Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Balaiada

Exercícios de História do Brasil

Uma das mais violentas rebeliões desenvolvidas no período regencial. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Qual o quadro social observado no Maranhão da primeira metade do século XIX, antes da deflagração da Balaiada?

questão 2

Por qual razão podemos dizer que o autoritarismo e as disputas de cunho político despertaram o sentimento de revolta que deu impulso à Balaiada?

questão 3

Estabeleça uma breve trajetória das revoltas que marcaram o desenvolvimento da Balaiada.

questão 4

Quais os eventos que marcaram a dissolução da Balaiada?

questão 5

Por qual razão o conflito no Maranhão ganhou o nome de Balaiada?

respostas
Questão 1

Nas primeiras décadas do século XIX, mais da metade da população maranhense era composta por escravos e sertanejos de condição econômica miserável. Em contrapartida, uma minoria de importantes comerciantes e proprietários de terra controlavam o poder político da região de modo autoritário.

Voltar a questão
Questão 2

Podemos dizer que a Balaiada foi fruto da ação autoritária dos políticos locais tendo em vista que tudo começou com uma rebelião de presos iniciada pelo vaqueiro Raimundo Cara Preta. Na ocasião, o referido vaqueiro foi injustamente preso por trabalhar para um proprietário de terras inimigo de seu patrão. Depois de tomar a prisão da cidade, os revoltosos se armaram e ganharam o apoio imediato de outras figuras das camadas populares e de uma significativa leva de escravos.

Voltar a questão
Questão 3

Iniciado no interior, o movimento foi ganhando a participação de diversos setores das camadas populares em favor da tomada de poder. Atravessando diversas cidades do Maranhão, os revoltosos se dirigiram até a cidade de São Luís com o objetivo de derrubar o governo central. Antes que isso ocorresse, o governo imperial enviou tropas que determinaram o impedimento do alcance dessas tropas à capital provincial.

Voltar a questão
Questão 4

No ano de 1840, a anistia decretada pelo governo imperial determinou a rendição de milhares de participantes. Raimundo Cara Preta acabou se entregando às autoridades e morreu a caminho de sua prisão em São Paulo. Em contrapartida, Preto Cosme resistiu até o fim, sendo preso e enforcado no ano de 1841. Os quilombolas que lutaram ao seu lado acabaram sendo reescravizados.

Voltar a questão
Questão 5

Essa revolta ganhou esse nome por causa de Manuel Balaio, artesão fabricante de cestos, que capitaneou uma parte dos revoltosos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola