Topo
pesquisar

Exercícios sobre as Guerras Guaraníticas

Exercícios de História do Brasil

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Guerras Guaraníticas e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Tendo o Tratado de Tordesilhas como referência, aponte algumas das importantes ações que marcaram o processo de ocupação da região sul do Brasil.

questão 2

De que modo a assinatura do Tratado de Madri (1750) prejudicou os interesses dos jesuítas da região dos Sete Povos?

questão 3

Cite os principais eventos que marcaram o desenvolvimento das Guerras Guaraníticas.

questão 4

Mediante a deflagração dessa revolta, qual medida foi instituída pelo ministro Marquês de Pombal?

questão 5

– (UFMS) "A Guerra Guaranítica foi a revolta dos missionários guaranis contra imposições do Tratado de Madri, que os obrigava a abandonar suas terras, moradias, plantações e rebanhos. O acordo de 1750 favorecia as monarquias ibéricas, defendendo seus interesses na região, mas prejudicava gravemente os indígenas."

(QUEVEDO, Júlio. A Guerra Guaranítica. São Paulo: Ática, 1996. p. 29.)

Com base no texto, é correto afirmar:

a) os índios reagiram à dominação colonial porque defendiam exclusivamente o Império Teocrático organizado pela Igreja Católica, que se sobressaía na América através da Companhia de Jesus.

b) os missionários guaranis estavam desaculturados do "ser" índio devido à tirania jesuíta, portanto, defendiam somente os interesses dos padres.

c) a guerra expressou a luta dos missioneiros guaranis que não queriam se transformar numa espécie de "sem terra" do século XVIII, visto que suas terras foram doadas aos soldados espanhóis.

d) a guerra representou um dos raros momentos de reação indígena, organizada contra as imposições da Coroa e dos colonizadores luso-espanhóis.

e) os missioneiros guaranis enfrentaram os exércitos luso-espanhóis, porque estavam organizando uma confederação indígena antiespanhola.

respostas
Questão 1

Ao longo da experiência colonial, notamos que os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas foram sendo superados pela ocorrência de projetos de ocupação que desconsideravam tal acordo. De tal modo, a região sul foi sendo paulatinamente ocupada pela atividade pecuarista, favorecida pelo desenvolvimento das atividades econômicas e o surgimento de novos núcleos de colonização ao longo da América Portuguesa. Nessa mesma região, devemos apontar que os jesuítas espanhóis realizaram a formação de diversas missões religiosas que deram origem aos chamados Sete Povos das Missões.

Voltar a questão
Questão 2

Esse tratado firmado entre Portugal e Espanha determinava que as comunidades jesuíticas dos Sete Povos fossem imediatamente transferidas daquela região, que agora pertencia à Coroa Portuguesa. Desse modo, exigiam que os jesuítas e os índios aldeados atravessassem o rio Uruguai levando todos os seus pertences e abandonando as suas terras. Com isso, as exigências do acordo acabaram atingindo diretamente os interesses dos jesuítas naquela região.

Voltar a questão
Questão 3

Insatisfeitos com as exigências e implicações do Tratado de Madri, os jesuítas daquela região estabeleceram o armamento das populações indígenas que estavam sob sua influência. Entrando em conflito com as tropas espanholas e portuguesas, os índios e jesuítas acabaram sendo envolvidos em uma guerra marcada pela morte de milhares de nativos e o desenvolvimento de várias situações de extrema violência.

Voltar a questão
Questão 4

As guerras guaraníticas acabaram servindo de justificativa para que o Marquês de Pombal estabelecesse a expulsão dos jesuítas do território colonial. Apesar de confrontar a Igreja com essa medida, o funcionário do Estado português dizia que a ação dos jesuítas nas missões acabava formando um foco de poder e autoridade que ameaçava seriamente a hegemonia de Portugal no interior da colônia.

Voltar a questão
Questão 5

Letra d. Apesar de ser capitaneada pela ação dos jesuítas, vemos que essa situação de conflito foi de suma importância para reafirmar a oposição dos nativos contra a ingerência colonial portuguesa e espanhola. Sob tal aspecto, as guerras guaraníticas revelam uma faceta ainda pouco explorada sobre as diversas experiências e modos de agir historicamente vividos pelas populações nativas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola