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Exercícios sobre Transportes

Exercícios de Geografia

Os exercícios sobre transportes incluem questões sobre o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, urbano, entre outros. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
questão 1

Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, considere as afirmações a seguir:

I. Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte.

II. Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior.

III. Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.

As proposições acima representam, respectivamente, as descrições dos transportes:

a) rodoviário, ferroviário e hidroviário

b) ferroviário, rodoviário e aéreo

c) marítimo, pluvial e aéreo

d) aéreo, manual e hidroviário

e) rodoviário, aéreo e ferroviário. 

questão 2

 “O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados […]. A insatisfação da população com o transporte coletivo nas cidades brasileiras, no entanto, não é uma questão recente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadas como “péssimas ou ruins” ultrapassando os 60%”.

(Disponível em: brasilescola.com)

Assinale a alternativa que indica um dos principais elementos responsáveis pelos problemas do transporte público no Brasil.

a) Ausência de veículos particulares para a população.

b) Crescimento das cidades menor que o do campo.

c) Barateamento das passagens, elevando a procura e diminuindo os serviços.

d) Crescimento desordenado urbano sem um acompanhamento em infraestrutura.

e) Federalização do transporte coletivo pela Constituição de 1988. 

questão 3

As ferrovias são frequentemente indicadas como a melhor opção para o escoamento de cargas e, até mesmo, de pessoas em todo o território nacional. Entre as vantagens que esse tipo de transporte oferece para o país, podemos assinalar, EXCETO:

a) Baixo custos de manutenção e consumo.

b) Participação no deslocamento de todo o percurso da mercadoria a ser entregue.

c) Desafogamento do trânsito nas rodovias.

d) Melhorias na relação entre cargas transportadas e combustível consumido.

e) Menor quantidade estatística de acidentes e perdas de carga. 

questão 4

(ENEM-2012)

A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.

b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.

c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.

d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

respostas
Questão 1

I. O meio de transporte utilizado preferencialmente para pequenas e médias distâncias, tendo um custo maior com a manutenção das vias e com o consumo de combustível, é o transporte rodoviário.

II. O transporte aéreo envolve grandes distâncias e apresenta uma maior velocidade, apresentando custos médios mais elevados que as demais formas de transporte.

III. Com altos custos na implementação viária, mas com baixos valores para a sua manutenção, o transporte ferroviário é recomendado para integração local em países de elevadas dimensões territoriais, como o Brasil, transportando pessoas e cargas.

Alternativa correta: letra E. 

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Questão 2

a) Falso – a ausência de veículos para a população não é a causa dos problemas do transporte público, afinal, mesmo com o aumento exponencial das frotas de carros nas ruas nos últimos anos, os problemas no transporte coletivo permanecem os mesmos.

b) Falso – O crescimento das cidades é, na verdade, maior do que o do campo, o que contribui para a elevação dos problemas urbanos, entre eles, o transporte.

c) Falso – Nos últimos anos, a tendência sempre foi o aumento das passagens, e não a diminuição.

d) Verdadeiro – A partir da segunda metade do século XX, a urbanização tardia do Brasil intensificou as aglomerações urbanas, resultando no crescimento desordenado das cidades, o que não foi acompanhado por investimentos públicos em infraestruturas básicas, das quais o transporte público inclui-se.

e) Falso – A Constituição de 1988 oficializou a municipalização do transporte coletivo, e não a federalização. 

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Questão 3

a) Verdadeiro – O transporte ferroviário, apesar do alto custo na implementação, possui a sua manutenção e consumo a preços viáveis.

b) Falso – Os trens quase sempre não participam de todo o escoamento de carga, pois só podem fazê-lo até as estações, havendo uma dependência de outros transportes nas etapas de carga e descarga dos produtos.

c) Verdadeiro – Ao elevar o deslocamento de cargas e pessoas pelas ferrovias, diminui-se o número de veículos pesados nas rodovias.

d) Verdadeiro – Um trem transporta, em média, 120 toneladas de carga por quilômetro com apenas um litro de óleo diesel, enquanto um caminhão consegue transportar apenas 30 toneladas de carga por quilômetro com essa mesma quantidade de combustível.

e) Verdadeiro – Estatisticamente, os acidentes com perda de carga em trens são menores do que com outros tipos de transporte, como o rodoviário. 

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Questão 4

O problema nos portos brasileiros, relacionado com sua ineficiência estrutural, é um dos principais problemas que atingem as exportações brasileiras. Essa questão afeta principalmente os produtos agrícolas, que necessitam mais do transporte hidroviário para o escoamento de suas produções para o mercado estrangeiro.

Alternativa correta: letra C.

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