Topo
pesquisar

Exercícios sobre partícula apassivadora

Exercícios de Gramática

O pronome “se” recebe a função de partícula apassivadora mediante o uso de verbos classificados como transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
questão 1

Leia, analise e reflita alguns instantes acerca do enunciado linguístico que segue e responda às questões propostas abaixo:

Aluga-se quitinetes, todas situadas à beira-mar.

a)Tendo em vista que tal enunciado se encontra demarcado na voz passiva sintética, seria possível mudá-lo para a voz passiva analítica?  Se sim, opere essa transformação.

b) Ao realizar esse procedimento, o que você pôde perceber que mudou? 

c) Partindo desse pressuposto, como se dá a classificação do pronome “se”?

questão 2

(Fuvest) Indique a alternativa correta:

a – (  ) Tratavam-se de questões fundamentais.
b – (  ) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c – (   ) Precisam-se de datilógrafas.
d – (   ) Reformam-se ternos.
e – (    ) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

questão 3

(PUCCamp-SP) Assinale a concordância errada:

a) Ali se vendia pão e outras provisões.
b) Era meio-dia e meia.
c) Na exposição vendeu-se oito cavalos árabes.
d) Crime de leso-patriotismo.
e) Os soldados ficaram alerta.

questão 4

Acerca dos dois enunciados linguísticos que seguem, sua tarefa será de analisá-los, tendo em vista a concordância verbal neles manifestada, e, a seguir, registrar suas opiniões sobre a percepção que obteve.

Aluga-se apartamentorecém-construído.

Alugam-se casaspara temporada.

respostas
Questão 1

a) Sim, haja vista que o enunciado, uma vez passado para a voz passiva analítica, resultaria em: Quitinetes são alugadas, todas situadas à beira-mar.

b) Tornou-se perceptível a mudança da forma verbal, pois, para concordar com o sujeito “quitinetes”, o verbo, antes expresso no singular, flexionou-se para o plural (alugadas).

c) Após os procedimentos realizados, a constatação a que devemos chegar se define, em primeira instância, pelo fato de que o verbo (aluga) se classifica como transitivo direto, e assim se classificando, torna-se passível de ser transformado na voz passiva analítica (como ocorreu). Nesse sentido, observa-se que o enunciado necessita de uma retificação, haja vista a necessidade de o verbo concordar com o sujeito, ou seja: Alugam-se quitinetes à beira-mar, no qual o pronome “se” se classifica como partícula apassivadora.

Voltar a questão
Questão 2

Temos que a alternativa que se adéqua ao enunciado do exercício se demarca pela letra “D”, visto que por se tratar de um verbo transitivo direto (reformar), este permite que a oração seja transformada na voz passiva analítica (ternos são reformados), fato esse que justifica a concordância entre o verbo e o sujeito, expressa no próprio enunciado.

Voltar a questão
Questão 3

Afirma-se ser a alternativa condizente com o que postula o enunciado da questão a demarcada pela letra “C”, haja vista ser necessária a concordância do verbo com o sujeito, pois se trata de uma partícula apassivadora, ou seja: na exposição venderam-se oito cavalos árabes.

Voltar a questão
Questão 4

Ao analisá-los, constatamos que a concordância verbal se manifesta de acordo com o que postula o padrão formal da linguagem, haja vista que no primeiro enunciado o sujeito se apresenta no singular, razão pela qual o verbo também assim se demarca. Já no segundo, o verbo se manifesta no plural, razão pela qual o verbo com ele concorda. Nesse sentido, em se tratando de tais aspectos, cabe ressaltar que o verbo em questão se classifica como transitivo direto – o que permite que ambos os enunciados sejam transformados na voz passiva analítica: apartamento recém-construído é alugado/ casas são alugadas para temporada.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola