Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Confederação do Equador

Exercícios de História do Brasil

O evento que marca a crise do governo de Dom Pedro I. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

De que modo a Confederação do Equador tem relações com a oficialização da Constituição de 1824?

questão 2

Além da insatisfação política e dos problemas econômicos regionais, aponte outro fator contextual que contribuiu para a eclosão da Confederação do Equador.

questão 3

Aponte três ações ou propostas fundamentais tomadas pelos participantes dessa revolta.

questão 4

Redija um parágrafo destacando os fatores que determinaram a dissolução da Confederação do Equador.

questão 5

(UFES) Confederação do Equador: Manifesto Revolucionário

“Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforo atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensara esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já fomos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (...).”  (BRANDÃO, Ulysses de
Carvalho. A Confederação do Equador, Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924)

A causa da Confederação do Equador foi a:
 
a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de 1824 e sua substituição pelo Poder Moderador;

b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses;

c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao imperador;

d) liberação do sistema de mão de obra nas disposições constitucionais, por pressão do
grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção do açúcar;

e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

respostas
Questão 1

Em sua origem, a constituição de 1824 foi lavrada logo que o imperador Dom Pedro I determinou a dissolução da Assembleia formada por cada um dos candidatos eleitos nas províncias. Ao tomar tal decisão, o imperador incitou a insatisfação de várias figuras políticas que viam seu governo como autoritário. Não por acaso, os participantes da revolta promoveram o desligamento político da região envolvida no controle do imperador.

Voltar a questão
Questão 2

Não bastando o descontentamento pela dissolução da Assembleia Constituinte e os problemas de ordem econômica, a eclosão da Confederação do Equador se deu assim que o imperador determinou a destituição do governador Manuel de Carvalho Paes de Andrade, participante da Revolução Pernambucana de 1817, que tinha prestígio entre os senhores de terra da região.

Voltar a questão
Questão 3

Nessa rebelião percebemos que seus integrantes, em grande parte liberais, defendiam a criação de um governo inspirado pelos moldes republicanos presentes nos Estados Unidos. Ao longo da revolta, diversos jornais da época se pronunciaram em favor das ações dos revoltosos e realizaram a divulgação da revolta para amplos setores da população pernambucana. Não por acaso, o movimento acabou conquistando a adesão de outras províncias como Paraíba, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Voltar a questão
Questão 4

Na medida em que participantes das camadas populares integraram o movimento, reivindicações de natureza mais ampla e o fim da escravidão começaram a ser discutidas como ações do novo governo. Desse modo, os integrantes das elites se afastaram da revolta. Aproveitando dessa desarticulação, as forças imperiais conseguiram abafar a revolta e punir suas mais importantes lideranças.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C. Entre os fatores que explicam a eclosão desse movimento revolucionário, temos a ação autoritária do imperador D. Pedro I como um dos mais importantes pontos que explicam a Confederação do Equador.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola