Topo
pesquisar

Exercícios sobre artigos definidos e indefinidos

Exercícios de Gramática

Com estes exercícios sobre artigos, você pode testar seus conhecimentos sobre a classe de palavras que tem a função de (in)determinar os sujeitos do discurso. Publicado por: Luciana Kuchenbecker Araújo
questão 1

(Fuvest/2000) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:

a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.

b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.

c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.

d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela

maledicência.

e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

questão 2

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: artigo indefinido feminino no plural, artigo definido feminino no singular, artigo indefinido masculino no singular, artigo definido feminino no plural.

a) As meninas mais bonitas da rua são uma tal de Gabriele, uma menina loira que mora uns três quilômetros daqui e a Luciene, uma morena que mora em uma casa cinza.

b) Hoje fizemos a reunião de pais e entregamos as provas bimestrais e uns informativos sobre a semana pedagógica, na qual faremos uma gincana.

c) Há um mercado a 200 m daqui, caso as senhoras queiram comprar uns pães de queijo para receber o padre.

d) Sei que umas pessoas desaprovarão a minha atitude, mas sei também que um ou outro ficará do meu lado até que as coisas se resolvam.

e) Os armários da cozinha sofreram apenas uns arranhões, mas as cadeiras de uma das salas de jantar ficaram bastante danificadas.

questão 3

Marque a única alternativa cujo período apresenta apenas artigos indefinidos:

a) David disse que a sala de jantar é um ambiente agradável e um lugar bastante aconchegante.

b) Ana Maria é uma profissional especialista na área de ciências biológicas e adora visitar a Chapada Diamantina para realizar as suas pesquisas.

c) Gustavo é o pai mais zeloso que já conheci e também um excelente marido.

d) Dê-me apenas mais uma chance, pois tive uma semana bastante difícil.

e) Passe-me o sal, a pimenta e o azeite, por favor.

questão 4

Marque a única alternativa em que há erro quanto ao emprego do artigo:

a) Nem todas as opiniões são valiosas.

b) Disse que conheceu o homem mais lindo do mundo.

c) Leu todas as obras de Machado de Assis.

d) Andou por toda as ruas de Portugal.

e) Todas as alternativas estão corretas.

respostas
Questão 1

Letra D: Uma das funções dos artigos definidos é particularizar os sujeitos, individualizando-os. No trecho de Eça de Queiroz, fica claro que o uso dos artigos definidos gera o efeito de sentido de que as duas irmãs realizavam especialmente determinadas ações: “as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas...”.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D: Sei que umas (artigo indefinido feminino no plural) pessoas desaprovarão a (artigo definido feminino no singular) minha atitude, mas sei também que um (artigo indefinido masculino no singular) ou outro ficará do meu lado até que as (artigo definido feminino no plural) coisas se resolvam.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. Na alternativa “D”, temos dois artigos femininos no singular (uma): Dê-me apenas mais uma chance, pois tive uma semana bastante difícil.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D: Em todas as alternativas, o emprego dos artigos está correto.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola