Topo
pesquisar

Exercícios sobre transição demográfica

Exercícios de Geografia

Estes exercícios sobre transição demográfica abordam temas referentes ao crescimento e ao envelhecimento das populações. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

“(…) A generalização da transição demográfica para um número crescente de países, independentemente de seu desenvolvimento econômico, vem reforçando a ideia da velocidade maior dessa transição quanto mais tarde ela se inicie. Não está suficientemente claro, no entanto, se a velocidade é maior ou se os patamares mais elevados das transições mais recentes resultam em reduções mais drásticas das taxas em curtos espaços de tempo”.

PATARRA, N. Transição demográfica: novas evidências, velhos desafios. Rev. Bras. Estudos Pop., Campinas, 11 (1), 1994, pp.27-40.

Se quanto mais tardia for a transição demográfica, conforme o comentário da autora do texto acima, mais acelerada ela ocorrerá, então podemos dizer que, no Brasil, esse processo é:

a) acelerado, pois a transição demográfica brasileira iniciou-se nos últimos dez anos.

b) lento, pois a evolução do crescimento da população brasileira vem desde tempos coloniais.

c) acelerado, pois o Brasil ainda se encontra em uma fase preliminar desse processo, indicando seu início recente.

d) lento, pois a população brasileira já é considerada idosa, o que indica a desaceleração nas mudanças etárias.

e) acelerado, pois o ritmo de crescimento populacional do país é cada vez mais intenso com o passar dos anos.

questão 2

“Brasil discute nesta semana com ministros de países do Brics – grupo de países emergentes integrado pela Rússia, Índia, China e África do Sul – como conter a aceleração do envelhecimento da população, entre outros assuntos. Para o subsecretário da Política de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, o país não está sabendo construir barreiras para conter o problema, também enfrentado pelos chineses”.

DINIZ, F. País discute com Brics como conter avanço do envelhecimento. Portal Terra, 10 fev. 2015. Disponível em: http://economia.terra.com.br. Acesso em: 05 jun. 2015.

O principal objetivo em conter o envelhecimento demográfico em um país é:

a) a elevação das taxas de desemprego

b) a redução dos gastos previdenciários

c) o controle dos índices de pobreza

d) o aumento da esperança de vida

e) a redução da “explosão demográfica”

questão 3

A transição demográfica indica as mudanças no crescimento da população de um determinado local por meio da alteração no equilíbrio entre natalidade e mortalidade. Essa dinâmica também reverbera em mudanças na composição do perfil etário, de modo que podemos dizer que a pirâmide populacional de um país, durante uma fase avançada desse processo, apresenta um formato:

a) triangular, graças à elevação dos índices nominais de natalidade

b) disforme, pois não é possível prever os resultados em termos etários

c) triangular inverso, com o número desproporcionalmente alto de idosos

d) quadrado, com pouca diferença numérica entre idosos e jovens

e) oval, com um maior alargamento nos índices da população adulta

questão 4

(UERJ 2012 – Exame discursivo)

No gráfico abaixo, representa-se o processo de transição demográfica, vivenciado, de forma diferente, nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos.

Gráfico da transição demográfica
Gráfico da transição demográfica

Identifique, a partir do gráfico, uma fase em que há reduzido índice de crescimento vegetativo e outra em que ocorre a elevação desse índice.

Em seguida, apresente dois fatores que justificam, em países subdesenvolvidos, a queda da mortalidade na fase 2.

respostas
Questão 1

A transição demográfica no Brasil, ou seja, as mudanças nos patamares de natalidade e mortalidade em fases cíclicas, é considerada recente, pois somente a partir de meados do século XX houve uma maior queda na taxa de mortalidade em razão da elevação da expectativa de vida, fase inicial do processo em questão. Portanto, de acordo com o raciocínio apresentado, podemos dizer que a transição demográfica brasileira é acelerada, pois ainda estamos vivenciando a fase de envelhecimento da população na fase “adulta”, indicando a sua manifestação recente.

Alternativa correta: letra C

Voltar a questão
Questão 2

O envelhecimento demográfico, fase avançada da transição populacional, é considerado um problema em razão da redução da PEA (População Economicamente Ativa) e a maior oneração do Estado diante dos gastos com previdência social, em face de uma menor arrecadação.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão
Questão 3

A transição demográfica, em sua fase avançada, resulta em um envelhecimento demográfico. Mas isso não quer dizer que a população idosa seja maioria, mas apenas que há uma proporção muito grande entre idosos e jovens, de modo a sobrecarregar a população ativa.

Nesse caso, a pirâmide etária tende a apresentar um número de idosos muito próximo ou igual ao número de jovens, dando a ela uma aparência mais quadrada.

Alternativa correta: letra D

Voltar a questão
Questão 4

O crescimento vegetativo corresponde à diferença entre as taxa de natalidade e a taxa de mortalidade e, obviamente, será menor quando a diferença desse primeiro dado para o segundo for pequena. Isso ocorre nas fases 1 e 4 indicadas pelo gráfico, quando os dados encontram-se no mesmo patamar. O crescimento vegetativo é mais elevado na fase 2, quando a curva da taxa de natalidade no gráfico apresenta-se muito acima da curva da mortalidade.

A queda da mortalidade nos países subdesenvolvidos, mesmo que de forma tardia, ocorre pela evolução das condições de higiene, saúde e alimentação, incluindo avanços em saneamento básico e políticas sociais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola