explora os recursos naturais existentes.

e) Falso – As transformações no campo do mercado não se baseiam nas condições ecológicas, e sim nas econômicas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola