Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fatec-adaptado) Em 1942, os Estúdios Disney lançaram o filme “Alô, Amigos”, no qual duas aves domésticas se encontram: o Pato Donald e o papagaio Zé Carioca. Este, afável e hospitaleiro, leva o ilustre norte-americano a conhecer as maravilhas do Rio de Janeiro, como o samba, a cachaça e o Pão de Açúcar. A criação de um personagem brasileiro por um estúdio americano fazia parte, naquele momento,

a) da política de boa vizinhança praticada pelos EUA, que viam a América do Sul como parte do círculo de segurança de suas fronteiras durante a Segunda Guerra Mundial.

b) do claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, ao criar um personagem malandro como forma de desqualificar o povo brasileiro.

c) do medo que os norte-americanos tinham, porque o Brasil se tornava uma grande potência dentro da América do Sul e começava a suplantar o poderio econômico americano.

d) do projeto de expansão territorial norte-americana sobre o México, projeto esse que necessitava de apoio de outros países da América Latina, entre eles o Brasil.

e) da preocupação norte-americana com a entrada do Brasil na Segunda Guerra, ao lado da Alemanha nazista, e com a implantação de bases navais alemãs no porto de Santos.

questão 2

Em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha, posicionando-se ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Em consequência dessa declaração de guerra, o Brasil organizou aproximadamente 25 mil soldados e enviou-os ao fronte italiano para derrotar tropas alemãs que defendiam posições em regiões montanhosas na Itália. Qual foi o motivo que levou o Brasil a declarar guerra a Alemanha?

a) A ameaça americana de invadir o Brasil caso não declarasse guerra contra a Alemanha.

b) O ataque de submarinos alemães contra navios mercantes brasileiros.

c) O assassinato de um diplomata brasileiro por um general alemão na Itália.

d) A eclosão da Intentona Integralista.

e) A invasão do espaço aéreo brasileiro por aviões alemães.

questão 3

“Quando a guerra finalmente eclodiu em 1939, Getúlio e seus generais […] preferiram permanecer neutros até que os Estados Unidos estivessem preparados para pagar um preço justo pelo apoio brasileiro. Além disso, os brasileiros continuavam a cultivar relações com as potências do Eixo como parte do jogo de usá-las contra os Estados Unidos.

SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.170.

A posição brasileira durante os anos iniciais da Segunda Guerra Mundial foi de neutralidade com o intuito de barganhar sua aliança com os Estados Unidos, uma vez que Vargas era mais inclinado a se aliar com os Aliados. Para garantir o apoio brasileiro, os Estados Unidos aceitaram:

a) Doar milhões para um projeto de desenvolvimento social que estava sendo implementado no Nordeste.

b) Reduzir os preços de todas as mercadorias vendidas para o Brasil em 10% durante 20 anos.

c) Financiar a construção da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda.

d) Dar apoio econômico para o desenvolvimento de um programa de inteligência que seria utilizado por Vargas para garantir sua continuidade no poder.

e) Doar milhares de barris de petróleo retirados das refinarias americanas no Alasca.

questão 4

Como ficaram conhecidas as tropas brasileiras que foram enviadas para lutar no fronte italiano a partir de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial?

a) Força Extraordinária Brasileira

b) Força Especial Brasileira

c) Força Expedicionária Brasileira

d) Forças Armadas Brasileiras

e) Força Emergencial Brasileira

respostas
Questão 1

Letra A

O desenvolvimento do Zé Carioca foi uma ação dos Estados Unidos de realizar uma aproximação cultural com os países da América Latina de forma a garantir sua influência sobre a região considerada como seu círculo de segurança. A ação partiu diretamente do presidente americano Franklin Delano Roosevelt, que nomeou Nelson Rockefeller para desenvolver um projeto que promovesse essa aproximação. A partir daí, Rockefeller montou um escritório que contou com pessoas como Walt Disney, que criou personagens que falavam espanhol e português, como Zé Carioca.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

As relações entre o Brasil e os Estados Unidos já vinham estreitando-se desde o início da guerra. O Brasil negociava remessas de armamentos e incentivos financeiros em troca de apoio e da instalação de bases militares no litoral do Nordeste. À medida que isso acontecia, as relações com Eixo esfriavam-se. Assim, em janeiro de 1942, a Alemanha utilizou submarinos e atacou cinco navios mercantes brasileiros, afundando-os.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

O acordo entre Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial estipulou que o Brasil forneceria matéria-prima para os Estados Unidos, como borracha e quartzo, além de permitir o uso do Nordeste como base aérea para os Estados Unidos. Em troca, além de equipamentos militares, recebeu também capital e técnicos especializados com o objetivo de construir a Companhia Siderúrgica Nacional, que foi instalada na cidade de Volta Redonda.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

As tropas brasileiras ficaram conhecidas como Força Expedicionária Brasileira (FEB). Eram lideradas pelo general Mascarenhas Góis e foram mandadas ao combate a partir de 30 de junho de 1944. Atuaram em conjunto do Quinto Exército dos EUA e tinham a missão de quebrar as defesas alemãs que estavam instaladas em região montanhosa no norte da Itália. Ao todo, foram enviados cerca de 25 mil soldados.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola