Exercícios sobre colonização espanhola

A colonização espanhola na América foi marcada pela extrema violência empregada sobre as civilizações nativas. Teste seus conhecimentos sobre o período. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(Fuvest) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a)      desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

b)      contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.

c)      eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.

d)     dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.

e)      impôs o domínio político e econômico dos criollos.

Ver resposta
Resposta

letra d. A colonização espanhola foi caracterizada pela grande violência contras as populações indígenas e pela instauração de métodos de organização agrária distintos dos que eram praticados pelas populações nativas. O Estado obteve grandes lucros com a economia mercantil, estimulando a economia da metrópole e a manutenção do monopólio comercial.

Questão 2

Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:

a)      Sobre os incas, na região andina.

b)      Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.

c)      Sobre os maias, na região amazônica.

d)     Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

Ver resposta
Resposta

letra b. As expedições de Hernán Cortéz contra os astecas na região onde hoje se localiza o México foram marcadas pela extrema violência e brutalidade contra as populações nativas.

Questão 3

Explique sucintamente os motivos que levaram os espanhóis a subjugarem as civilizações pré-colombianas, mesmo sendo numericamente inferiores.

Ver resposta
Resposta

A extrema violência empregada pelos espanhóis aos povos nativos americanos foi marcada pelo uso de potentes armas de fogo que eram desconhecidas por estas civilizações, além da utilização dos cavalos, animais desconhecidos em terras americanas naquela época. Havia ainda a propagação de doenças que matavam rapidamente os nativos quando entravam em contato com os espanhóis, já que eles desconheciam as doenças e não tinham imunidade a elas. Por fim, podemos citar o fato de os espanhóis utilizarem uma tática de divisão entre os povos indígenas, incentivando confrontos decorrentes de conflitos já existentes, o que os enfraqueciam perante os espanhóis.

Questão 4

(FEI-SP) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

a)      cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.

b)      a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.

c)      a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.

d)     a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.

e)      a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.

Ver resposta
Resposta

letra d. No caso português, a agricultura da cana de açúcar foi a principal atividade econômica em sua colônia americana por não haver descoberto metais preciosos no início da conquista. Ao contrário, os espanhóis souberam desde o início da existência e localização de metais preciosos em terras americanas, principalmente pelo uso que os nativos da América central e dos Andes faziam destes metais.

Assista às nossas videoaulas


Leia o artigo