Topo
pesquisar

Exercícios sobre Brasil Império

Exercícios de História do Brasil

Resolvendo estes exercícios sobre Brasil Império, você poderá ficar melhor preparado para responder a outras questões relacionadas com esse período histórico. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Leia o trecho abaixo:

Caso tentassem desembarcar deveriam ser ''rechaçadas com armas na mão por todas as forças militares e 1ª e 2ª linhas e até pelo povo em massa''; incendiando-se os navios e pondo-se a pique as lanchas de desembarque; ''se tomassem pé em qualquer porto ou parte da costa'' caberia o recuso da ''crua guerra de postos e guerrilhas”, retirando-se as populações para o interior, com ''os mantimentos e boiadas'', até a vitória final contra o inimigo; e recomendava por fim o decreto a fortificação imediata dos pontos mais acessíveis ao desembarque. Guerra em defesa da ''Independência Política'', guerra contra o exército recolonizador.” (SOUSA, Octávio Tarquínio de. “A vida de Dom Pedro I”. In: História dos Fundadores do Império do Brasil [vol. II, Tomo 2º]. Brasília: Senado Federal: Conselho Editorial. p. 379).

O trecho acima é uma recomendação do grupo, junto a Dom Pedro I, para o caso de:

a) o exército napoleônico marchar sobre Portugal, que discutia a Independência do Brasil.

b) o exército português invadir a ex-colônia, tornada independente naquela altura.

c) o exército espanhol tentar restaurar a União Ibérica, anexando Portugal e Brasil.

d) o exército holandês voltar a procurar estabelecer colônias no Nordeste brasileiro.

e) o exército paraguaio de Solano Lopéz insistir em querer dominar os territórios do Sul brasileiro.

questão 2

(MACKENZIE) Relativamente ao Primeiro Reinado, considere as afirmações a seguir.

I - A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I.

II - O temor de uma provável recolonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses.

III - O aumento das exportações agrícolas, a estabilidade da moeda e a redução do endividamento externo foram os pontos favoráveis do governo de Pedro I.

IV - A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador. Então:

a) todas estão corretas.

b) todas são falsas.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas I, II e IV estão corretas.

e) apenas III está correta.

questão 3

Em se tratado do problema da escravidão no Império do Brasil, pode-se dizer que, de 1845 a 1850, o governo de Dom Pedro II começou a ter grandes problemas com os ingleses por conta de uma lei promulgada na Inglaterra. Essa lei conduziu o Brasil a aprovar também uma lei, em 1850, que resolvesse parcialmente o problema relacionado com o sistema escravista. Essas leis, a inglesa e a brasileira, eram, respectivamente:

a) Lei do açúcar e Lei do Ventre Livre.

b) Bill of Rights e Lei dos sexagenários

c) Lei do chá e Lei Áurea.

d) Homestead act e Lei José Bonifácio

e) Bill Aberdeen e Lei Eusébio de Queiroz

questão 4

(UNITAU-modificada) A partir do golpe da maioridade, em 1840, a vida partidária brasileira resumiu-se a dois partidos: o antes partido progressista passou a chamar-se partido liberal e o regressista passou a chamar-se partido conservador. Pode-se considerar como característica desses partidos:

a) Os partidos do império sempre tiveram plataformas políticas bem definidas.

b) As divergências entre as várias classes da sociedade brasileira estavam representadas nos programas partidários.

c) Do ponto de vista ideológico, não havia diferenças entre os liberais e conservadores.

d) Os conservadores sempre estiveram no poder e os liberais sempre estiveram na oposição.

e) Ambos tinham influência ideológica externa nos seus programas, apesar de proibido por lei.

respostas
Questão 1

Letra B

A Independência do Brasil, em 1822, consistiu em uma ruptura com o Império Português, ou melhor, uma saída do Brasil da condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves. Uma das razões para a efetivação da Independência foi a possibilidade de as cortes portuguesas tornarem o Brasil novamente uma colônia de Portugal. Aqueles que estavam à frente do processo de independência, como José Bonifácio e Dom Pedro I, prepararam-se para a reação militar portuguesa contra o Brasil. As recomendações dessa preparação estão descritas no trecho da questão.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O governo de Dom Pedro I teve graves problemas no âmbito financeiro. A moeda ficou em baixa e instituições como o Banco do Brasil faliram. Além disso, nos anos de 1829 e 1830, o índice de importações estava maior que o de exportações, o que acarretou o endividamento da coroa. Portanto, o tópico três está incorreto.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

A lei Bill Aberdeen, de 1845, autorizava a Armada britânica a interceptar qualquer navio que traficasse escravos no Atlântico Sul. Muitos navios negreiros que tinham por destino o Brasil foram retidos pelos ingleses, que eram contrários à prática escravocrata e desejavam que seus parceiros econômicos (como o Brasil, à época) desfizessem-se desse modelo de produção. A lei Eusébio de Queirós, de 1850, foi a primeira lei sancionada pelo Império com vistas a retardar a atividade escravocrata em nosso território. Essa lei proibia a inserção do Brasil no tráfico negreiro transatlântico.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Liberais e conservadores, que se digladiavam no período da Regência, após o Golpe da maioridade, passaram a ser quase que indistintos, haja vista que sua posição ideológica ficava sempre atrás de seus interesses no gabinete ministerial que governava o Império.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola