Topo
pesquisar

Exercícios sobre Democracia e Populismo

Exercícios de História do Brasil

Nestes exercícios sobre Democracia e Populismo, você pode testar seus conhecimentos a respeito da importância da relação entre esses dois conceitos no contexto brasileiro. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Fatec) "O populismo manifesta-se já no fim da ditadura e permanecerá uma constante no processo político até 1964." (Francisco Weffort, O POPULISMO NO BRASIL)

O fenômeno político conhecido sob o nome de "populismo" no Brasil e na América Latina caracteriza-se:

a) como fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização.

b) como um poder político das massas e suas reivindicações.

c) por movimento de massas sem lideranças carismáticas.

d) por grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas.

e) como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais.

questão 2

(Fatec) Afirmou o economista Luís Carlos Bresser Pereira sobre o período em que Juscelino assumiu a Presidência do Brasil:

"... as empresas estrangeiras exportadoras de produtos manufaturados (...) em face do surgimento de empresas nacionais e às barreiras cambiais e tarifárias à entrada de seus produtos no Brasil, viram-se diante da alternativa de ou realizar grandes investimentos industriais no Brasil ou perder o mercado brasileiro. É evidente que optaram pela primeira solução".

Nesse período,

a) a entrada maciça de investimento foi dificultada pela Instrução de 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito).

b) a vertiginosa expansão industrial ocorrida entre 1956 e 1961 significava que a chamada Revolução Industrial Brasileira, iniciada nos anos 30 por Getúlio, consolidava-se e encerrava a primeira fase.

c) pela Instrução 113, as empresas estrangeiras eram prejudicadas em relação às empresas nacionais.

d) visando ao "desenvolvimento", o governo cercou-se de uma equipe de técnicos, notadamente economistas, ligados à Comissão do Petróleo Brasileiro para a América Latina (CEPAL).

e) diminuíram as diferenças entre as populações dos grandes centros industrializados (como São Paulo e Rio de Janeiro) e as esfomeadas populações do Norte-Nordeste, concentradas em latifúndios, pois estes também receberam investimentos externos.

questão 3

“Em primeiro lugar, o populismo é uma política de massas, vale dizer, ele é um fenômeno vinculado à proletarização dos trabalhadores na sociedade complexa moderna, sendo indicativo de que tais trabalhadores não adquiriram consciência e sentimento de classe: não estão organizados e participando da política como classe. As massas, interpeladas pelo populismo, são originárias do proletariado, mas dele se distinguem por sua inconsciência das relações de espoliação sob as quais vivem.” (GOMES, Angela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, nº. 2, 1996, p.31-58)

Partindo da definição de populismo dada por Angela de Castro Gomes, é possível afirmar que:

a) o populismo é um fenômeno político no qual as massas de trabalhadores protagonizam a luta contra a exploração de sua força de trabalho.

b) do populismo nasceu a consciência de classe dos trabalhadores.

c) o populismo indica que os trabalhadores que por ele foram submetidos não tinham consciência de classe e, portanto, não se organizavam com consciência política.

d) a perspectiva política do populismo não estava ligada necessariamente à classe trabalhadora.

e) o populismo era um tipo de política praticada inicialmente nos Estados Unidos da América, no século XIX.

questão 4

O último dos presidentes brasileiros do período democrático de 1945 a 1964 foi João Goulart. Entre os projetos políticos elaborados por João Goulart que foram considerados populistas, pode(m) ser citado(as):

a) As Reformas de Base.

b) As Reformas de Centro.

c) As Ligas Camponesas.

d) O Projeto de privatização da Petrobras.

e) O Projeto de socialização dos meios de produção.

respostas
Questão 1

Letra B

O populismo estava intimamente ligado ao processo de industrialização e urbanização dos países latino-americanos, entre eles, o Brasil. O tipo de política populista nasceu como uma forma de atender as demandas da classe operária que surgiu com a industrialização dos anos 1940 e 1950. Portanto, a letra B está correta.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

No governo JK, todo o sistema de industrialização do Brasil foi progressivamente ampliado. Com a política de desenvolver “50 anos em 5 (de mandato)”, JK acelerou grande parte do processo industrial iniciado com Getúlio Vargas. Para tanto, houve o fomento da entrada de investimento estrangeiro, como as grandes indústrias automobilísticas europeias e americanas. Portanto, a letra B está correta.

Voltar a questão
Questão 3
Questão 4

Letra A

As Reformas de Base, que não chegaram a completar-se de fato, constituíam o principal projeto de João Goulart para atender as demandas de caráter popular em seu governo. Entre essas reformas, estava prevista a Reforma Agrária. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola