Topo
pesquisar

Exercícios sobre tipos de clima

Exercícios de Geografia

Para resolver estes exercícios sobre tipos de clima, é necessário conhecer os elementos básicos das classificações climáticas e os fatores atmosféricos relacionados. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Willhelm Köppen (1846-1940), climatologista russo naturalizado alemão, foi o primeiro pesquisador a mapear todas as regiões climáticas do mundo e suas variações ao longo do ano, sendo considerado precursor da Meteorologia moderna [...].

MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.134.

Assinale, entre as alternativas a seguir, a que não apresenta um dos tipos climáticos do planeta de acordo com a classificação de Köppen:

a) Equatorial

b) Desértico

c) Subtropical

d) Litorâneo

e) Mediterrâneo

questão 2

Área de uma montanha, com clima típico
Área de uma montanha, com clima típico

A imagem acima retrata a paisagem de um ambiente típico do clima frio de montanha, que possui como uma de suas características:

a) o ambiente seco, com maior parte da umidade mantida em estado de fusão.

b) a relação inversa entre altitude e temperatura, com precipitações pluviais e nivais.

c) o elevado índice de precipitação, que ultrapassa os 1500 mm em alguns meses do ano.

d) a elevada amplitude térmica, com máximas de 20ºC e mínimas de -20ºC.

e) a localização quase sempre em áreas equatoriais favorável às grandes altitudes. 

questão 3

As savanas correspondem a vegetações arbustivas, com caules e galhos grossos e retorcidos, folhas grossas, raízes profundas e com adaptadas a ambiente secos, que não necessariamente são frios. Além das savanas africanas, existem algumas “versões” destas no Brasil (o Cerrado) e na Venezuela (os Lhanos).

O tipo climático onde é mais comum a presença das savanas e suas variações é:

a) equatorial

b) temperado

c) tropical

d) subtropical

e) semiárido

questão 4

(UFT)

“O que mais há na Terra é paisagem (...) Não faltam cores a esta paisagem (...) Tem épocas do ano em que o chão é verde, outras, amarelo, e depois castanho ou negro.”

(SARAMAGO, José. Levantando do chão. Caminho, Lisboa, 1979)

O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:

a) equatorial

b) tropical de altitude

c) subtropical

d) temperado

e) tropical litorâneo

respostas
Questão 1

Os tipos climáticos, segundo a classificação de Köppen, são: equatorial, tropical, subtropical, temperado, mediterrâneo, desértico, tropical semiárido, frio polar e frio de montanha. Não há, portanto, um clima “litorâneo”.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 2

O clima frio de montanha, em virtude das elevadas altitudes, apresenta baixíssimas temperaturas, que não ultrapassam os 15ºC no verão e mantêm-se, em boa parte do ano, próximas ou abaixo de 0ºC. As precipitações são baixas, apresentando-se em forma de chuvas em áreas mais baixas e em forma de neve nas regiões mais altas.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

As savanas são consideradas como um tipo de floresta tropical, pois se localiza nas áreas de clima tropical, onde existem duas estações bem definidas: um verão úmido e chuvoso e um inverno seco.

Alternativa correta: letra C.

Voltar a questão
Questão 4

Quando se fala em uma zona intertropical, refere-se a toda a faixa do globo localizada entre os dois trópicos. Como a maior parte do país situa-se acima do Trópico de Capricórnio, o território brasileiro se encaixa nessa definição, com climas típicos dessa região. Excetua-se, no entanto, a região sul do Brasil, caracterizada pelo clima subtropical, que sofre grande influência das massas de ar polares advindas do extremo sul.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola