Exercícios sobre a linguagem publicitária

Resolver exercícios sobre a linguagem publicitária aprimorará as suas habilidades de interpretação de texto. Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco
Questão 1

ENEM (2010)

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:

A) influenciar o comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

B) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

C) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

D) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

E) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

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Letras A)

O objetivo principal dos textos publicitários é influenciar o comportamento do leitor para convencê-lo a comprar um determinado produto ou ideia.

Questão 2

ENEM

O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas:

A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.

B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.

C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.

D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.

E) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.

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Resposta

Letra D)

Os textos verbais e não verbais fazem referência direta às vias respiratórias, que podem ser prejudicadas pelas substâncias tóxicas do cigarro; logo, a alternativa correta é a letra D.

Questão 3

Disponível em: G1.Globo. Acesso em: 26 jan. 2016.

Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que:

A) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão.

B) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas.

C) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.

D) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar os leitores em propagandas.

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Letra B)

Os textos publicitários utilizam recursos verbais e não verbais para influenciar os leitores/consumidores. No texto em questão, a tentativa de reproduzir o acidente tem como finalidade mostrar como pode ser fatal a combinação entre álcool e direção, sensibilizando, assim, principalmente, os motoristas.

Questão 4

O slogan de uma marca é responsável por transmitir, em poucas palavras, todo o conceito da empresa. A Coca-Cola, marca de refrigerante reconhecida mundialmente, tem um marcante slogan “Viva o lado coca-cola da vida”. Esse slogan foi veiculado entre 2006 e 2009 e, hoje em dia, ainda é referenciado nos anúncios da empresa. Analisando as imagens apresentadas anteriormente e o slogan em questão, podemos afirmar que:

A) o slogan não procura representar um estado eufórico.

B) o slogan não manipula o consumidor.

C) o slogan efetua-se por um verbo no imperativo (viva), o qual supõe uma perspectiva futura para o sujeito efetivar essa vivência.

D) o verbo viver, no modo imperativo, não faz o consumidor se incluir na mensagem, o que prejudica o objetivo do anúncio: influenciar o leitor.

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Resposta

Letra C)

A principal função de um anúncio publicitário é influenciar seus leitores/consumidores. Tendo isso em vista, se procurarmos identificar qual termo/sintagma do slogan é responsável por esse tipo de interação com o público, teremos a palavra “viva”. Logo, a letra C) é a alternativa correta, pois afirma que o verbo “viva” no modo imperativo induz o consumidor a determinada perspectiva futura.

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