Topo
pesquisar

Exercícios sobre Tipos de Industrialização

Exercícios de Geografia

A Industrialização da humanidade é caracterizada em três tipos ou fases principais: clássica, planificada e tardia. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Observe a figura abaixo:

Pessoas pobres andando pelas ruas de Paris, em 1858

A figura é uma representação da produção do espaço geográfico muito influenciada pela industrialização:

a) do tipo clássico, que propiciou uma grande quantidade de ornamentos urbanísticos e inspirou grandes pintores a retratarem a miséria do mundo, da qual a imagem acima é exemplar.

b) do tipo moderno, pois foi a primeira vez que a humanidade conheceu os avanços tecnológicos. A imagem denuncia aqueles que se recusaram a se inserir no novo modelo de produção e consumo.

c) do tipo clássico, que propiciou uma rápida urbanização das grandes capitais europeias que viram a maior parte de sua população padecer em moradias precárias e zonas insalubres, gerando uma grande massa de miseráveis, como os representados na imagem.

d) do tipo moderno que, assim como todas as demais formas de industrialização, gerou uma massa de desempregados, geralmente formados por pessoas de baixa instrução escolar e que não conseguiram se inserir no mercado de trabalho.

e) do tipo estrutural, que renovou todas as concepções urbanísticas mundiais e foi responsável pela expulsão de indigentes e maltrapilhos que ainda insistiam em morar em belas capitais como Paris.

questão 2

“Todo o sistema de produção e organização do espaço geográfico passou a ser definido pelo Estado [...]. O Estado determinava as metas a serem alcançadas e o tipo de produção de cada estabelecimento, realizava a distribuição e a comercialização dos produtos e investia em grandes obras de infraestrutura, como a canalização de rios, instalação de usinas de energia elétrica e ampliação do sistema ferroviário [...]. O objetivo era eliminar, ou diminuir ao máximo, a importação de equipamentos e matérias-primas industriais”.

(LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005.pp.68-69).

O texto se refere à:

a) Industrialização clássica.

b) Industrialização planificada.

c) Industrialização tardia.

d) Urbanização clássica.

e) Urbanização estatal.

questão 3

Enumere a segunda coluna a partir da primeira, relacionando os tipos de industrialização com as suas características.

Coluna 01

Coluna 02

(A) Industrialização Clássica

(B) Industrialização Planificada

(C) Industrialização Tardia

1. ( ) Todas as fábricas são estatais ou são coordenadas pelas ações do Estado;

2. (   ) Iniciou-se no século XVIII, em alguns  países da Europa;

3. (   ) Objetiva a mínima dependência em relação ao mercado externo;

4. ( ) É representativa do elevado grau de dependência econômica dos países que a adotaram;

5. (  ) Consolidou-se através da ação de empresas multinacionais;

6. (    ) É própria de países desenvolvidos;

7. (    ) É própria de países subdesenvolvidos;

8. (    ) Ocorreu em países socialistas.

questão 4

(FRB-BA)

O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvimento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão de obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o desenvolvimento do comércio, dos transportes e dos serviços.

(ANDRADE, M. C. Geografia econômica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 1998.).

A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvolvimento econômico. Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:

a) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente especializado.

b) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial que teve como principal base energética o petróleo.

c) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, pelo seu criador Henry Ford.

d) Os Tigres Asiáticos, países de industrialização tardia, se desenvolveram a partir de uma política agressiva, voltada para o mercado interno.

e) A reengenharia e o just in time são elementos da terceira fase da Revolução Industrial que teve seu modelo derivado do Toyotismo.

questão 5

(UERGS – com adaptações)

A industrialização clássica, iniciada na segunda metade do século XVIII, provocou uma série de transformações socioeconômicas no continente europeu, tais como:

a) retração do mercado – produção em larga escala.

b) transferência do centro econômico das áreas rurais para os centros urbanos – consolidação do capitalismo como sistema dominante.

c) aumento da intervenção do Estado nas atividades econômicas – afirmação da propriedade privada dos meios de produção.

d) relações de produção assalariada – fortalecimento das monarquias absolutistas.

e) padronização da produção – liberação de contingentes de mão de obra das zonas urbanas para as rurais.

respostas
Questão 1

A imagem da questão é representativa da cidade de Paris, no século XIX, valendo também para as grandes capitais que se industrializaram na época, algo até então restrito às grandes potências mundiais. Durante esse período, houve uma rápida e descontrolada urbanização, que agravou as condições de vida na cidade, o que foi intensificado pelos baixos salários e condições de trabalho precarizadas, além dos elevados índices de desemprego. Essa forma de industrialização foi denominada de clássica, pois foi a primeira a acontecer na história da humanidade. Portanto, o que se vê na figura é uma representação das contradições sociais provocadas pelo ordenamento industrial desse período.

A questão que melhor contempla esse raciocínio é a letra C.

Voltar a questão
Questão 2

O texto descreve as medidas tomadas pelo Estado soviético para industrializar a sua economia, até então de caráter puramente agrário. Tal configuração está ligada à Industrialização planificada.

Letra B.

Voltar a questão
Questão 3

1. (B) – o processo de controle estatal marcou os países de economia planificada ou socialista, que foram os responsáveis pela elaboração e implementação de industrialização planificada;

2. (A) – as nações capitalistas europeias desenvolvidas foram as primeiras a passarem pelo processo de industrialização, que, por isso, é chamada de Clássica;

3. (B) – a industrialização planificada, por ser comum aos países socialistas, visava à mínima dependência externa. Entende-se por “externa” a economia de países capitalistas;

4. (C) – os países subdesenvolvidos vivenciaram a chamada Industrialização Tardia, pois, em função de sua dependência econômica, demoraram muito tempo para se industrializarem;

5. (C) – a industrialização tardia ocorreu em países subdesenvolvidos e, em grande parte, foi realizada não a partir do desenvolvimento interno desses países, mas como base de suas aberturas ao capital estrangeiro, através da instalação de empresas multinacionais;

6. (A) – a industrialização clássica, por ter sido a primeira a acontecer, limitou-se a países desenvolvidos;

7. (C) – do mesmo modo, a industrialização tardia, por ser a última a ocorrer, vem sendo promovida em países subdesenvolvidos;

8. (B) – a industrialização planificada ocorreu apenas em países que adotaram o socialismo soviético, com o total controle das indústrias e da economia pelo Estado.

Voltar a questão
Questão 4

a) Incorreto – a especialização da produção não é característica do artesanato, pois o trabalhador, nessa forma de produção, cuida de praticamente todo o processo de confecção de seus produtos.

b) Incorreto – a matriz energética da I Revolução Industrial foi o carvão e não o petróleo.

c) Incorreto – a doutrina liberal esteve presente desde a primeira fase da Revolução Industrial e o seu criador foi, na verdade, Adam Smith.

d) Incorreto – a política de industrialização dos Tigres Asiáticos ocorreu através de sua abertura ao mercado externo, atendendo principalmente às suas exigências.

e) Correto – a Terceira Revolução Industrial teve como modo de produção predominante o Toyotismo, que teve como foco a adoção de medidas que flexibilizam a produção, dentre elas o just in time, que é a produção realizada a partir da demanda.

Voltar a questão
Questão 5

a) Incorreto – não houve uma retração do mercado, mas sim a sua máxima ampliação.

b) Correto – durante a industrialização clássica, o capitalismo consolidou-se como sistema dominante, provocando o êxodo rural na Europa, ou seja, a transferência da mão de obra do campo para as cidades.

c) Incorreto – na industrialização clássica apregoou-se a mínima intervenção do Estado na economia, política chamada de Liberalismo Econômico.

d) Incorreto – durante a industrialização clássica observou-se, na verdade, a queda da maioria dos regimes monárquicos e a consolidação da burguesia como centro de poder.

e) Incorreto – houve, de fato, uma padronização da produção, mas não ocorreu a transferência da mão de obra da cidade para o campo, e sim o processo inverso.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola