Topo
pesquisar

Exercícios sobre verbos defectivos

Exercícios de Gramática

Alguns verbos da língua portuguesa são considerados irregulares. Resolva os exercícios sobre verbos defectivos e saiba mais sobre essa particularidade gramatical. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:

a) abolir.

b) colorir. 

c) extorquir.

d) falir. 

e) exprimir.

questão 2

Sobre os verbos defectivos podemos afirmar, exceto:

a) Defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas, fenômeno que acontece com os verbos colorir, precaver, reaver, entre outros.

b) O verbo pode ser considerado defectivo por várias razões, entre as quais a eufonia e a significação.

c) A defectividade de certos verbos não está relacionada com as bases morfológicas, mas devido ao uso e à norma vigente em certos momentos da história da língua.

d) Os verbos chamados impessoais também são considerados defectivos, apesar de não se referirem a um sujeito, e são empregados na terceira pessoa do singular. No sentido figurado, os verbos impessoais são conjugados em quaisquer pessoas.

e) Nos verbos defectivos faltam a primeira pessoa do singular do presente do indicativo e as formas derivadas dela, ou seja, todo o presente do subjuntivo e o imperativo negativo, além de você, nós e vocês do imperativo afirmativo.

questão 3

Sobre verbos irregulares, indique a sequência correta:

I. Tipos de verbos que não seguem os paradigmas das conjugações, apresentam variações de forma nos radicais ou nas desinências.

II. Tipos de verbos que não possuem conjugação completa, ou seja, deixam de ser flexionados em algumas formas. Geralmente são assim classificados por conta da eufonia e da significação.

III. Tipos de verbos que apresentam mais de uma forma para determinada flexão. O fenômeno costuma acontecer no particípio, no qual surgem formas irregulares, também chamadas curtas ou breves.

a) verbos abundantes, verbos defectivos e verbos anômalos.

b) verbos defectivos, verbos abundantes e verbos anômalos.

c) verbos anômalos, verbos abundantes e verbos defectivos

d) verbos anômalos, verbos defectivos e verbos abundantes.

questão 4

São exemplos de verbos defectivos:

a) precaver, abolir, adequar, demolir.

b) latir, miar, relinchar.

c) limpar, aceitar, enxugar, expulsar.

d) anoitecer, amanhecer, chover, nevar.

respostas
Questão 1

Alternativa “e”. O verbo “exprimir” não é considerado defectivo, pois apresenta todas as conjugações.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “d”. Os verbos impessoais não podem ser classificados como verbos defectivos, pois diferentemente do que acontece com os verbos que apresentam deficiência em sua conjugação em razão de critérios como a eufonia e a significação, os verbos impessoais não possuem sujeito. Por não terem com quem concordar, ficam, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular, com exceção do verbo ser.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “d”.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. Os verbos precaver, abolir, adequar e demolir são classificados como defectivos porque não são conjugados em todas as formas. Vale lembrar que os verbos defectivos são conjugados normalmente no pretérito e no futuro.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola