Topo
pesquisar

Exercícios sobre o terremoto no Haiti

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre o terremoto no Haiti, é possível verificar o que você sabe sobre o abalo sísmico que agravou a situação já precária desse país da América Central. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

A respeito das características do Haiti, avalie as proposições a seguir.

I) Localizado na América Central, o Haiti possui mais de 10 milhões de habitantes.

II) Há vários anos a população haitiana está sob o comando de governos democráticos e abertos.

III) No passado, o Haiti foi colônia da França. Na atualidade, é uma república que foi fundada em 1804 por escravos.

IV) As questões sociais e econômicas do país tiveram sua gênese no terremoto de 2010, que provocou queda na qualidade de vida da população.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III.

b) I, II e III.

c) I, II e IV

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

questão 2

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o Haiti, provocando mais de 250 mil feridos, 1,5 milhão de desabrigados e mais de 200 mil mortes. Além desse terremoto, que outras ocorrências naturais agravaram ainda mais a situação da população haitiana?

a) Pouco tempo após o terremoto de 12 de janeiro de 2010, ocorreram outros abalos sísmicos de magnitudes acima de 5 na escala Richter.

b) A ocorrência de chuvas torrenciais e contínuas causaram alagamentos nas áreas já totalmente destruídas.

c) O desmatamento das áreas degradadas por pessoas que se aproveitaram da situação caótica do país.

d) O deslizamento de terras das áreas de relevo mais acentuado como consequência dos abalos sísmicos.

e) Após o terremoto de janeiro de 2010, o Haiti sofreu uma intensa seca prolongada que limitou a produção de alimentos.

questão 3

(PUC-PR) Leia o texto a seguir para responder à questão:

Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paraná

Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses terão a chance de recomeçar a vida em Cascavel, no oeste do Paraná. Eles vão trabalhar na ampliação do Hospital São Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).“Nós estamos felizes. Aqui é muito bom, a cidade é muito grande e se paga bem", disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no período em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e três refeições diárias.

Nós chegamos ilegalmente, mas agora está tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho", contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele não tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paraná, pretendem buscá-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitária e os problemas econômicos pioraram. A solução encontrada por muitos moradores foi abandonar o país e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condição de vida.

A situação é muito difícil. Depois do terremoto, o país está destruído e não tem trabalho", explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragédia.”

G1 Paraná, 30/01/2012.

O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:

a) Irmã Dulce.

b) Irmã Dorothy Stang.

c) Sérgio de Mello.

d) Padre Adelir Antônio de Carli.

e) Dra. Zilda Arns.

questão 4

Leia o trecho abaixo e responda à questão:

Terremoto no Haiti.

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Diversos edifícios desabaram, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.”

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e."O Terremoto no Haiti "; Brasil Escola.

O terremoto descrito no texto agravou intensamente o mais crítico problema da população haitiana:

a) As questões ambientais, como a poluição do ar.

b) Os conflitos pela posse da terra.

c) As questões sociais, como a miséria e a fome.

d) A contaminação das águas por indústrias.

e) A escassez de mão de obra trabalhadora.

respostas
Questão 1

Letra A

A alternativa II está incorreta, pois o Haiti é um país marcado por uma série de governos ditatoriais e golpes de Estado. A população haitiana presencia uma guerra civil, e muitos problemas socioeconômicos graves existem há várias décadas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Após o intenso e destruidor terremoto de 12 de janeiro de 2010, o território haitiano sofreu várias réplicas sismológicas após o terremoto principal. Alguns desses abalos foram de magnitude acima de 5, o que agravou ainda mais a tragédia ocorrida no país.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Foram confirmadas 21 mortes de brasileiros, sendo 18 militares e três civis. Entre eles, estava a médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, médica pediatra e sanitarista. Zilda tinha 73 anos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O Haiti é o país economicamente mais pobre da América. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,404 (baixo). Aproximadamente 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola