Topo
pesquisar

Exercícios sobre Terremotos

Exercícios de Geografia

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Terremotos e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueria e Francisco
questão 1

Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas:

a) Zonas de divergência

b) Epicentro

c) Deriva continental

d) Zonas de convergência

e) Escala Richter
 

questão 2

Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:

a) Chile e Peru

b) Uruguai e Paraguai

c) Brasil e Bolívia

d) Argentina e Paraguai

e) Chile e Haiti
 

questão 3

Quais as principais consequências dos terremotos?

questão 4

Os terremotos podem ser medidos de acordo com a magnitude e a intensidade. Caracterize esses dois critérios de medida dos terremotos.

questão 5

Explique o que são terremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.

respostas
Questão 1

a) Falso – Nas zonas de divergência ocorre o movimento de afastamento de uma placa tectônica em relação à outra

b) Falso – É ponto da superfície terrestre mais próximo ao centro de um abalo sísmico, ou seja, é o principal local que sofre com as vibrações do abalo.

c) Falso – Deriva continental é uma teoria que comprova que a crosta terrestre é uma camada rochosa descontinua, apresentando vários fragmentos, denominadas placas litosféricas ou placas tectônicas.               

d) Verdadeiro – O encontro de diferentes placas tectônicas ocorre em áreas denominadas zonas de convergência. Essas áreas apresentam instabilidade tectônica, sendo vulneráveis à ocorrência de terremotos.

e) Falso – É uma escala que mede a magnitude do terremoto. Foi desenvolvida pelo sismólogo estadunidense Charles F. Richter.

Voltar a questão
Questão 2

a) Verdadeiro – O Chile e o Peru são os países sul-americanos mais vulneráveis à ocorrência de terremotos, pois estão localizados em uma zona de convergência de placas tectônicas – entre as placas de Nazca e a Sul-America. Portanto, há o encontro entre essas duas placas diferentes, causando terremotos de elevada magnitude e intensidade nesses países.

b) Falso – O Uruguai e o Paraguai estão localizados em regiões de estabilidade sísmica, ou seja, não existe encontro de placas tectônicas próximos aos seus territórios.

c) Falso – A Bolívia é atingida por terremotos (em menores proporções que Chile e Peru) pois, está localizada próxima à borda da placa Sul-Americana. A ocorrência desse fenômeno no Brasil não é significativa, pois o país está localizado no centro da placa tectônica Sul-Americana, fato que proporciona uma estabilidade sísmica ao país.

d) Falso – A Argentina é atingida por terremotos devido a sua proximidade da borda da placa Sul-Americana, porém, os terremotos no país não são tão frequentes como no Peru e no Chil. O Paraguai, por sua vez, está localizado no centro da placa Sul-America, fato que proporciona poucos abalos sísmicos no país.

e) Falso – O Chile é um país sul-americano que é bastante atingido por terremotos, no entanto, o Haiti não é um país da América do Sul, e sim da América Central.

Voltar a questão
Questão 3

Os terremotos podem causar vibração do solo, abertura de falhas geológicas, deslizamentos de terra, tsunamis (ondas gigantes) e, até mesmo, alteração na rotação da Terra. Em locais habitados as consequências são ainda maiores: destruição de construções (causando um grande número de desabrigados), destruição de pontes, comprometimento da infraestrutura e mortes.

Voltar a questão
Questão 4

Magnitude – É a quantidade de energia liberada no foco do sismo, sendo media a partir de uma escala estabelecida pelo sismólogo estadunidense Charles Richter. A escala Richter começa no grau 1 e pode chegar à 12.

Intensidade – Consiste no grau de destruição promovido pelo terremoto na superfície terrestre. Sua intensidade é maior nos locais próximos ao epicentro, diminuindo conforme se distancia do epicentro. A escala de intensidade sísmica mais utilizada é a de Mercalli modificada, que varia de I (danos mínimos) a XII (danos máximos).
 

Voltar a questão
Questão 5

Os terremotos, também denominados sismos, são tremores bruscos na crosta terrestre, ou seja, intensas vibrações na superfície da Terra. Os terremotos são desencadeados por encontro de duas ou mais placas tectônicas diferentes, pois essas placas estão em constante movimentação, podendo formar áreas de convergência de placas (locais que elas se movimentam uma em direção a outra). O encontro de diferentes placas produz acúmulo de pressão e descarga de energia, provocando os terremotos. Esse fenômeno também pode ser formado através do desgaste das placas tectônicas, provocando falhas geológicas, esses sismos apresentam menor intensidade e magnitude. A atividade vulcânica também pode provocar terremotos.   

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola