Topo
pesquisar

Exercícios sobre tipos de erosão

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre tipos de erosão, é possível testar seus conhecimentos sobre as erosões classificadas em voçorocas, laminares, em sulcos, eólicas, fluviais e ravinas. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito

Que tem sido
Transcorrendo, transformando
Tempo e espaço navegando todos os sentidos

Pães de Açúcar, Corcovados
Fustigados pela chuva e pelo eterno vento
Água mole, pedra dura
Tanto bate que não restará nem pensamento”

(Tempo Rei – Gilberto Gil).

No trecho da música acima, Gilberto Gil expõe de maneira poética o conceito de intemperismo e fala sobre as transformações que o tempo atmosférico ocasiona na paisagem.

Quando o autor afirma que formações rochosas, como o Pão de Açúcar e o Monte Corcovado, são “Fustigados (…) pelo eterno vento”, a que tipo de erosão ele faz referência?

a) fluvial

b) voçoroca

c) eólica

d) laminar

e) glacial

questão 2

Veja a imagem a seguir:

O tipo de erosão ilustrado na imagem ocorre especialmente em áreas montanhosas, que possuem acentuada declividade. A que tipo de erosão refere-se a imagem?

a) laminar

b) por gravidade

c) marinha

d) glacial

e) em splash

questão 3

O mais importante agente dos processos erosivos é a água, seja em forma de chuva, seja por meio dos cursos d'água, como rios e córregos, ou até pelo gelo. No entanto, não apenas a água é responsável pela transformação do solo e do modelado terrestre. Existem outros agentes que participam ou realizam o processo de erosão.

Das alternativas a seguir, que tipo de erosão não é ocasionada pela água?

a) Erosão em splash

b) Erosão laminar

c) Erosão em sulcos

d) Erosão eólica

e) Ravina

questão 4

(UFAL – 2011)

A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,

I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.

II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.

III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.

IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água subsuperficiais por meio do fenômeno de piping.

São corretas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

questão 5

EROSÃO VOLTA A DESTRUIR E CONDENAR CASAS EM ARQUIPÉLAGO NO AMAPÁ
Fenômeno das 'Terras Caídas' é provocado pelo avanço do rio Amazonas.

Moradores falam em 15 novos desabamentos em vilas no Bailique.

As fortes chuvas que começaram a cair no Amapá estão deixando em alerta comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, a 180 quilômetros de Macapá. A erosão causada pela cheia do rio Amazonas está destruindo casas e passarelas construídas às margens do rio. Registros feitos por moradores da região mostram os prejuízos e riscos de desabamentos.”

G1 – Acessado em 20 jan 2017.

A erosão citada na notícia é do tipo:

a) Erosão por gravidade

b) Erosão laminar

c) Erosão fluvial

d) Erosão eólica

e) Erosão geológica

respostas
Questão 1

Letra C

A erosão eólica é ocasionada pela ação dos ventos, que vão de maneira lenta e contínua esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A erosão por gravidade ocorre quando, nos terrenos inclinados, as pequenas partículas e rochas “caem” das partes mais altas para as mais baixas. Quando há acentuada declividade do terreno, pode ocorrer a movimentação de massas de terra, fenômeno que pode ser intensificado pela saturação dos solos pela água das chuvas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

As erosões em splash, laminar, em sulcos e a ravina são subtipos de erosão pluvial, ocasionada pelas precipitações (chuvas). A erosão eólica, que é provocada pela ação dos ventos, é a única da lista que não tem como agente principal a água.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

As ravinas são um tipo de erosão de fácil identificação, pois ocorrem quando a água das chuvas vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno. Já a erosão laminar, como o próprio nome indica, ocorre como se fossem retiradas finas lâminas de solo em cada chuva, eliminado a sua cobertura superficial.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C

A erosão fluvial é caracterizada pelo desgaste provocado pelo leito dos rios quando eles se excedem e avançam sobre as margens ou quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola