Topo
pesquisar

Exercícios sobre tipos de relevo

Exercícios de Geografia

Existem quatro tipos de relevo: cadeias de montanhas, planaltos, planícies e depressões. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Regiões que apresentam níveis muito elevados de altitude costumam apresentar climas mais frios, em função da menor pressão atmosférica existente nesse tipo de ambiente.

O tipo de relevo que registra a ocorrência dos fenômenos acima apresentados é:

a) Depressões relativas

b) Depressões absolutas

c) Planaltos

d) Cadeias de montanhas

e) Planícies

questão 2

Observe a imagem a seguir:

Visão aérea de um curso d'água em uma floresta equatorial

A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:

a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d'água, resultando na formação de meandros.

b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.

c) regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo.

d) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.

e) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

questão 3

Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta formas variadas. Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo.

Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. Por quê? Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre”.

VESENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.184.

a) Os desníveis superficiais que caracterizam o relevo ocorrem por dois tipos de processos que ocasionam a sua constante transformação. Cite-os.

b) Apresente uma ocorrência referente a cada um desses dois processos de transformação do relevo.

questão 4

Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.

b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.

d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.

respostas
Questão 1

O tipo de relevo que apresenta maiores altitudes, conforme descrito no enunciado da questão, é a Cadeia de montanhas.

Letra D.

Voltar a questão
Questão 2

A imagem apresentada é uma foto aérea da Floresta Amazônica, que naturalmente se encontra em uma região de planície. Nesse tipo de relevo, não há grandes declividades, o que não favorece o escoamento elevado dos cursos d'água, explicando a formação de meandros ao longo do leito dos rios, como no caso da imagem em questão.

Alternativa correta: Letra A.

Voltar a questão
Questão 3

a) As duas formas de transformação do relevo são pela ação dos processos endógenos e exógenos.

b) Para responder a essa questão, basta apresentar um exemplo de processo endógeno e um de processo exógeno de transformação do relevo.

Processos endógenos:

- Terremotos, falhamentos, vulcanismos, formação de dobramentos e outros processos relacionados com o tectonismo.

Processos exógenos:

- Erosão ou intemperismo, ambos elementos ocasionados pela ação dos ventos, das águas fluviais e pluviais, do clima e dos seres vivos.

Voltar a questão
Questão 4

a) Correta – Os planaltos são mais altos e mais acidentados que as planícies e menos do que as cadeias montanhosas. Os planaltos cristalinos são formados por rochas ígneas intrusivas e metamórficas, os sedimentares são compostos por rochas sedimentares e os basálticos, por rochas ígneas extrusivas.

b) Correta – As depressões são divididas em absolutas, quando em comparação ao nível do mar, e relativas, quando em comparação com a região próxima.

c) Incorreta – Nas planícies, os processos erosivos são proeminentes, a sedimentação e o acúmulo de sedimentos são constantes.

d) Correta – As cadeias de montanhas são consideradas formas de relevo geologicamente recentes, cuja formação ocorreu na era Cenozoica do período Terciário.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola