Topo
pesquisar

Exercícios sobre o descobrimento do Brasil

Exercícios de História do Brasil

Nestes exercícios sobre o descobrimento do Brasil, você poderá atualizar e avaliar seus conhecimentos sobre esse aspecto de nossa história. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Mackenzie) Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (…) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)

Este contato amistoso entre brancos e índios era preservado:

a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".

e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

questão 2

(Uff) A "Carta de Pero Vaz de Caminha", escrita em 1500, é considerada como um dos documentos fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura renascentista, dentre os quais se destaca:

a) a visão do índio como pertencente ao universo não religioso, tendo em conta sua antropofagia;

b) a informação sobre os preconceitos desenvolvidos pelo renascimento no que tange à impossibilidade de se formar nos trópicos uma civilização católica e moderna;

c) a identificação do Novo Mundo como uma área de insucesso devido à elevada temperatura que nada deixaria produzir;

d) a observação da natureza e do homem do Novo Mundo como resultado da experiência da nova visão de homem, característica do século XV;

e) a consideração da natureza e do homem como inferiores ao que foi projetado por Deus na Gênese.

questão 3

As tribos de índios que viviam no Brasil pré-colonial tinham um domínio de tecnologias capazes de:

a) fundir ferro, ouro, prata e outros metais.

b) efetuar caça de animais de grande porte e construção de cabanas, redes, entre outras funções menos complexas.

c) construir grandes templos e pirâmides de pedra.

d) construir canais sobre o mar, ligando ilhas entre si.

e) reduzir o número de doenças que os europeus trouxeram no século XV.

questão 4

Quando partiu das terras recém-descobertas em direção às Índias, Pedro Álvares Cabral encarregou qual dos membros de suas caravelas a ir para a corte portuguesa informar ao rei sobre a descoberta?

a) Pero Vaz de Caminha

b) Cristóvão Colombo

c) Gaspar de Lemos

d) Mem de Sá

e) Bartolomeu Bueno da Silva.

respostas
Questão 1

Letra B

O contato amistoso (isto é, sem rusgas ou guerras) dos europeus com os indígenas ocorreu apenas no início exatamente porque havia pouco conhecimento acerca daquelas diferentes culturas e, por parte dos índios, pouco conhecimento da civilização europeia. A proliferação de doenças trazidas pelos europeus e os projetos de empreender o estabelecimento de atividade comercial nas novas terras acabaram desencadeando um choque entre as duas culturas e a consequente submissão, quando não extinção, de várias tribos que aqui viviam.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Pero Vaz de Caminha era um homem letrado que fazia parte da corte portuguesa. Sua boa formação intelectual refletiu-se amplamente na redação da carta sobre as terras descobertas. Como humanista que era, os traços característicos do Renascimento destacaram-se em sua escrita.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

As tribos indígenas brasileiras, ao contrário das civilizações asteca, inca e maia, também americanas, não haviam chegado a um estado avançado de domínio tecnológico. Seus artefatos tecnológicos restringiam-se ao uso doméstico, típico da idade da pedra polida (em termos de estudo pré-histórico), isto é, anteriores ao domínio dos metais, sobretudo do ferro e de sua fundição.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Aquele que ficou incumbido de levar a notícia ao rei foi Gaspar de Lemos, ainda que Pero Vaz de Caminha tenha redigido a carta da descoberta. Lemos era um fidalgo português e comandante chefe da frota de caravelas de Pedro Álvares Cabral. Ao que tudo indica, o homem de confiança do navegador português.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola