Topo
pesquisar

Exercícios sobre erros de português

Exercícios de Gramática

Estes exercícios sobre erros de português exploram os principais desvios gramaticais encontrados nos textos escritos. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Assinale a única alternativa em que o emprego do pronome “onde” está adequado:

a) Na atual situação financeira do Brasil, onde a crise predomina e a insegurança aumenta, é preciso ter cautela antes de contrair dívidas.

b) Os casos de homofobia, onde os homossexuais são agredidos verbal e fisicamente, devem ser exemplarmente punidos.

c) Nos países onde o índice de desenvolvimento humano é menor, a população padece com os mais graves problemas sociais, entre eles a falta de saneamento básico e de educação pública de qualidade.

d) A criança começou a frequentar a escola agora. Essa é uma fase maravilhosa, onde os pequenos começam a relacionar-se com pessoas diferentes e a descobrir a vida.

questão 2

Estão corretas, sobre o uso do pronome “mesmo”, as seguintes proposições:

I. Em virtude de seu mau comportamento, o aluno foi afastado da escola por três dias. O mesmo deverá retornar na data estabelecida acompanhado por seus pais ou responsáveis.

II. Os alunos não foram bem nos exames finais porque os mesmos não estudaram o suficiente.

III. Mesmo que algumas pessoas não sejam gentis no trânsito, é preciso que façamos nossa parte.

IV. Ao mesmo tempo em que é importante discutir, também é importante apresentar soluções viáveis para que o problema seja resolvido.

V. A escola pública muitas vezes está no mesmo nível das escolas privadas.

a) I e II.

b) III, IV e V.

c) II, III e V.

d) I, III, IV e V.

e) Todas estão corretas.

questão 3

O verbo “lembrar” apresenta algumas peculiaridades: ele pode ser transitivo direto, transitivo indireto e também ser os dois ao mesmo tempo. Isso significa que, para saber se o verbo exige ou não complemento, é preciso ficar atento ao contexto. De posse dessas informações, assinale a alternativa incorreta:

a) Lembrou-se de que havia muitas contas vencidas e voltou em casa para pegá-las.

b) Sua beleza lembra Sophia Loren.

c) O funcionário recebeu uma advertência lembrando-o da importância da boa convivência no ambiente de trabalho.

d) Essa moça lembra de alguém, mas não sei quem exatamente.

e) Jonas lembrou-se de que era o aniversário da namorada e foi ao shopping comprar presentes para ela.

questão 4

Sobre os falsos sinônimos, estão corretas as seguintes preposições:

I. Os deputados aprovaram um projeto de lei polêmico, pois seu conteúdo vai de encontro aos interesses dos aposentados e pensionistas.

II. Em princípio eu quis ser jornalista, mas depois optei por estudar Design Gráfico na univesidade.

III. A princípio acreditávamos que seria possível a recuperação do nosso time no campeonato.

IV. Nós nos conhecemos há bastante tempo, mas até hoje não sei aonde você mora.

V. Em vez de ir ao teatro, fui ao cinema com meu namorado.

a) I, III e V.

b) II e IV.

c) I, II e IV.

d) IV e V.

e) III e IV.

respostas
Questão 1

Alternativa “c”. O pronome “onde” deve ser empregado quando se referir a lugar. Fora desse contexto, deve-se utilizar pronomes relativos, como “no qual”, “em que” e suas variações. Veja as correções: a) Na atual situação financeira do Brasil, na qual a crise predomina e a insegurança aumenta, é preciso ter cautela antes de contrair dívidas. b) Os casos de homofobia, nos quais os homossexuais são agredidos verbal e fisicamente, devem ser exemplarmente punidos. d) A criança começou a frequentar a escola agora. Essa é uma fase maravilhosa, em que os pequenos começam a relacionar-se com pessoas diferentes e a descobrir a vida.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “b”. O pronome mesmo não deve ser empregado como pronome pessoal, devendo ser utilizado apenas como pronome demonstrativo, substantivo ou adjetivo. Veja as correções: I. Em virtude de seu mau comportamento, o aluno foi afastado da escola por três dias. Ele deverá retornar na data estabelecida acompanhado por seus pais ou responsáveis. II. Os alunos não foram bem nos exames finais porque eles não estudaram o suficiente.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”. Quando for empregado com o sentido de “semelhança”, “similaridade”, o verbo “lembrar” não exigirá preposição: Essa moça lembra alguém, mas não sei quem exatamente.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Correção da proposição II: A princípio eu quis ser jornalista, mas depois optei por estudar Design Gráfico na univesidade. A princípio significa “algo que está no início”, “antes de mais nada”, “antes de tudo”, “antes de qualquer coisa”. Em princípio significa “de modo geral”, “teoricamente”. Correção da proposição IV: Nós nos conhecemos há bastante tempo, mas até hoje não sei onde você mora. Aonde significa “a que lugar” e expressa ideia de movimento, lugar para o qual se vai. Onde significa “em que lugar”, isto é, expressa ideia de lugar fixo. Morar remete à residência, casa, isto é, um lugar fixo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola